A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 1 Elaborado por: Diferencial Pesquisa de Mercado Novembro de 2010 Avaliação da Classificação de Conteúdos para o Site Institucional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 1 Elaborado por: Diferencial Pesquisa de Mercado Novembro de 2010 Avaliação da Classificação de Conteúdos para o Site Institucional."— Transcrição da apresentação:

1 1 1 Elaborado por: Diferencial Pesquisa de Mercado Novembro de 2010 Avaliação da Classificação de Conteúdos para o Site Institucional

2 2 Sumário I – Introdução 03 II Percepção Geral dos Meios de Comunicação do SEBRAE 06 III – Avaliação do Site Atual do SEBRAE 12 IV –Resultados da Dinâmica Card Sorting 19 V –Avaliação Final do Site 42 VI –Considerações Finais 47 VII – Anexo 1 - Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos para Cada Cartão de Informação 54

3 3 Introdução 1 Apresentação do estudo, Metodologia, Amostras

4 4 Apresentação do Estudo Objetivos: Avaliar o atual site do SEBRAE, quais suas deficiências e funcionalidades e sugestões de melhoria; Compreender como o usuário realiza a busca de informações no site, para auxiliar na reformulação do site da instituição. Público-alvo: Clientes e não clientes do SEBRAE que tenham contato razoavelmente constante com o site da instituição.

5 5 Metodologia e Amostra Este estudo foi conduzido através de metodologia qualitativa com a realização de 2 grupos de discussão na cidade de Curitiba, um com clientes e outro com não clientes do SEBRAE. Os grupos foram realizados nos dias 19 e 20 de outubro de O grupo de discussão é uma reunião de 8 a 10 pessoas com características homogêneas, conduzidas por um moderador, que segue um roteiro de discussão e ocorre em ambiente especial, com sala de espelho (onde é possível o cliente assistir o desenrolar da discussão) e gravação de áudio e vídeo. O objetivo deste método, é obter uma visão aprofundada ouvindo um grupo de pessoas do mercado-alvo falar sobre problemas de interesse para o pesquisador. O valor da discussão em grupo está nos resultados inesperados que em geral se obtém de um grupo de discussão livre. Sala de espelho onde foram realizados os grupos

6 6 Percepção Geral dos Meios de Comunicação do SEBRAE 2

7 7 Percepção Geral dos Meios de Comunicação Para iniciar as discussões, os participantes foram convidados a falar sobre as formas como interagiam com o SEBRAE. Quais os meios de comunicação que buscavam e quais eram aqueles que mais utilizavam. Já neste momento foi possível identificar algumas deficiências na forma de relacionamento do SEBRAE com o seu público.

8 8 Percepção Geral dos Meios de Comunicação Formas de Interação Com o SEBRAE Formas de Interação Visita pessoal ao SEBRAE Contato por Telefone Contato por Visita ao Site Forma de contato mais citada, utilizada principalmente quando precisam de informações mais específicas e detalhadas Apesar de haver uma preferência por opções de contato que não exijam deslocamento físico, estas formas ainda não são as mais utilizadas devido a algumas deficiências tais como demora no retorno aos s, dificuldade para obter informações mais precisas por telefone e dificuldade de encontrar informações no site.

9 9 Percepção Geral dos Meios de Comunicação Formas de Interação Com o SEBRAE "Eu liguei no 0800 (...) eu esperei, caiu a linha ninguém me atendeu...ai liguei de volta, (...) tinha outra opção que eles ligavam pra gente (...) até hoje não me ligaram..." "Por telefone também é extremamente difícil, me parece assim que, ou você vai até o SEBRAE e se dispõe a sentar lá e esperar o tempo que for necessário [ou não consegue a informação que precisa]..." "É um site extremamente complexo (...) acho uma empresa, também, bastante complexa, já pedi informações (...) quando recebi [retorno], foram raras as vezes, um mês depois..."

10 10 Percepção Geral dos Meios de Comunicação Formas de Interação Com o SEBRAE Considerando os problemas com as formas de contato não presenciais, há uma percepção de que o SEBRAE puxa as pessoas para o contato pessoal De acordo com os participantes, se o intuito do SEBRAE é estimular que as pessoas recorram cada vez menos ao atendimento pessoal, tornando o site um ponto de atendimento virtual, este objetivo não está sendo cumprido, dando a impressão, inclusive, que a intenção é contrária

11 11 Percepção Geral dos Meios de Comunicação Formas de Interação Com o SEBRAE "Parece que o SEBRAE tem muita intenção que você vá até o escritório deles...porque eles te dão uma informação, assim...um pouco superficial...e ai se você quer aprofundar aquilo ali, não tem outra alternativa que não seja você ir até o escritório do SEBRAE...Parece que ele empurra pra ir lá pra dentro, não sei se é essa a intenção.."

