A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Agricultura Ecológica Estudar, praticar e difundir a Agroecologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Agricultura Ecológica Estudar, praticar e difundir a Agroecologia."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Agricultura Ecológica Estudar, praticar e difundir a Agroecologia

2 O Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) nasceu em 1983 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Composto principalmente por estudantes das áreas agrárias, surgiu com a proposta de estudar, praticar e difundir a Agroecologia dentro e fora da Universidade. A proposta refletia a necessidade dos estudantes por conhecimentos alternativos aos da grade curricular imposta pela UFRRJ.

3 O Grupo se reúne semanalmente, nas noites de quarta feira, a fim de estudar e discutir as aplicações da Agroecologia, assim como suas implicações no contexto rural brasileiro, levantando uma série de questionamentos acerca do modelo tecnológico de desenvolvimento rural implantado no país.

4 Dentre os trabalhos realizados ao longo desses anos, podemos citar: -Apresentação de diversos trabalhos acadêmicos com a temática da Agroecologia, em Congressos, Encontros e Semanas de Extensão; - Participação na ECO 92 com um estande do GAE; - Compôs a Comissão Organizadora do Seminário Nacional de Agricultura Alternativa na UFRuralRJ, em 1994; - Realização do III ERAA (Encontro Regional de Agricultura Alternativa) na UFRuralRJ, em 1998; - Visitas técnicas a produtores rurais em diversos municípios do Rio de Janeiro e em outros estados. - Intervenção junto ao Assentamento Eldorado, no município de Seropédica-RJ (Hortão Comunitário), em 1996; - Participação nos projetos de incentivo a produção Agroecológica e agroecoturismo em Paraty–RJ, em 2000; - Realização de Cursos de Introdução à Agroecologia e Vivências Agroecológicas na UFRRJ, em 2004, 2005, 2006 e 2007; - Participação na Articulação de Agroecologia do RJ desde 2005;

5 Organização interna: Princípios: horizontalidade, autogestão, apoio mútuo, autonomia, agroecologia - Comissões: Divisão das tarefas logísticas em equipes; - Projetos: Realização de trabalhos permanentes geridos pelo Grupo; - Apoios: Relação de solidariedade com Grupos organizados e Movimentos Sociais ; - Atividades Permanentes: Realização de eventos periódicos com caráter formativo; - Grupos de Trabalho: Participação de membros do Grupo em estágios enquanto GAE;

6 Atualmente decidimos que a melhor forma de organização seria nos dividirmos em 4 comissões: Comunicação, Estrutura, Temática e Finanças. Comissões:

7 - Sabiá Agrofloresta; - Horta Agroecológica; - Produção de Vídeos; - Produção de Material Didático; - Resgate Histórico; Projetos:

8 -Laboratório Agroflorestal Rocinha; - Escola da Mata Atlântica; - Verdejar; - Mutirão de Agricultura Ecológica – UFF - APAC - Associação do Produtores Autônomos da Cidade e do Campo; - Família Ferreira (Sítio São José); Apoios:

9 Atividades Permanentes: - Exibição de vídeos; - Seminários do GAE; - Cursos de Introdução a Agroecologia; - Vivências Agroecológicas;

10 - Pecuária Ecológica (Embrapa) - Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro Grupos de Trabalho:

11 Projetos do GAE: Sabiá Agrofloresta Área vizinha ao alojamento masculino M5 em que trabalhamos e discutimos as diversas técnicas agroflorestais aprendidas ao longo do tempo.

12 Horta Agroecológica Área situada entre os alojamentos femininos onde produzimos alimentos sadios de uma forma autogestionária, buscando sempre experimentar e desenvolver novas técnicas.

13 Resgate histórico do GAE Neste projeto procuramos resgatar todos/as que já participaram do GAE e catalogar todas as experiências que foram realizadas ao longo dos anos. Objetivamos construir um banco de dados dos eternos Gaeatos (membros do GAE) e lançar uma publicação com todas as atividades do Grupo catalogadas.

14 Produção de vídeos Produção, direção, filmagem e edição de vídeos com a temática da agroecologia, que contribuam fortalecendo as experiências retratadas e para fins de arquivo histórico Vídeos produzidos: - O grupo de Agricultura Ecológica da UFRRJ; - IV Vivência Agroflorestal do Sítio São José; Em produção: - Família Ferreira: Auto-sustentabilidade e Qualidade de Vida

15 Produção de material didático Projeto aprovado recentemente. Consiste na construção e publicação de material didático (textos, cartilhas, apostilas, jogos).

16 Contato Endereço: GAE – Grupo de agricultura Ecológica UFRuralRJ, BR-465, Km 7; ; Seropédica-RJ. O campus está aproximadamente a 80 Km do centro da cidade do Rio de Janeiro, estando a pouco mais de uma hora mediante diversas vias de acesso: Av. Brasil, Rodovia Presidente Dutra - BR-116 ou Rio-Santos.

17 Para participar O grupo é aberto e de livre associação! Reuniões todas as quartas às 19:30hs em nossa salinha, ao lado do Erva Doce. OBRIGADO!


Carregar ppt "Grupo de Agricultura Ecológica Estudar, praticar e difundir a Agroecologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google