A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA APRESENTA:. PROJETO ENSINO MÉDIO 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA APRESENTA:. PROJETO ENSINO MÉDIO 2011."— Transcrição da apresentação:

1 O COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA APRESENTA:

2 PROJETO ENSINO MÉDIO 2011

3 Cuidar do planeta é cuidar da nossa casa

4 O PROJETO ENSINO MÉDIO ESTÁ ABERTO E TODOS ESTÃO SENDO AVALIADOS A PARTIR DESTE MOMENTO

5 Nas sociedades primitivas, os campos, os rios, as florestas pertenciam ao conjunto da coletividade e não podiam ser comprados ou vendidos. A população era escassa, a tecnologia rudimentar e o que entendíamos por meio ambiente era percebido e tratado como base do sustento da humanidade.

6 Nas primeiras formações sociais, o excedente era a garantia para enfrentar um mau período. Posteriormente, excedentes significativos foram viabilizados pela domesticação de animais e pela irrigação, constituindo a base do comércio, da manufatura, do escravismo e da sociedade de classes.

7 A forma como o excedente, ao longo da história, será produzido, repartido e acumulado, assim como a organização das formações sociais constituem os principais termos da sociologia e das ciências sociais, e muito, ainda, precisa ser estudado para entendermos a evolução dos impactos desses sistemas no meio ambiente, seus reflexos nas espécies animais e vegetais, no solo, nos climas e no mecanismo de evolução do próprio planeta Terra.

8 O capitalismo e a industrialização, contudo, serão os marcos mais importantes das transformações ocorridas nos geosistemas terrestres no tocante às modificações antrópicas.

9 Os impactos ambientais serão levados a um patamar e a uma intensidade antes desconhecidos da humanidade. As fábricas ocuparam o lugar das manufaturas e passaram a exigir quantidades impossíveis de matéria- prima, trazidas de longas distâncias em quantidades crescentes. A produção em escala consumiu energia e gerou vapores químicos, esgotos e resíduos perigosos em progressão geométrica, inimaginável na economia pré- industrial.

10 A urbanização concentrou populações em pequenos espaços, onde o acumulo de lixo e de dejetos humanos causou surtos de doenças, gerou ilhas de calor, impermeabilizou os solos, modificou o curso dos rios, (sendo uma das causas do processo de assoreamento) destruiu matas, ocupou áreas de risco e, neste inicio de século, tem produzido imagens de enchentes, com alto número de vítimas. A cidade torna-se, então, um organismo vivo, muito doente. Ela é a expressão dos desequilíbrios econômicos, ecológicos e espaciais que fazem deste espaço um ser disforme. Seu nome :

11 MACROCEFALIA URBANA

12 A água, fonte inesgotável de vida, e que ocupa 75% da superfície do planeta, tem na sua forma doce e potável, um dos recursos cada vez mais raros. A contaminação das principais bacias hidrográficas do mundo e o longo assoreamento dos rios têm criado uma perspectiva sombria para o futuro dos seres da Terra. Mesmo o Brasil, com mais de 12% das águas doces e líquidas do planeta, corre sério risco, já para o ano de 2015, de ter quase metade de suas cidades com problemas de abastecimento, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA)..

13 A industrialização gerou a maior divisão social e técnica do trabalho e crescente especialização das atividades. Com o aumento sempre crescente de produtividade foi necessário criar também sociedades baseadas no consumo. Cada vez mais recursos e matérias-primas serão retiradas da natureza.

14 Já no século XVIII, a cidade de Londres, berço da 1° Revolução Industrial, sentia os primeiros impactos do uso incessante de recursos; especialmente do carvão mineral, fonte de energia desta revolução. Foi necessário criar termos como smog, Inversão Térmica, chuva ácida, entre outros. Nunca o planeta foi tão degradado em espaço tão curto de tempo.

15 As consequências deste processo são drásticas: Inversão térmica, chuvas ácidas, Smog, contaminação dos lençóis freáticos, rios e mares, desmatamento, medo, agora ampliado pelo terremoto no Japão, de um acidente nuclear (adormecido pós-ano-80, depois da explosão do reator de Chernobyl na Ucrânia) e, ainda, um difícil problema a ser resolvido pela população terrestre: o aquecimento global.

16 É este povo que transformará regiões inteiras em favelas; lançará seus dejetos nas margens dos rios por falta de rede de esgoto; e viverá à margem da sociedade e da cidadania, na maioria das sociedades que conhecemos. Os dramas sociais se fundem nas agressões ambientais, em uma combinação perversa e que leva à morte de crianças que deveriam viver, bem como de homens e mulheres que têm o direito de sonhar com uma vida melhor.

17 Este trabalho terá o mérito de chamar a comunidade Sacramentina ao desafio maior de criar soluções criativas e viáveis aos problemas tratados. Será necessária a integração dessas diversas percepções, a fim de se criar uma consciência ambiental globalizante que beneficie a cidadania em seu conjunto.