12 12 Avaliação do Site Atual do SEBRAE 3

13 13 Avaliação do Site Durante a discussão inicial foram feitos comentários espontâneos bastante pertinentes sobre o atual site do SEBRAE. Em um segundo momento, quando foram estimulados, os participantes fizeram alguns apontamentos complementares que auxiliaram a compreender qual a percepção que têm do meio de comunicação em questão.

14 14 Avaliação do Site Principais Observações Feitas a Respeito do Site O site não foi avaliado negativamente, de forma geral os entrevistados consideram a ferramenta boa, contudo, acreditam que existem pontos que podem ser melhorados para facilitar ainda mais a consulta do internauta. Um ponto de destaque do site é a variedade de assuntos abordados, algo visto como positivo, pois é possível encontrar informações relacionadas a orientação de empreendedores, cursos e palestras, informações sobre setores da economia no estado, entre outros. Contudo é considerado muito genérico, ou seja, apresenta informações muito superficiais sobre determinados temas.

15 15 Avaliação do Site Principais Observações Feitas a Respeito do Site "Hoje o site do SEBRAE te possibilita buscar [informações] por assunto (...) desde fazer uma inscrição, emitir um boleto automaticamente...te possibilita buscar ajuda nos mais variados assuntos (...) em comparação com sites de outras instituições, o SEBRAE, hoje, está dentro dos padrões (...) poderia melhorar, colocar uma linguagem um pouco mais fácil (...) para pessoas mais leigas..terem um entendimento melhor"

16 16 Avaliação do Site Principais Observações Feitas a Respeito do Site LinguagemLinguagem A linguagem utilizada no site possui muitos termos técnicos e específicos da área de negócios que nem sempre são acessíveis a todos aqueles que o consultam. Essa dificuldade para compreender a linguagem pode assustar ou afastar o internauta do site e até mesmo da instituição por acharem que é algo inacessível para o nível de conhecimento deles Profundidade da Informação Há um consenso de que as informações prestadas no site são muito superficiais, ou então não atendem ao objetivo proposto. Os entrevistados afirmam que em alguns casos buscam informações no site, mas acabam recorrendo à visita pessoal para conseguir a orientação que necessitam, pois o conteúdo que encontram no site não é satisfatório. Acessibilidade da Informação A forma como algumas informações estão dispostas e nomeadas no site não são facilmente compreendidas pelos internautas, muitos afirmaram ter dificuldades para encontrar a informação que necessitam, seja por não localizá-la na página inicial ou então por não conseguir identificá-la prontamente

17 17 Avaliação do Site Principais Observações Feitas a Respeito do Site "Um empreendedor, ele não é um empresário, ele é alguém que quer se transformar em um empresário. Se esse alguém entrar no site do SEBRAE sem ser empresário, ele não vai saber nada, ele vai olhar para muita coisa que tá ali e não vai saber nada..."...o cara que fez [o site] vai achar perfeito (...) e daí a gente não se acha no site" "Eu acho que tinha que ser uma linguagem (...) menos complexa.."

18 18 Avaliação do Site Principais Observações Feitas a Respeito do Site "o site parece mais para uma pesquisa científica do que pra (...) praticidade pra tua vida (...) se você estiver se formando na faculdade e acessa o site do SEBRAE você vai bem..." "O site não é auto-explicativo, ou uma ferramenta que te ajude... "Eu fui clicando coisa por coisa para saber o que era, porque a gente não entende..."

