A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

X PROLATINO FLUXO DE CAIXA E DINÂMICA PATRIMONIAL Prof.Ms. Walter Roosevelt Coutinho Uberlândia novembro/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "X PROLATINO FLUXO DE CAIXA E DINÂMICA PATRIMONIAL Prof.Ms. Walter Roosevelt Coutinho Uberlândia novembro/2009."— Transcrição da apresentação:

1 X PROLATINO FLUXO DE CAIXA E DINÂMICA PATRIMONIAL Prof.Ms. Walter Roosevelt Coutinho Uberlândia novembro/2009

2 DINÂMICA PATRIMONIAL

3 O PATRIMÔNIO NÃO SE MOVE POR SI SÓ MAS, TENDE A SE MOVIMENTAR. Física Contabilidade Efeitos endógenos e exógenos sobre a entidade.

4 DINÂMICA PATRIMONIAL Na verdade, o patrimônio estático não existe da mesma forma como não se concebe o repouso absoluto. (Robert Pfaltzgraf 1956) A riqueza possui uma dinâmica, uma vida, e, posições estáticas são incompetentes para que se possa fazer julgamento absoluto sobre o seu uso.(Lopes de Sá 2001)

5 CIRCULAÇÃO, GIRO E VELOCIDADE CIRCULAÇÃO é simples transformação de estado da riqueza. GIRO é a sucessão contínua de circulações. VELOCIDADE de um meio patrimonial é a relação entre as estáticas dos extremos. Mensura os giros.

6 GIRO ESTÁTICA inicial ESTÁTICA final MOVIMENTO Ei + Δ – Ef = M

7 VELOCIDADE DOS MEIOS PATRIMONIAIS A velocidade de giro do meio patrimonial produz efeitos variáveis, de acordo com a participação em cada sistema de função patrimonial. Cada sistema de funções patrimoniais tem a sua própria velocidade.

8 VELOCIDADE DA MASSA PATRIMONIAL A velocidade com que cada meio patrimonial se movimenta é que determinará a dinâmica do Sistema de Funções Patrimoniais. Velocidade da massa patrimonial.

9 SISTEMAS DE FUNÇÕES PATRIMONIAIS Liquidez Resultabilidade Estabilidade Economicidade Produtividade Invulnerabilidade Elasticidade (Lopes de Sá 1992 )

10 CONCLUSÕES O Balanço Patrimonial em si, é uma posição estática que pode levar a deformações na análise, porque traduz informações discrepantes em relação à velocidade com que os meios patrimoniais estão afetando o patrimônio da entidade.

11 CONCLUSÕES O Fluxo de Caixa carrega elementos que permeiam todas a Funções dos Sistemas Patrimoniais. Portanto, é um facilitador para que todos os sistemas operem com eficácia.

12 CONCLUSÕES Os operadores da contabilidade como responsáveis pela mensuração, qualificação e quantificação do patrimônio em sua plenitude, devem estar atentos aos efeitos da Gestão do Fluxo de Caixa e à harmonia de velocidades entre os Sistemas de Funções Patrimoniais.

13 Muito obrigado


Carregar ppt "X PROLATINO FLUXO DE CAIXA E DINÂMICA PATRIMONIAL Prof.Ms. Walter Roosevelt Coutinho Uberlândia novembro/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google