A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biomimetismo gera robôs com corpos flexíveis Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 06/02/07 Um dos principais motivos das limitações dos robôs atuais é

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biomimetismo gera robôs com corpos flexíveis Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 06/02/07 Um dos principais motivos das limitações dos robôs atuais é"— Transcrição da apresentação:

1 Biomimetismo gera robôs com corpos flexíveis Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 06/02/07 Um dos principais motivos das limitações dos robôs atuais é a sua construção rígida, com pouca flexiblidade e virtualmente nenhuma maleabilidade. Cada movimento adicional exige mais graus de liberdade, um nome pouco sugestivo para uma porção de motores e junções adicionais. Agora, pesquisadores da Universidade Tufts, Estados Unidos, fundaram um novo laboratório que pretende construir uma nova classe de robôs cujos corpos serão inteiramente flexíveis. Ao contrário das tentativas feitas até agora nesse sentido, que se limitaram a recobrir robôs normais com "peles" macias, o Laboratório de Tecnologias Biomiméticas para Robôs com Corpos Flexíveis vai reunir uma equipe multidisplinar para construir robôs cuja estrutura seja flexível. As aplicações de robôs mais maleáveis são inúmeras, indo desde a indústria, missões de resgate e atendimento de emergência, cirurgias médicas, endoscopia e próteses até o reparo de estruturas no espaço. O projeto reúne pesquisadores das áreas de biologia, bioengenharia e micro e nano fabricação. "Nosso objetivo é desenvolver sistemas e dispositivos - robôs flexíveis - baseados em materiais biológicos e sobre os mecanismos adaptativos encontrados em células vivas, tecidos e organismos inteiros," diz David Kaplan, um dos coordenadores do projeto. O eixo da pesquisa é o biomimetismo, a tentativa de copiar estruturas vivas que, ao contrário de quase tudo o que é feito pelo homem, têm a preponderância de tecidos maleáveis. "Em comparação, sistemas vivos podem conter materiais rígidos, tais como ossos e unhas, mas seus blocos fundamentais são flexíveis e elásticos".

2 Carro transparente reúne tecnologia automobilística e materiais Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 21/02/07 O eXasis está sendo chamado de "carro- conceito de vidro", embora toda a sua carroceria seja feita de uma espécie de plástico, chamado Makrolon®. Ele será apresentado ao público pela primeira vez no Salão de Veneza, que começará em março. A beleza é marcante, mesmo em se tratando de carros-conceitos, sempre prontos a desafiar a imaginação e o senso estético de qualquer um. A criação é do estúdio Rinspeed. A coordenação da fabricação foi responsabilidade da empresa suíça Esoro, com o material transparente tendo sido fornecido pela Bayer. O Makrolon® não é naturalmente tão belo: depois de ser moldado pela também suíça Mecaplex, a alemã KRD aplicou-lhe a bela cobertura amarela. Além destas, mais cinco empresas participaram da construção do eXasis. O motor é um Weber de 2 cilindros e 750 cilindradas movido com uma mistura de álcool e gasolina - algo comum por aqui, mas lá apregoado como um novo conceito em termos de baixa emissão de CO2 e responsabilidade ambiental. Que ninguém se decepcione com o fato de um carro-conceito ter menos cilindradas do que os nossos populares "1.0": como o eXasis pesa apenas 750 quilos, sua relação peso/potência é a mesma de um Porsche último tipo.


Carregar ppt "Biomimetismo gera robôs com corpos flexíveis Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 06/02/07 Um dos principais motivos das limitações dos robôs atuais é"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google