19 19 Resultados da Dinâmica Card Sorting 4

20 20 Resultados da Dinâmica Card Sorting Para compreender como que os usuários buscam as informações no site foi realizada uma dinâmica chamada Card Sorting Informações sobre os professores de cada curso, sua experiência, áreas de atuação, etc. A atividade consiste em trabalhar com a associação de dois tipos de cartões, o primeiro deles deles contem a descrição de uma determinada informação encontrada no site, o outro cartão, entregue após a análise do primeiro, está em branco e cabe aos participantes da atividade a proposição de rótulos (nomes) para cada informação apresentada. Professores Corpo Docente Rótulos Descrição da informação Exemplo

21 21 Resultados da Dinâmica Card Sorting Informações sobre a atuação do SEBRAE no Estado, definição da sua missão, visão, negócio e perfil de clientes atendidos. Alguns cartões foram facilmente nominados, sendo que em alguns casos houve até um consenso sobre o nome de determinadas informações. SEBRAE no Paraná Rótulos Descrição da informação Informações sobre a atuação do SEBRAE no Brasil, com a distribuição de suas unidades por estado e quantidade de unidades de atendimento no país. SEBRAE no Brasil Informações sobre oportunidades de estágio, emprego efetivo, free lancer ou autônomo Informações sobre oportunidades de estágio, emprego efetivo, free lancer ou autônomo Trabalhe conosco

22 22 Resultados da Dinâmica Card Sorting Informações sobre cadastro e local para realização do mesmo. Local para o internauta se cadastrar e ter acesso a downloads, planilhas, serviços gratuitos. Informações sobre cadastro e local para realização do mesmo. Local para o internauta se cadastrar e ter acesso a downloads, planilhas, serviços gratuitos. Rótulos Descrição da informação Cadastro ou Cadastre-se Alguns cartões geraram mais discussão para encontrar um nome para a informação, em alguns casos foi sugerida a divisão da informação em dois rótulos diferentes, ou a junção de conteúdos que os participantes julgaram semelhantes No caso deste cartão, foi indicada a separação dos conteúdos, assim, deve haver um espaço específico para o cliente realizar seu cadastro inserindo seus dados para poder acessar as informações do SEBRAE e receber materiais por , como mala direta, por exemplo, e um outro espaço deve ser criado para que o usuário tenha acesso a downloads gratuitos. Vale destacar que não é necessário excluir a realização do cadastro para obter os arquivos gratuitos, mas sim separar os conteúdos, até para que o espaço onde são disponibilizados os arquivos fique mais visível no site Arquivos Gratuitos

23 23 Resultados da Dinâmica Card Sorting Acesso a vídeos, áudios, gratuitos, ferramentas, aplicativos e programas diversos sobre empreendedorismo e negócios Rótulos Descrição da informação Arquivos Gratuitos Entre as sugestões de mudança, está a junção dos arquivos para download gratuito em um único local. Neste caso a ideia não é separar os arquivos por tipo, ou seja, áudio, vídeo e escrito, mas sim reuni-los pelo fato de serem disponibilizados gratuitamente ter acesso a downloads, planilhas, serviços gratuitos. = +

24 24 Resultados da Dinâmica Card Sorting Espaço destinado a compra de livros, revistas, materiais de apoio e inscrição e eventos promovidos pelo SEBRAE Rótulos Descrição da informação Compras e produtos Em momento algum os participantes relacionaram este item como sendo loja virtual, mas depois quando foi apresentado o site atual acharam o nome adequado. Uma observação importante feita pelos participantes é com relação à inscrição nos eventos, para eles esta parte deve estar separada da compra de materiais informativos, na opinião deles não pensariam em ir até a loja virtual para se inscrever em cursos e outros eventos da instituição. Livros e publicações Livraria SEBRAE Material de Apoio Produtos SEBRAE Procure o seu material de apoio do SEBRAE

25 25 Resultados da Dinâmica Card Sorting Informações sobre palestras, cursos e demais eventos, com data de realização, horário, local e descrição do evento, assim como possibilidade de comparar ingressos para participação nos eventos Rótulos Descrição da informação Agenda de Cursos e Palestras Além das várias opções de nomes sugeridos, ficou claro que para os participantes as informações e inscrições relacionadas a eventos promovidos pelo SEBRAE devem estar desvinculados da venda de outros produtos. Dessa forma, deve haver um espaço exclusivo onde o internauta possa consultar informações e realizar sua inscrição nos eventos realizados pela instituição. SEBRAE Eventos Eventos e cursos Palestras + Cursos

26 26 Resultados da Dinâmica Card Sorting No caso dos links para acesso a conteúdos extra, houve uma divisão de opiniões sobre como deveriam estar expostos no site. Parte dos entrevistados acha que todos os links poderiam estar em um mesmo espaço, com um nome mais geral que deixasse claro para os internautas que se trata de conteúdos adicionais oferecidos pelo SEBRAE. A outra parte acha que os links deveriam estar agrupados de acordo com o conteúdo que oferecem, pois existe opção de links para acesso a meios de comunicação, blogs e redes sociais. Este grupo de pessoas não chegou a sugerir rótulos para as informações, somente dividiram os grupos de conteúdo. Há um consenso de que o link para acesso à rede social Twitter pode ser disponibilizado por meio de um ícone da rede na página inicial do site.

