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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro 2009 Projeto Geor - Turismo nas Rotas do Pinhão.

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro 2009 Projeto Geor - Turismo nas Rotas do Pinhão

2 2 Sumário I – Introdução 04 II – Perfil do Público Alvo 16 III – Resultados do Projeto 23 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 48

3 3 Dados Técnicos do Projeto Projeto: Turismo nas Rotas do Pinhão Gestor do Projeto Patrícia Albanez Coordenador Nacional Dival Schmidt Coordenador Estadual Aldo Cesar Carvalho Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Turismo

4 Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta informalidade : A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público-alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. O Que é o GEOR Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Turismo nas Rotas do Pinhão Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Turismo nas Rotas do Pinhão

8 8 Objetivo Geral do Projeto Ampliar a atratividade do destino turístico Rotas do Pinhão, com ênfase na segmentação, roteirização, estruturação, no fortalecimento das governanças instituídas e no artesanato como produção associada ao turismo. Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão

9 9 Foco Estratégico do Projeto Ampliação e qualificação da oferta de produtos e roteiros turísticos; Ampliação da atratividade pelos estudos de oportunidades e disponibilização a potenciais investidores nos destinos turísticos; Promoção, divulgação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos; Gestão e monitoramento da evolução da competitividade empresarial. Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão

10 10 Público Alvo do Projeto Cadeia produtiva do turismo, formada por: meios de hospedagem; serviços de alimentação de interesse turístico; serviços de agenciamento; serviços de transportes turísticos; empresas de entretenimento e lazer; artesanato como produção associada ao turismo. Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão

11 11 Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: serviços de meios de hospedagem, serviços de alimentação e serviços de agenciamento e transportadora turística, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 2 - Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 %2012; 3 - Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012; 4 - Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011; 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR. Resultados Buscados pelo Projeto

12 12 Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão 6 - Aumentar o faturamento em 10% em 2009; 7 - Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009; 8 - Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009; 9 - Aplicar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 11 - Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009; 12 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Resultados Buscados pelo Projeto

13 13 Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: serviços de meios de hospedagem, serviços de alimentação e serviços de agenciamento e transportadora turística, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR. 9 - Aplicar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 12 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Resultados Buscados pelo Projeto Estes resultados não foram mensurados porque não dependem de informações obtidas diretamente com o público alvo:

14 14 Períodos de Análise T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2009 T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2009 Este relatório traz os resultados de T1. T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 Desenvolvimento do Turismo na Rota do Pinhão T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2011 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2011

15 15 Metodologia de Coleta e Amostra Público Alvo Pesquisas respondidas Margem de erro 77469,2% A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados. A coleta ocorreu entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro de Os dados desta pesquisa referem-se a fase T1 do projeto.

16 Capítulo II – Perfil do Público Alvo Ano de Fundação da Empresa, Idade, Sexo e Grau de Instrução dos Entrevistados, Tempo como Empresário, Outras Atividades Desenvolvidas

17 17 Perfil do Público Alvo Ano de Fundação das Empresas Base: 30* * Total de entrevistados que informaram o ano de fundação da empresa **Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. Idade média das Empresas 10 anos Mediana: 7 anos Média Interna**: 9 anos

18 18 Perfil do Público Alvo Idade dos Entrevistados Base: 45* Idade média é de 45 anos O entrevistado mais velho possui 66 anos O entrevistado mais novo possui 24 anos Mediana: 45 anos Média Interna: 45 anos * Um entrevistado não informou a idade

19 19 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 46

20 20 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 46

21 21 Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Base: 44 Tempo Médio de Atuação no Mercado 11 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 38 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui meio ano de experiência Mediana: 9 anos Média Interna: 10 anos

22 22 Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 46 Atividades Desenvolvidas Base: 33* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta.

