A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informações"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informações
da Atenção Básica SIAB PLUS

2 Cenário Atual da Atenção Básica
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Cenário Atual Os atuais sistemas de informação da atenção básica controlam os dados de forma pontual, verticalizada. As áreas técnicas do MS,as SES e SMS não conseguem, de forma eficiente, realizar o acompanhamento das ações para um determinado usuário do SUS. Os atuais sistemas não permitem o conhecimento da situação de saúde a partir dos registros dos atendimentos na atenção básica.

3 da Atenção Básica Cenário Atual SPS e DATASUS Sistema de Informações
IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SIAB IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SIGAB IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO HIPERDIA IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SISPRÉNATAL IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SISCOLO IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SISVAN IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO OUTROS SISTEMAS

4 da Atenção Básica Justificativa
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Justificativa Desatualização tecnológica dos sistemas; Necessidade de integração de bases com identificação dos usuários; Diferença de bases tecnológicas dos sistemas atuais impossibilitando a compatibilização; Excessiva quantidade de formulários exigida nos diversos sistemas; Importância do conhecimento da situação de saúde a partir dos registros das ações na atenção básica; Supressão do retrabalho na identificação de um mesmo usuário; estabelecimento e profissional nos vários sistemas.

5 da Atenção Básica Objetivo Principal
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Objetivo Principal Disponibilizar aos gestores do SUS, nos diversos níveis, informações que reflitam o perfil de atendimento e a situação de saúde (processo assistencial e morbidade ambulatorial), permitindo adequado planejamento, acompanhamento e avaliação das ações, simplificando os processos, através da padronização, unificação, atualização tecnológica e flexibilização

6 SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica
Dados coletados no nível local: Nº do CNS ou Nº Provisório do CNS ou Nº Prontuário Município de Residência Idade Sexo CID – Diagnóstico- Principal e secundário Procedimentos Realizados Encaminhamento/Finalização

7 Novo Cenário da Atenção Básica
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Novo Cenário Entrada de dados única para todo atendimento na atenção básica, independente da existência de programas específicos, com geração de informação também única, consolidada no Banco de Dados Nacional acessível, através da web, a todos os níveis de gestão.

8 da Atenção Básica Abrangência
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Abrangência O SIAB plus trabalha de forma integrada, garantindo que as informações relativas à atenção básica: promoção, prevenção, consultas/atendimentos, ações/procedimentos clínicos, cirúrgicos e diagnose (inclusive com financiamento FAEC), realizados no nível da unidade de saúde, na comunidade ou no domicílio componham uma única base nacional.

9 SCNS – Sistema do Cartão Nacional de Saúde
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Integração SCNS – Sistema do Cartão Nacional de Saúde CADSUS – Sistema de Cadastramento de Usuários e Domicílios do SUS SCNES – Sistema do Cadastro Nacional de EAS SISREG – Sistema de Central Regulação SIMAC – Sistema de Média e Alta Complexidade REPOSITÓRIO de Tabelas do SUS

10 Módulos do SIAB plus – Versão 1.0
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Módulos do SIAB plus – Versão 1.0 Obrigatório Em substituição ao SIA/SUS – Grupos referentes à atenção básica Em substituição ao SIAB – ação do PACS e PSF- (dados consolidados). Opcional De acordo com a adesão dos municípios aos programas: Pré natal e Nascimento, Hipertensão e Diabetes, Câncer de colo; Coleta individualizada da vigilância realizada pelos ACS Gerenciamento local de unidades de saúde.

11 SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica
O SIAB plus contempla as diferentes ambientes existentes nos municípios: Unidades sem computador, trabalhando só com formulários e digitação centralizada na SMS; Unidades com uma máquina stand alone ou com máquina principal e secundárias isoladas ou em rede; Município com intranet e internet disponível.

12 Níveis de Operacionalização
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Níveis de Operacionalização Estabelecimento Assistencial de Saúde Municipal Regional Estadual Federal

13 da Atenção Básica Subsistema Federal
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Subsistema Federal Geração de Banco de Dados Nacional e disponibilização para estados e municípios; Processamento dos registros de ações/procedimentos da Atenção Básica que subsidiam pagamento de incentivos do PAB variável.

14 SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica
Revisão na Tabela de Procedimentos/Ações Suprimir registros duplicados, exemplo: PNI e S IA, S IA e SIAB, S IA e Hiperdia; Relacionar CBOS e códigos registros; Reduzir quantidade de códigos, eliminando os característicos de produção/pgto, criando atributos, exemplo: doses de vacinas; Permitindo a digitação simplificada de códigos; Adotar mesma estrutura do SIMAC; Ampliar registros de ações de promoção/prevenção; Possibilitar construção de indicadores; Simplificar o processo de trabalho na unidade de saúde.

15 SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica
Grupos Propostos para a Tabela Preliminar Promoção e Prevenção Consulta/Atendimento Procedimentos cirúrgicos Diagnose

16 O processo de implantação do SIAB plus precisa no estágio atual:
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica O processo de implantação do SIAB plus precisa no estágio atual: Acompanhar a conclusão do desenvolvimento dos sistemas com os quais deverá se integrar para garantir a padronização; Entrega/Disponibilização do Cartão SUS definitivo ou provisório para os usuários cadastrados no CADSUS; Disponibilização dos Códigos do CNES para os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde nos municípios.

17 Municípios Pilotos do SIAB plus
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Municípios Pilotos do SIAB plus Campina Grande/PB Natal/RN Porto Alegre/RS Caxias do Sul/RS São Paulo/SP Venda Nova do Imigrante/ES Campo Grande/MS Goiânia/GO

18 Situação Atual da Atenção Básica
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Situação Atual Conclusão do desenvolvimento - versão 01- pela Fóton; Início teste 8 municípios piloto em 18/11; Realizada reunião CONASS e CONASEMS; Realizado contato SES onde há municípios piloto; Realizada reunião preparatória (Datasus RJ e Regionais, SPS e Fóton) para implantação do aplicativo nos piloto; Revisão da Tabela de Procedimentos da Atenção Básica em consonância com Média/Alta/Hospitalar; Apresentação do SIAB plus à CIT dia 21/11.

19 Perspectiva da Atenção Básica
SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Perspectiva Realização do teste piloto por 30 dias, início; Elaboração de Portaria para instituir o SIAB plus, como obrigatório, em substituição ao SIA/AB e SIAB, e opcional para demais programas do MS (Sisprenatal, Hiperdia); Elaboração de material para divulgação na CIT/Seminário dia 12/12; Utilização em nível nacional, assim que os testes forem concluídos e considerados OK.


Carregar ppt "Sistema de Informações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google