27 27 Resultados da Dinâmica Card Sorting Rótulos Notícias do Sebrae Sebrae em Sintonia Siga o Sebrae Acesse também Links interessantes Link para acesso ao Boletim do Empreendedor, um informativo online mensal de notícias empresariais e de empreendedorismo Link para acesso ao Boletim do Empreendedor, um informativo online mensal de notícias empresariais e de empreendedorismo Links para acesso a blogs relacionados a diversos temas como: empreendedorismo, comércio exterior, inovação, marketing, legislação, produção, finanças e Radar Sebrae Links para acesso a blogs relacionados a diversos temas como: empreendedorismo, comércio exterior, inovação, marketing, legislação, produção, finanças e Radar Sebrae Link para acesso à Revista Soluções online, uma revista do empreendedor paranaense Link para acesso à Revista Soluções online, uma revista do empreendedor paranaense Link seguir o Sebrae no Twitter Descrição da informação Opção 1

28 28 Resultados da Dinâmica Card Sorting Link para acesso ao Boletim do Empreendedor, um informativo online mensal de notícias empresariais e de empreendedorismo Link para acesso ao Boletim do Empreendedor, um informativo online mensal de notícias empresariais e de empreendedorismo Links para acesso a blogs relacionados a diversos temas como: empreendedorismo, comércio exterior, inovação, marketing, legislação, produção, finanças e Radar Sebrae Links para acesso a blogs relacionados a diversos temas como: empreendedorismo, comércio exterior, inovação, marketing, legislação, produção, finanças e Radar Sebrae Link para acesso à Revista Soluções online, uma revista do empreendedor paranaense Link para acesso à Revista Soluções online, uma revista do empreendedor paranaense Link seguir o Sebrae no Twitter Materiais de Comunicação Opção 2 BlogsTwitter* *O link para acesso ao Twitter deve estar na página inicial do site, identificado pelo ícone da rede social

29 29 Resultados da Dinâmica Card Sorting Alguns cartões receberam várias opções de rótulos, algumas muito parecidas, ou com algum conceito em comum. Nos slides a seguir serão apresentados alguns dos nomes escolhidos, a seleção destes rótulos foi feita considerando aqueles que fazem mais sentido, ou que são mais fáceis de entender, contudo, no final deste material há um capítulo anexo com todas as opções de nomes sugeridas para cada cartão.

30 30 Resultados da Dinâmica Card Sorting Informações sobre processos de licitação abertos pelo SEBRAE, consulta aos regulamentos, editais e resultados dos processos Informações sobre processos de licitação abertos pelo SEBRAE, consulta aos regulamentos, editais e resultados dos processos Rótulos Descrição da informação Informações sobre licitações No caso das licitações, alguns participantes ficaram em dúvida se as informações eram sobre licitações realizadas pelo SEBRAE ou se era uma espécie de banco de licitações com informações sobre processos de diversas empresas. Com base nisso, foi solicitado para deixar mais claro que se trata de licitações realizadas pela própria instituição. Boletim de Licitações Seja um fornecedor do SEBRAE SEBRAE Licitações

31 31 Resultados da Dinâmica Card Sorting Espaço para consulta de informações setoriais: características dos setores, programas e ações que o Sebrae desenvolve em cada área, calendários de eventos, parceiros e notícias setoriais. Rótulos Descrição da informação Informações setoriais Uma observação importante feita na discussão deste item é que talvez a palavra setorial não seja de fácil compreensão para o público em geral. Foram dadas sugestões para utilizar termos como segmento e ramo de negócios, mas não se chegou a um consenso de qual seria a palavra mais acessível a ser utilizada. Consulte seu segmento Informações sobre ramo de negócios

32 32 Resultados da Dinâmica Card Sorting Espaço para consulta de processos de abertura de empresas na Central Fácil Rótulos Descrição da informação Consulte seu processo O espaço destinado para consulta do processo de abertura de empresas não foi bem compreendido, para alguns ficou a impressão de que o SEBRAE realizava este procedimento, outros disseram não compreender o que é a Central Fácil. Nesse caso, torna-se importante deixar claro para o internauta o que é a Central Fácil e qual o relacionamento do SEBRAE com este sistema Central Fácil Abertura e legalização

