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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de TF -

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de TF -

2 2 Sumário I – Introdução 04 II – Perfil do Público Alvo 15 III – Resultados do Projeto 23 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 43

3 3 Dados Técnicos do Projeto Projeto: Malhas de Imbituva Gestor do Projeto Gilberto Keserle Coordenador Nacional Francisca Pontes de C. Aquino Coordenador Estadual Edvaldo Pires Correa Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Têxtil e Confecções

4 Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta informalidade : A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. O Que é o GEOR Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T2 do Projeto APL de Malhas de Imbituva. Este relatório apresenta informações e resultados de T2 do Projeto APL de Malhas de Imbituva.

8 8 Malhas de Imbituva Objetivo Geral do Projeto O objetivo geral do projeto é resgatar a competitividade das empresas do APL, através da atualização técnica, da inovação, da profissionalização da gestão empresarial e da consolidação do APL.

9 9 Malhas de Imbituva Foco Estratégico do Projeto Consolidar o APL de malhas através de uma gestão profissional e efetivação da governança. Desenvolver a cultura empresarial e cooperação entre as empresas. Desenvolver gestão empresarial. Desenvolvimento de novas tipologias de produtos, baseados em criação, inovação, tecnologia, focados nas novas demandas do mercado.

10 10 Malhas de Imbituva Público Alvo do Projeto Micro e Pequenas Indústrias Integrantes do APL de Malhas da cidade de Imbituva – Paraná

11 11 Malhas de Imbituva Os resultados para o projeto foram definidos da seguinte forma: Resultado 1 Atingir um novo mercado para cada empresa participante até dezembro de Resultado 1 Atingir um novo mercado para cada empresa participante até dezembro de Resultados Buscados pelo Projeto Resultado 2 Aumentar em 10% o número de clientes até dezembro de Resultado 2 Aumentar em 10% o número de clientes até dezembro de Resultado 3 Aumentar em 10% o número de novos produtos até dezembro de Resultado 3 Aumentar em 10% o número de novos produtos até dezembro de Resultado 3 Aumentar em 5% o número de ocupações em Resultado 3 Aumentar em 5% o número de ocupações em Resultado 4 Aumentar em 5% o número de ocupações em Resultado 4 Aumentar em 5% o número de ocupações em Resultado 5 Aumentar em 10% o faturamento das empresas em Resultado 5 Aumentar em 10% o faturamento das empresas em 2009.

12 12 Malhas de Imbituva Os resultados para o projeto foram definidos da seguinte forma: Resultado 6 Ter o Paraná reconhecido como pólo produtor de moda. Resultado 6 Ter o Paraná reconhecido como pólo produtor de moda. Resultados Buscados pelo Projeto Resultado 7 Obter índice de avaliação dos atributos de imagem do Sebrae junto aos stakeholders e participantes do projeto de 8 pontos em Resultado 7 Obter índice de avaliação dos atributos de imagem do Sebrae junto aos stakeholders e participantes do projeto de 8 pontos em Resultado 8 Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até dezembro de Resultado 8 Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até dezembro de Resultado 9 Ter 50% das empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação até dezembro de Resultado 9 Ter 50% das empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação até dezembro de 2009.

13 13 Malhas de Imbituva Resultados Buscados pelo Projeto Períodos de Análise T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2008 T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2008 Este relatório traz os resultados de T2. Considerando que será o último de um ciclo de análise será denominado T Final (TF). T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2007 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2007 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2009 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2009

14 14 Metodologia de Coleta e Amostra A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, aplicados por telefone. A coleta ocorreu entre os dias 30 de junho e 29 de julho de 2010, contando com 20 empresários que já participavam do Projeto GEOR. Público Alvo* Pesquisas respondidas Taxa de Sucesso % *Considerando as empresas que participaram dos levantamentos para T0 e T1.

15 Capítulo II – Perfil do Público Alvo Ano de Fundação da Empresa, Idade, Sexo e Grau de Instrução dos Entrevistados, Tempo como Empresário, Outras Atividades Desenvolvidas e Número de Pessoas que Trabalham na Empresa

16 16 Perfil do Público Alvo Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 15 anos Base: 21 Mediana: 14 anos Média Interna*: 15 anos *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos.

17 17 Perfil do Público Alvo Idade dos Entrevistados Base: 17* Idade média é de 43 anos O entrevistado mais velho possui 55 anos O entrevistado mais novo possui 27 anos Mediana: 43 anos Média Interna: 43 anos * Quatro entrevistados não informaram a idade.

