A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 7 – Administração de Marketing Decisões sobre Produtos Desenvolvimento de Novos Produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 7 – Administração de Marketing Decisões sobre Produtos Desenvolvimento de Novos Produtos."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 – Administração de Marketing Decisões sobre Produtos Desenvolvimento de Novos Produtos

2 Desenvolvimento de Novos Produtos Processo de Adoção Estágios Consciência Interesse Avaliação Teste Adoção Confirmação

3 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes Inovadores 3% do mercado Considerados Aventureiros São os primeiros a adotar as inovações Mais Jovens; Status social mais elevado Informações não pessoais; propaganda Fonte: Stanton, Walker & Etzel, 2001

4 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes Adotantes Adiantados 13% do mercado Compram depois dos Inovadores Influenciados pelos grupos de referência Buscam informações, mas tomam decisões próprias A propaganda boa a boca é um fator de influência

5 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes Maioria Adiantada 34% do mercado Aceitam inovações um pouco antes do adotando médio Aspectos sociais e econômicos acima da média Consideram a propaganda, informações de vendedores e contatos com adotantes iniciais

6 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes Maioria Tardia 34 % do mercado Consumidores céticos Adotam para economizar Buscam informação com a maioria tardia e adiantada Propaganda e venda pessoal é pouco efetiva

7 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes Retardatários 16% do mercado Tradicionais Suspeitam das inovações e dos inovadores Por que pagar tanto por um tipo de aparelho de segurança, por exemplo? Quando adotam, provavelmente já foi descartada pelos inovadores São mais velhos e poder aquisitivo em final de escala social e econômica.

8 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios Caracteristicas- Chave Adotantes Adiantados Adotantes tardios AventureirosInovadores- RespeitadosAdiantados- DeliberadosMaioria Adiantada- Céticos-Maioria tardia Tradicionais-Retardatários

9 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios Outras Características Adotantes Adiantados Adotantes tardios IdadeMais JovensMais Velhos EducaçãoMais elevadaMenos elevada RendaMais altaMais baixa Status SocialMais altoMais baixo Fontes de Informações Ampla; muitas mídias Limitada. Pouca confiança em mídia, preferem os amigos

10 Desenvolvimento de Novos Produtos Características da Inovação Afetam a Taxa de Adoção Vantagem Relativa A inovação parece ser superior Quanto maior a vantagem relativa percebida, mais rapidamente será adotada. Ex.: Computador para serviços de controle, registros financeiros, calculo do imposto de renda.

11 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios Compatibilidade Grau em que a inovação corresponde aos valores e experiências das pessoas. Ex.: Computadores domésticos, mais comuns com os estilos de vida da classe média alta.

12 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios Complexidade Grau de dificuldade de compreensão ou de utilização da inovação. Ex: Carro Elétrico Computadores domésticos Cartões magnéticos

13 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios DivisibilidadeGrau em que a inovação pode ser experimentada. Ex.: Locação de Equipamentos para experimento; Teste Drive; Amostras Teste de Conceito

14 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios ComunicabilidadeGrau em que os benefícios e diferenciação são percebidos e fáceis de comunicar aos outros

15 Desenvolvimento de Novos Produtos Outras Características Custo Riscos e Incertezas Credibilidade Aprovação Social


Carregar ppt "Aula 7 – Administração de Marketing Decisões sobre Produtos Desenvolvimento de Novos Produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google