23 Capítulo III – Resultados do Projeto

24 24 Segundo Resultado Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Taxa de Ocupação Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Média 50%60% Total De Empresas Respondentes 11 Meta para T2 (2010) 63% Existiam apenas dois meios de hospedagem, um deles está iniciando suas atividades e ainda não pode responder a esta evolução Meta para T3 (2011) 66% Meta para T4 (2012) 69%

25 25 Segundo Resultado Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Resultado T0 (Ano 2008) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T4 (Ano 2012) Taxa de Ocupação

26 26 Terceiro Resultado Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Taxa de Permanência Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Média (Dias) 22 Total De Empresas Respondentes 11 Meta para T2 (2010) 2,1 Existiam apenas dois meios de hospedagem, um deles está iniciando suas atividades e ainda não pode responder a esta evolução Meta para T3 (2011) 2,2 Meta para T4 (2012) 2,3

27 27 Terceiro Resultado Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Resultado T0 (Ano 2008) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T4 (Ano 2012) Taxa de Permanência (Dias)

28 28 Quarto Resultado Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011 Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Clientes cadastrados no Cadastur Resultados não mensurados anteriormente 10 Percentual de Clientes Cadastrados 22% Meta para T2 (2010) Ter 80% dos Clientes Registrados Meta para T3 (2011) Ter 100% dos Clientes Registrados

29 29 Quarto Resultado Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011 Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009)

30 30 Sexto Resultado Aumentar o faturamento em 10% em 2009 Faturamento Medida Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total R$ R$ Média R$ R$ Mediana R$ R$ Desvio Padrão R$ R$ Mínimo R$ 4.000R$ Máximo R$ R$ Total De Empresas Respondentes* 34 Meta para T1 (2009) R$ * Entrevistados que informaram o faturamento nos dois anos

31 31 Sexto Resultado Resultado T1 (Ano 2009) Aumentar o faturamento em 10% em 2009 Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Faturamento

32 32 Quantidade de Empresas Faturamento Base: 34* * Empresas que informaram o faturamento Sexto Resultado Média R$ Mediana R$ Distribuição de Empresas por Faixa de Faturamento em 2009

33 33 Sétimo Resultado Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 Meta para T1 (2009) Ter 413 pessoas ocupadas na empresa Número de ocupações Medida Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total Média 9,810,5 Mediana 5,05,5 Desvio Padrão 14,516,4 Mínimo 1,0 Máximo 83,096,0 Total De Empresas Respondentes* 40 * Empresas que informaram o número de ocupações nos dois anos

34 34 Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 Sétimo Resultado Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Número de Ocupações

35 35 Quantidade de Empresas * Empresas que informaram o número de ocupações Média 10,5 Mediana 5,5 Número de Ocupações Base: 40* Sétimo Resultado Distribuição de Empresas por Número de Ocupações em 2009

36 36 Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Resultado não mensurado Base: *Média dos indicadores.

37 37 Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Resultado não mensurado MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimoMáximo Credibilidade9,51,110,04,010,0 Qualidade nas relações interpessoais 9,31,010,06,010,0 Qualidade de suporte técnico9,01,29,05,010,0 Qualidade no atendimento ao cliente8,91,29,05,010,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos8,91,29,06,010,0 Comunicação8,91,39,05,010,0 Liderança de mercado8,71,59,04,010,0 Oferta de produtos8,61,49,04,010,0 Preços competitivos, bons preços8,11,98,02,010,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,90,99,05,610,0 Base38-46

38 38 Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Média Δ%Δ% Credibilidade9,59,41% Qualidade nas relações interpessoais 9,39,4-1% Qualidade de suporte técnico9,0 0% Qualidade no atendimento ao cliente 8,98,81% Eficácia dos conteúdos oferecidos8,99,0-1% Comunicação8,98,81% Liderança de mercado8,78,9-2% Oferta de produtos8,68,9-3% Preços competitivos, bons preços8,18,4-4% Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,99,0-1%