18 18 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 21

19 19 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 21

20 20 Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Base: 20* Tempo Médio de Atuação no Mercado 14 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 27 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui 3 ano de experiência * Um entrevistado não informou há quanto tempo atua no mercado. Mediana: 13 anos Média Interna: 14 anos

21 21 Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 21 Atividades Desenvolvidas Base: 10* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta. Valores expressos em números absolutos.

22 22 Perfil do Público Alvo Total de Pessoas que Trabalhavam na Empresa – Dezembro de 2009 A empresa com maior número de pessoas trabalhando possui 35 pessoas ocupadas Base: 21 Média de 11 pessoas ocupadas Mediana: 10 Média Interna: 10 Sendo, em média 1 sócio 6 funcionários 4 prestadores de serviço exclusivo Sendo, em média 1 sócio 6 funcionários 4 prestadores de serviço exclusivo

23 Capítulo III – Resultados do Projeto Carteira de Clientes, Novos Produtos, Aumento de Ocupações, Faturamento, Avaliação dos Atributos de Imagem do Sebrae, Utilização dos Laboratórios de Criação

24 24 Medida Ano 2008 (T1)Ano 2009 (TF) Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Mercado 0%100% Primeiro Resultado Atingir um Novo Mercado para cada Empresa Participante até Dezembro de 2009 Fonte: SOE – Sistema de Orientação Empresarial.

25 25 Medida Carteira de Clientes Ano 2007 (T0)Ano 2008 (T1)Ano 2009 (TF) Total Média Desvio Padrão Mediana Mínimo* Máximo Total De Empresas Respondentes** 18 Segundo Resultado Aumentar em 10% o Número de Clientes Até Dezembro de 2009 Meta para TF (2009) Ter clientes atendidos. *Em T0 uma das empresas havia iniciado as atividades em ** Três empresas não informaram o total de clientes atendidos para os três anos apresentados.

26 26 Carteira de Clientes Resultado TF (Ano 2009) Meta TF (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T0 (Ano 2007) Aumentar em 10% o Número de Clientes Até Dezembro de 2009 Segundo Resultado

27 27 Distribuição de Frequência das Empresas por Número de Clientes Atendidos em 2009 % de Empresas Número de Clientes Atendidos Base: 18* * Empresas que informaram a quantidade de clientes atendidos. Média 818 Mediana 500 Segundo Resultado

28 28 Terceiro Resultado Aumentar em 10% o Número de Novos Produtos Até Dezembro de 2009 Medida Novos Produtos Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Percentual de Empresas que Criaram Novos Produtos 76%67% Total De Empresas Respondentes 21 Meta para TF (2009) Ter 73% das empresas criando novos produtos

29 29 Novos Produtos Resultado TF (Ano 2009) Meta TF (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T0 (Ano 2007) Aumentar em 10% o Número de Novos Produtos Até Dezembro de 2009 Terceiro Resultado

30 30 Medida Pessoas Ocupadas Ano 2007 (T0)Ano 2008 (T1)Ano 2009 (TF) Total Média 1112 Desvio Padrão 109 Mediana 8910 Mínimo* 012 Máximo Total De Empresas Respondentes 21 Quarto Resultado Aumentar em 5% o Número de Ocupações em 2009 Meta para TF (2009) Ter 261 pessoas ocupadas. * Em T0 uma empresa iniciou as atividades em 2008

31 31 Pessoas Ocupadas Resultado TF (Ano 2009) Meta TF (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T0 (Ano 2007) Quarto Resultado Aumentar em 5% o Número de Ocupações em 2009

32 32 Média 12 Mediana 10 Distribuição de Frequência das Empresas por Número de Pessoas Ocupadas em 2009 % de Empresas Número de Pessoas Ocupadas Base: 21 Quarto Resultado

33 33 Medida Faturamento Ano 2007 (T0)Ano 2008 (T1)Ano 2009 (TF) Total R$ R$ R$ Média R$ R$ R$ Desvio Padrão R$ R$ R$ Mediana R$ R$ Mínimo* R$ 0 R$ R$ Máximo R$ R$ R$ Total De Empresas Respondentes** 19 Quinto Resultado Aumentar em 10% o Faturamento das Empresas em 2009 Meta para TF (2009) R$ * Uma empresa iniciou as atividades somente em 2008 ** Duas empresas não informaram o faturamento para os três anos apresentados.