18 Nosso objetivo será o de colocar em pauta a consciência ecológica e o modo como esta poderá transformar a economia, a saúde, as tecnologias, as cidades, o campo, a atmosfera, o comportamento humano. O desafio é mudar as mentalidades. Pensar global e localmente e agir local e globalmente. Alimentar utopias, ampliar e utilizar métodos simples e científicos capazes de transformar desigualdades em atitudes positivas no presente, tendo em vista o futuro de tantos.

19 As finalidades desta educação para o ambiente foram determinadas pela UNESCO, logo após a Conferência de Belgrado (1975), e são as seguintes: "Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam.

20 COM ESTE OBJETIVO, O ENSINO MÉDIO TRABALHARÁ EM SEU PROJETO 2011 COM OS SEGUINTES SUB-TEMAS

21 1º ANO

22 2º ANO

23 OS TEMAS E AS CORES DAS BLUSAS SERÃO SORTEADOS NA PRESENÇA DOS LÍDERES DE CLASSE NO DIA 10/05, ÀS 8H, NA COORDENAÇÃO.

24 OBJETIVO GERAL:. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola oferecerá meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente! justa, em um ambiente saudável.

25 INSCRIÇÕES

26 DATA: ATÉ O DIA 16/05 LOCAL: COORDENAÇÃO ENSINO MÉDIO VALOR: R$ 30,00 LOCAL: A FICHA DE INSCRIÇÃO SERÁ ENTREGUE AO LÍDER DIA 10/05 ÀS 8H

27 AS REGRAS 1º As equipes serão formadas de acordo com as turmas do Ensino Médio, em um total de nove equipes. Não é permitida a troca de equipes, logo cada aluno só poderá integrar aquela que corresponder à turma em que está matriculado. 2º Cada equipe será identificada através de uma cor. 3º É função da equipe: Desenvolver todas as etapas com responsabilidade e fidelidade às orientações e regulamentos propostos neste documento. Para isso é necessário o empenho, o compromisso e o interesse de cada componente da equipe, assim como a divisão adequada de tarefas,o seu cumprimento no tempo devido e a responsabilidade pela organização de todo o trabalho.

28 4º Organização, comportamento, limpeza, envolvimento com as atividades e participação nas tarefas serão observadas pela comissão organizadora. Qualquer ocorrência poderá acarretar perda de pontos para o aluno e/ou equipe envolvidos. PENALIDADE: O aluno que não colaborar com o trabalho da equipe terá seu nome encaminhado para a comissão organizadora para a recontagem dos pontos adquiridos no projeto. 5º A Comissão Organizadora é constituída pelos professores e coordenadores. 6º Avaliação: A soma total dos pontos será convertido em uma nota até 10,00, peso 3.

29 A totalização de pontos de cada equipe estará sujeita ao cumprimento integral de todos os itens da tarefa e à análise de possíveis descontos decorrentes de penalidades impostas à equipe ou a algum dos seus componente. Algumas tarefas valerão pontos extras, que serão creditados às equipes. Logo, o cumprimento das tarefas influenciará na nota, e o acúmulo de pontos extras influenciará na vitória. Os pontos extras serão distribuídos em várias tarefas. O valor dos pontos extras será divulgado apenas no final do projeto, para incentivar a todos a cumprirem todas as tarefas da melhor forma possível. OBSERVAÇÃO: OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA.

30 TAREFAS

31 TAREFA 01 Valor: 200 pts

32 TAREFA 02

33 TAREFA 03 1º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar – 40 8º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar º lugar – 40 8º lugar º lugar - 20

34 TAREFA 04

35 TAREFA 05

36 TAREFA 06

37 TAREFA 07

38

39 TAREFA 09

40 Concurso de fotografia OBS: Cada turma apresentará uma fotografia tirada em duas versões (Lata de Leite e digital), abordando o tema do projeto. CRITÉRIOS A SEREM AVALIADOS: A fotografia DIGITAL deve apresentar as seguintes especificações técnicas: I - Ser revelada em papel fotográfico. II - Tamanho: padrão 20x25 cm ou 20x30 cm, com ou sem margem. III - Ter resolução mínima de 3,2 mega-píxel no caso de captura digital. A fotografia deverá ser inédita, não podendo ser cópia ou adaptação de fotos já existentes. A fotografia não deve ser dobrada ou enviada com clipes ou grampos. A fotografia pode ser colorida ou em preto e branco.. A fotografia da lata de Leite Ninho irá ter as especificações divulgadas pelos professores de FÍSICA. O participante deverá escrever, no verso da fotografia, apenas as seguintes informações: I – O título da fotografia; II - O nome da equipe; Valor: 200 pts – Havendo empate, utilizaremos a maior pontuação. TAREFA 10

41 Boa sorte!


Carregar ppt "O COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA APRESENTA:. PROJETO ENSINO MÉDIO 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google