A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Levantamento Rápido de Indices do

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Levantamento Rápido de Indices do"— Transcrição da apresentação:

1 Levantamento Rápido de Indices do
Aedes aegypti 2005

2 Levantamento Rápido de Indices /2005
Objetivo: Permitir diagnóstico rápido da situação entomológica de uma localidade, para direcionamento das ações de controle do vetor e de educação em saúde Requisitos: Reconhecimento Geográfico; Quarteirões numerados, por bairro, com identificação do número de imóveis existentes; Adequação do número de apartamentos (imóvel térreo) Suporte de pessoal (campo e laboratório)) e veículos.

3 Levantamento Rápido de Indices /2005
Finalidade: Determinar com rapidez e precisão os seguintes índices: 1. Índice de Infestação Predial; 2. Índice de Breteau; 3. Índice de Recipientes. Estratégia: Divisão do município em estratos (de 8,1 a 12 mil imóveis - ideal em torno de 9 mil).

4 Levantamento Rápido de Indices /2005
Passos a seguir: Obtenção de apoio e sustentação de outras áreas. Divisão do município em estratos abrangendo áreas contínuas e contíguas com 8,1 a 12 mil imóveis; Cálculo do número de imóveis a pesquisar; Definição dos quarteirões a trabalhar; Determinação do número de agentes necessários; Definição dos laboratórios de apoio; Realização do Levantamento de Índice por estrato; Consolidação dos dados de campo; Complementação com as informações do laboratório; Alimentação do sistema de informação; Análise dos dados e elaboração de relatório final; Planejamento das ações necessárias;

5 Levantamento Rápido de Indices /2005
Atribuições do Coordenador: Dividir o município em estratos abrangendo áreas contínuas e contíguas com 8,1 a 12 mil imóveis; Calcular o número de imóveis a pesquisar; Definir os quarteirões a trabalhar; Definir recursos humanos necessários: supervisores, agentes, laboratoristas e digitadores; Definir o(s) laboratório(s) de apoio; Definir necessidades de veículos, equipamentos e insumos; Analisar dados e elaborar relatório final; Planejar as ações necessárias: operações de campo e ações de informação, educação e comunicação social.

6 Levantamento Rápido de Indices /2005
Atribuições do Supervisor Organizar e distribuir os agentes na área de trabalho; Abastecer os agentes de saúde com os insumos necessários; Supervisionar as atividades dos agentes de saúde; Receber e conferir o “Boletim de Campo e Laboratório do Levantamento Rápido de Índices” Encaminhar, juntamente com o consolidado do “Boletim de Campo e Laboratório do Levantamento Rápido de Índices” ao laboratório as amostras coletadas; Consolidar os dados (campo e laboratório) no “Resumo do Boletim de Campo e Laboratório”; Enviar ao setor de digitação o “Resumo do Boletim de Campo e Laboratório” por estrato.

7 Levantamento Rápido de Indices /2005
Atribuições do Agente de Saúde: Realizar pesquisa larvária nos imóveis definidos no estrato; Registrar as informações no formulário “Boletim de Campo e Laboratório do Levantamento Rápido de Índices”; Visitar de 20 a 25 imóveis/dia; Repassar ao final do dia o “Boletim de Campo e Laboratório do Levantamento Rápido de Índices” devidamente preenchido ao supervisor.

8 Levantamento Rápido de Indices /2005
Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti Amostragem por conglomerados: em dois estágios (quarteirões e imóveis) Quarteirões: unidade primária de amostragem imóveis: unidades secundária de amostragem Procedimento: permite menor concentração de imóveis nos quarteirões sorteados Municípios com menos de 8,1 mil imóveis: uma amostragem = 1 estrato (sorteados quarteirões e visita em todos os imóveis existentes)

9 Levantamento Rápido de Indices /2005

10 Levantamento Rápido de Indices /2005

11 Levantamento Rápido de Indices /2005

12

13 Levantamento Rápido de Indices /2005
Formulários

14 Levantamento Rápido de Indices /2005
Formulários

15 Levantamento Rápido de Indices /2005
Formulários

16 Levantamento Rápido de Indices /2005
Formulários

17 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

18 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

19 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

20 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

21 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

22 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

23 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

24 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

25 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

26 Levantamento Rápido de Indices /2005
Telas do Sistema

27 Levantamento Rápido de Indices /2005 Formulários
Apresentação das Planilhas trasferidas para o Excel

28 Classificação de Criadouros
Exemplos e Medidas adotadas (Correlação com o FAD)

29 Levantamento Rápido de Indices /2005
Formulários

30

31


Carregar ppt "Levantamento Rápido de Indices do"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google