34 34 Faturamento (Em R$) Resultado TF (Ano 2009) Meta TF (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T0 (Ano 2007) Quinto Resultado Aumentar em 10% o Faturamento das Empresas em 2009

35 35 Média R$ Distribuição de Frequência das Empresas pelo Faturamento em 2009 %de Empresas Faturamento (em R$) Base: 19* * Empresas que informaram o faturamento. Mediana R$ Quinto Resultado

36 36 Sexto Resultado Ter o Paraná Reconhecido como Pólo de Produtor de Moda Resultado não mensurado.

37 37 Sétimo Resultado Obter Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem do Sebrae Junto aos Stakeholders e Participantes do Projeto de 8 Pontos em 2009 Medida Índice de Avaliação Ano 2007 (T0)Ano 2008 (T1)Ano 2009 (TF) Média9,29,08,9 Mediana9,59,0 Desvio Padrão0,10,30,2 Mínimo7,05,03,0 Máximo10,0 Total De Empresas Respondentes Meta para TF (2009) Obter 8,0 de Índice de Avaliação

38 38 Índice de Avaliação Resultado TF (Ano 2009) Meta TF (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2008) Meta T1* (Ano 2008) Resultado T0 (Ano 2007) Obter Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem do Sebrae Junto aos Stakeholders e Participantes do Projeto de 8 Pontos em 2009 * A meta em 2008 era obter Índice de Avaliação de 8,0 pontos. Sétimo Resultado

39 39 Oitavo Resultado Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas até Dezembro de 2009 Medida Ano 2008 (T1)Ano 2009 (TF) Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Inovação e Tecnologia 100% Fonte: SOE – Sistema de Orientação Empresarial.

40 40 Nono Resultado Ter 50% das Empresas de Marca Própria Utilizando Laboratórios de Criação Medida Utilização de Laboratórios de Criação Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (TF) Percentual de empresas com marca própria que utilizam laboratório de criação* 43%24%19% Total De Empresas Respondentes 21 Meta para TF (2009) Ter 50% das empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação * Considerando as empresas que fazem consultoria externa e/ ou possuem estilista próprio

41 41 Utilização de Laboratório de Criação Resultado TF (Ano 2009) Meta TF (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2008) Resultado T0 (Ano 2007) Ter 50% das Empresas de Marca Própria Utilizando Laboratórios de Criação Nono Resultado

42 42 Resultados Resultado T Resultado T Resultado TF º Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Mercado -0%100% 2ºNúmero de clientes ºPercentual de Empresas que criaram Novos Produtos 76%67% 4ºPessoas Ocupadas ºFaturamento R$ R$ R$ ºTer o Paraná reconhecido como pólo produtor de moda Resultado não mensurado 7ºÍndice de Avaliação dos Atributos de Imagem9,29,08,9 8º Percentual de clientes do projeto que participaram de soluções cuja classificação funcional era de Inovação e Tecnologia -100% 9º Percentual de Empresas de Marca Própria que Utilizam Laboratórios de criação 43%24%19% Resumo dos Resultados

43 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas, Realização de Parceiras, Atividades Promovidas, Imagem e Atuação do Sebrae, Investimentos etc.

44 44 Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas Todas as empresas afirmaram participar somente da Associação das Malharias de Imbituva. A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas?

45 45 Informações Adicionais Base: 21 Realização de Parceiras Base: 6* Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? * Total de empresas que realizam parcerias, sendo que duas contaram com duas formas de parcerias. Valores expressos em números absolutos.

46 46 Informações Adicionais Base: 6* Realização de Parceiras Base: 6** Que Tipo de Parcerias Realizou? Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Pertenciam ao projeto de Confecção do Qual o Senhor faz Parte? *Total de empresas que realizam parcerias. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Valores expressos em números absolutos. Sim, algumas 1 citação Não 2 citações Sim, todas 3 citações

47 47 Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 21

48 48 Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Base: 21 Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 10* *Empresas que realizaram investimento em Seis não informaram o valor.

49 49 Informações Adicionais Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 16* *Empresas que realizaram investimento em Aquisição de Equipamentos 69% Reformas, melhorias 25% Ampliação do negócio 13% Investimentos

50 50 Informações Adicionais Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Diferenciais da Empresa Base: 21

51 51 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae Base: *Média dos atributos.

52 52 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimoMáximo Credibilidade 9,31,210,05,010,0 Qualidade de suporte técnico 9,31,210,05,010,0 Comunicação 9,21,410,05,010,0 Qualidade no atendimento ao cliente 9,01,39,05,010,0 Liderança de mercado 9,01,29,05,010,0 Qualidade nas relações interpessoais 9,01,29,05,010,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,81,39,05,010,0 Oferta de produtos 8,71,39,05,010,0 Preços competitivos, bons preços 8,21,89,03,010,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,90,29,03,010,0 Base20-21


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