33 33 Resultados da Dinâmica Card Sorting Espaço com definição de termos técnicos utilizados no meio empresarial Rótulos Descrição da informação Dicionário técnico Espaço para divulgação de notícias, informações, novidades e promoções. Espaço para divulgação de notícias, informações, novidades e promoções. Espaço para busca de conteúdos e informações do site Informativo Sebrae Novidades Notícias Dicionário empresarial Pesquisa Busca

34 34 Resultados da Dinâmica Card Sorting Informações sobre o universo brasileiro de micro e pequenas empresas, percentual de formalização, participação no PIB nacional e percentual de empregos formais gerados, quantidade de empresas informais e de pessoas que possuem vinculo, formal ou não com micro e pequenas empresas. Rótulos Descrição da informação Estatísticas sobre pequenas e micro empresas Dados estatísticos O Brasil e as Micro e Pequenas Empresas Universo das Micro Empresas Dados sobre empreendedorismo

35 35 Resultados da Dinâmica Card Sorting Conteúdos, orientações úteis para quem pretende abrir um negócio com informações sobre planejamento, legalização e obtenção de linhas de crédito, entre outras. Como abrir uma empresa Abra seu negócio Começando seu Negócio Quero abrir minha empresa Rótulos Descrição da informação No caso deste cartão as opções de nomes propostas foram muito próximas da forma como está nomeada a informação no site, inclusive alguns chegaram a propor o mesmo nome que já é utilizado atualmente. Apesar de terem surgido diversas opções de nomes, todos estavam relacionados com o processo de abertura de empresas.

36 36 Resultados da Dinâmica Card Sorting Conteúdos, orientações úteis para quem já possui um negócio com informações sobre diagnóstico e planejamento empresarial, assim como disponibilização de material informativo sobre cada área específica da empresa: financeiro, marketing, legislação, gestão de pessoas e produção, entre outros. Atualize sua empresa Organize-se Aprenda mais sobre o seu negócio Organização e Reestruturação Rótulos Descrição da informação As sugestões para este cartão foram mais relacionadas à questão da organização, a gestão também foi citada, mas com menor intensidade. Há uma percepção de que as informações disponibilizadas neste espaço irão auxiliar as empresas a se organizarem. Outro tema que foi relacionado a esta informação é a questão da atualização de conteúdos, contudo com menor incidência.

37 37 Resultados da Dinâmica Card Sorting Conteúdos, orientações úteis para quem pretende ampliar o negócio com informações sobre formas de ampliar a atuação da empresa, seja como processos de associação, processos de internacionalização, franquias, eventos, entre outros. Amplie sua empresa Oportunidades para crescer Rótulos Descrição da informação Apesar de terem surgido vários rótulos para este cartão, as sugestões foram baseadas nos conceitos de ampliação e crescimento. Neste caso, assim como no cartão sobre abertura da empresa, as opções dadas são muito próximas àquela que já existe no site, contudo percebe-se que a abordagem proposta instiga o internauta a buscar a informação criando uma identificação com a necessidade dele.

38 38 Resultados da Dinâmica Card Sorting Descrição de todas as soluções (produtos e serviços) que o Sebrae oferece Produtos e serviços Aqui você acha Rótulos Descrição da informação Inicialmente houve uma confusão com relação ao entendimento do que seriam as soluções oferecidas pelo SEBRAE. Há uma visão reduzida das soluções enquanto cursos e eventos, o que mostra a necessidade de trabalhar melhor a informação do que o SEBRAE pode oferecer para os empreendedores e empresários além dos eventos. Universo Sebrae Sebrae Soluções Produtos e Serviços

39 39 Resultados da Dinâmica Card Sorting A avaliação de dois cartões gerou um pouco de confusão entre os entrevistados, pois tiveram dificuldade para diferenciar um do outro. Os cartões em questão são aqueles relacionados a formas de contato com o SEBRAE. Depois de comparar os dois cartões juntos, os rótulos sugeridos mostram os participantes conseguiram diferenciar as formas de contato. Mesmo assim, seria importante deixar bem claro que um espaço é interativo e o outro não, assim fica mais fácil para o internauta identificar qual forma de contato vai recorrer.

