A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Fundamentos do Diagnóstico Organizacional

2 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Compreende-se a Organização como uma entidade em permanente processo de mudanças. Nesse sentido, o Diagnóstico Organizacional é considerado como uma fase do processo global de intervenção numa empresa, visando efetuar mudanças planejadas.

3 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Lévy (1994:113) vê a mudança: Como um processo irreversível e descontínuo, cujo momento central é constituído por um ato de decisão.

4 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
A palavra diagnóstico está associada a área médica e significa: “conhecimento ou determinação de uma doença pelos sintomas; conjunto dos dados em que se funda esta determinação”. (Kepner & Tregoe, 1980). Por analogia, o diagnóstico organizacional pode ser entendido como um exame da empresa para verificação de sua saúde.

5 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
A palavra diagnóstico é derivada do Grego diagnosis e significa fazer análise. A partir de um profissional analista ou consultor e por meio de metodologia adequada, é possível melhorar o conhecimento sobre a empresa e, a partir daí, recomendar soluções para as questões levantadas. (Coopers & Lybrand,1996).

6 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Através do Diagnóstico, o empresário toma conhecimento das dimensões de investimento, mercado, recursos humanos e materiais e de um conjunto de restrições que podem assegurar a sobrevivência da empresa. Trata-se de uma revisão de desempenho da organização como um todo.

7 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
É um mecanismo para que os administradores estabeleçam medidas de ação adequadas, levando a organização a obter níveis de desempenho considerados no mínimo, satisfatórios para que a empresa perdure ao longo do tempo.

8 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ANALOGIA ENTRE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL COM A MEDICINA É PRECISO: saber diferenciar os sintomas não esquecer que um problema na empresa não está isolado do todo

9 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Como Examinar a Situação Organizacional? Por hipótese; A leitura; A Análise e Interpretação da realidade

10 Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Diagnóstico Organizacional Empresa Efetivação da Mudança Organizacional Proposições de Mudança Organizacional

11 MODELO PARA O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO
Apresentação Problema Teste das Hipóteses Priorização Especificação Do Problema Desenvolver Hipótese das Causas Coleta Dos Dados Análise Fonte: LORIGGIO, A F.D. - Diagnóstico: um moedlo e seus fatores críticos de sucesso

12 Uma boa formulação deve conter:
ESPECIFICACAO DO PROBLEMA Uma boa formulação deve conter: ·        Evidências ·        Localização ·        Identidade ·        Históricos(anamnese) ·        Descrição ·        Objetivo

13 COLETA DE DADOS INTERPRETAÇÕES SUBJETIVA PESSOAIS SINTOMAS PERCEPÇÃO
CORRETA DA REALIDADE OBJETIVA SINTOMAS BUSCA POR FATOS O

14 FATORES QUE PREJUDICAM UM DIAGNÓSTICO
INTERPRETAÇÃO DOS PROBLEMAS URGENTES ARMADILHA DA ATIVIDADE DADOS INTERPRETADOS DE FORMA DISTORCIDA CONSTATAÇÕES MAIS ÓBVIAS NÃO SEREM PERCEBIDAS ISOLAR O PROBLEMA EM UMA ÁREA PROCURAR SEMPRE EM TEMPOS PRÓXIMOS USAR PARADIGMAS


Carregar ppt "Aula 02 – Diagnóstico e Análise de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google