39 39 Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Resultado não mensurado Credibilidade Qualidade nas relações interpessoais Qualidade de suporte técnico Qualidade no atendimento ao cliente Eficácia dos conteúdos oferecidosComunicação Liderança de mercado Oferta de produtos Preços competitivos, bons preços

40 40 Oitavo Resultado Imagem (para MPE e stakeholders): índice de avaliação dos atributos de imagem classificada em 8 em 2009 Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009)

41 41 Décimo Primeiro Resultado Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009 Fluxo Turístico Medida Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total Média Mediana Desvio Padrão Mínimo4850 Máximo Total De Empresas Respondentes* 29 Meta para T1 (2009) * Empresas que informaram a média mensal de visitantes

42 42 Décimo Primeiro Resultado Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009 Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Fluxo Turístico

43 43 Décimo Primeiro Resultado Distribuição de Empresas por Média Mensal de Visitantes em 2009 Quantidade de Empresas * Empresas que informaram a média mensal de visitantes Fluxo Turístico Base: 27* Média Mediana 1.500

44 44 Décimo Primeiro Resultado Fluxo Turístico por Período Período Variação Janeiro a Março % Abril a Junho % Julho a Setembro % Outubro a Dezembro % Total %

45 45 Décimo Segundo Resultado Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Produtos Turísticos 2915 Meta para T1 (2009) Oferta de 30 produtos turísticos FONTE: Revista de Roteiros Turístico do Paraná/SETU – Paraná Turismo

46 46 Décimo Segundo Resultado Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009 Resultado T1 (Ano 2009) Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Produtos Turísticos

47 47 Resumo dos Resultados Resultados Resultado T0Resultado T1Meta T1 Δ%Δ% 2º Taxa de ocupação dos meios de hospedagens 50%60%-- 3ºTaxa de permanência média ºClientes registrados no Cadastur -22%-- 6ºFaturamento R$ R$ R$ % 7ºNúmero de ocupações % 8º Índice de avaliação dos atributos de imagem 9,08,98,011% 11ºFluxo turístico % 12ºProduto Turístico %

48 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto Participação em Entidades de Classe ou Atividades Associativas, Realização de Parcerias, Atividades Promovidas, Imagem e Atuação do Sebrae

49 49 Informações Adicionais Base: 46 Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? De Quais Associações Participa? Base: 12* * Total de empresas que participam de associações e informaram qual. Valores expressos em números absolutos ATCM 5 citações Associação Comercial do Paraná 1 citação Associação de Turismo Rural das Colônias Polonesas 1 citação Tem interesse em participar? Sim – 41% Não – 59% Federação do Paraná da Associação dos Produtores Rurais 1 citação Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAVE) 4 citações Já Participou, não participa mais – 4%

50 50 Informações Adicionais Base: 46 Realização de Parcerias Base: 13* Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? * Total de empresas que realizam parcerias. Valores expressos em números absolutos. Fornecedores 9 citações Clientes 4 citações Empresas do mesmo segmento 4 citações Outras empresas ligadas ao turismo, mas em segmentos diferentes 1 citação

51 51 Informações Adicionais Base: 13* Realização de Parcerias Base: 13** Que Tipo de Parcerias Realizou? Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Participam do Projeto de Turismo do Qual o Senhor Faz Parte? *Total de empresas que realizam parcerias. Valores expressos em números absolutos Sim, todas 2 citações Sim, algumas 3 citações Não 8 citações Treinamentos de mão de obra 5 citações Divulgação das empresas ou do roteiro 5 citações Compra em Conjunto 1 citação

52 52 Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 46

53 53 Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Base: 46 Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 17* *Empresas que realizaram investimento em Oito não informaram o valor. Menor Investimento declarado: R$ 300 Maior Investimento Declarado: R$

54 54 Informações Adicionais Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 25* *Empresas que realizaram investimento em Reformas, melhorias 14 citações Aquisição de equipamentos 4 citações Ampliação do negócio 9 citações Investimentos

55 55 Informações Adicionais Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 46 Diferenciais da Empresa


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