40 40 Resultados da Dinâmica Card Sorting Espaço com informações para contato com o Sebrae através de 0800, atendimento on line, envio de dúvidas, críticas e sugestões. Rótulos Descrição da informação Fale Conosco Contato Atendimento on line Sebrae ao vivo Sebrae Responde Espaço interativo onde o internauta poderá participar de fóruns e chats, além enviar perguntas sobre diversos temas relacionados ao empreendedorismo e ser atendido em tempo real

41 41 Resultados da Dinâmica Card Sorting Rótulos Descrição da informação Ao final da dinâmica foram sugeridas mais duas informações a serem inseridas no site, são elas: Ideias de negócios de sucesso acompanhados pelo Sebrae, com informação sobre as empresas, endereços, empreendedores e conteúdos diversos e oportunidade de trocar informações com empreendedores que Negócios de Sucesso Clientes Sebrae Espaço para os clientes consultarem suas informações, imprimirem certificados de participação em eventos, etc.

42 42 Avaliação Final do Site 5

43 43 Avaliação Final do Site Para finalizar a discussão, foi projetada imagem do site atual do SEBRAE para que os participantes pudessem comparar as suas sugestões da dinâmica com a forma como site está organizado atualmente e assim poder dizer o que pode ser mantido e o que precisa ser melhorado.

44 44 Avaliação Final do Site As opiniões sobre o site atual do SEBRAE foram divididas entre: Layout Destaque das informações Qualidade do conteúdo informativo do site Reprodução do site que foi projetado para avaliação

45 45 Avaliação Final do Site LayoutLayout Há um consenso de que a página inicial do site é muito poluída. O conteúdo poderia ser reduzido, pois há muita informação, muito texto. O ideal seria que houvesse somente os rótulos das informações, em destaque, para que ficasse mais fácil a identificação do conteúdo buscado. Talvez trabalhar com mais ícones e menos texto seja uma solução viável para melhorar o visual do site. Destaque das informações Como a página inicial está muito sobrecarregada de conteúdo escrito e banners de divulgação alguns itens importantes que mereciam maior destaque acabam ficando escondidos em meio a tanta informação. É o caso das informações para quem deseja abrir uma empresa, ampliar ou melhorar seus processos gerenciais, são informações consideradas muito interessantes e importantes, mas que não merecem o devido destaque na página inicial. Qualidade do conteúdoinformativo conteúdoinformativo O grande ponto a ser melhorado no site é a qualidade da informação disponibilizada. Muitos participantes afirmaram que acabam se frustrando quando buscam informações no site, pois o conteúdo disponibilizado nem sempre atende à necessidade de informação do internauta em termos de profundidade e esclarecimento gerado.

46 46 Avaliação Final do Site Menu do lado esquerdo contem as informações mais importantes para quem acessa o site, logo deveria ser simplificado, somente como os rótulos das informações, assim poderia ganhar mais destaque com letras maiores e ícones Menu superior está melhor resolvido, os nomes utilizados para as informações são muito próximos dos nomes sugeridos na dinâmica. A forma de destaque dos meios de contato com o Sebrae foi bem avaliada. Contudo deve estar separada de outras informações como por exemplo: central fácil e onde estamos. Box contendo muito texto também prejudica a visualização do site. A fonte pequena e o tamanho do texto Caso os links para internet fossem reunidos em um mesmo espaço, haveria um ganho de espaço que permitiria dar destaque a outras informações que podem até ser mais pertinentes para os internautas Propagandas e banners na página inicial poluem demais, tornando a visualização do site muito pesada. Há muitos itens destacados, o internauta acaba perdendo-se em meio a tanta propaganda

47 47 Considerações Finais 6

48 48 Considerações Finais Com base em tudo o que foi comentado durante os grupos é possível fazer alguns apontamentos que irão contribuir para o processo de reestruturação do site. De forma geral, pode-se afirmar que o problema do site não está necessariamente na forma como nomeia as informações, mas sim na maneira como estas estão organizadas e no tipo de conteúdo que é disponibilizado para consulta.

49 49 Considerações Finais Durante a dinâmica foi possível identificar que algumas informações não estão bem identificadas, assim como outras precisam ser melhor alocadas, seja unindo ou separando conteúdos. Agrupamento de Conteúdos Agrupamento Todos os arquivos disponibilizados gratuitamente devem estar em um mesmo local, independente do tipo de arquivo que for, ou seja texto ou mídia. Podem estar subdivididos por assunto para facilitar a busca do internauta, contudo no mesmo espaço. Hoje há dois locais destinados para download, um somente com áudios e vídeos e outro com planilhas e demais arquivos de texto, assim pode haver mais de um arquivo sobre determinado assunto e o internauta nem toma conhecimento porque estão disponíveis em espaços separados. Com relação aos links para acesso a conteúdos extra, não houve um consenso da forma como devem ser agrupados, de qualquer forma, fica claro que é necessário reuni-los de alguma forma até mesmo para não sobrecarregar a página inicial do site. Talvez o mais indicado seja dividir os links de acordo com o tipo de conteúdo que disponibilizam, visando facilitar a busca das informações por parte dos internautas, assim, poderia ser seguida a segunda opção dos participantes, com separação dos blogs e revistas e informativos. o link para a rede social Twitter deve ficar na página inicial somente com o ícone da rede.

50 50 Considerações Finais Separação de Conteúdos Separação Atualmente o espaço para cadastro também é utilizado para disponibilizar arquivos para download, o que para os participantes não faz muito sentido. Há uma compreensão de que o cadastro pode estar vinculado à liberação do acesso aos conteúdos, mas não devem estar juntos no mesmo espaço. Atualmente o internauta tem que acessar o link Seja nosso cliente para fazer o cadastro e então poder acessar os arquivos. Foi identificada a necessidade de separar a loja virtual do espaço para compra de ingressos para cursos e demais eventos. Apesar de ambos se configurarem em compras, para o internauta são diferentes e desvinculados. Não iriam até a loja virtual para comprar ingressos para cursos. O que dá para perceber é que o caminho para chegar a algumas informações é muito longo, sendo assim, é necessário simplificar o acesso, tornar o caminho mais curto e objetivo.

51 51 Considerações Finais Rótulos a serem mudados Gestão em foco, para os internautas este rótulo não remete à ideia de que sejam apresentados casos de sucesso de empreendedores que participaram dos programas do Sebrae. O ideal é utilizar um termo mais direto, que remeta exatamente ao tipo de informação que será disponibilizada. Central Fácil também não é um termo conhecido pelos usuários. Na verdade, além de não conhecerem a ferramenta, não sabem para que a mesma serve e qual a sua relação com o SEBRAE, alguns chegaram a confundir-se achando que a instituição também prestava serviços de abertura de empresas. Neste caso, além da adequação do rótulo, é necessário deixar claro para os internautas o que é a ferramenta e porque ela está disponibilizada no site do SEBRAE. Alguns rótulos utilizados atualmente não conseguem transmitir ao internauta do que se trata o conteúdo a ele relacionado, nestes casos, foi apontado pelos participantes a necessidade de adequação dos rótulos utilizados Radar, o termo não foi associado à noticias, assim como no caso de Gestão em Foco, deve ser adotado um rótulo mais objetivo, que seja mais facilmente associado ao conteúdo que será disponibilizado.

52 52 Considerações Finais Outro ponto também foi identificado durante a discussão e merece uma atenção maior é o seguinte: Fale Conosco Interatividade X Ficou confuso para os participantes qual a diferença entre estes dois itens, ambos são considerados como formas de contato com o SEBRAE, mas a linha de separação entre um e outro não ficou clara. Com base nisso, é importante que seja esclarecida a função de cada uma das formas de contato, para que não haja equívocos e o internauta julgue o site como ineficiente.

53 53 Considerações Finais Por fim, o grande problema relacionado ao site como um todo é a qualidade e profundidade das informações prestadas. Neste caso, torna-se necessário uma ampla revisão de todos os conteúdos que estão disponíveis no meio, buscando adequar o conteúdo às expectativas dos internautas. Um dos melhores exemplos surgidos durante os grupos foi relacionado ao item Quero abrir minha empresa, ao buscar as informações relacionadas a este tema o usuário espera encontrar orientações de como deve proceder para abrir o seu próprio negócio, quais as etapas deve passar, quais documentos necessita, quais órgãos deve procurar para legalizar seu negócio, quais as diferenças de regime fiscal que podem ser adotadas entre outras. Contudo, quando acessa os conteúdos, encontra informações sobre o que é ser empreendedor, como definir uma idéia, o que é planejamento etc. Na percepção deles são informações pouco práticas para quem pretende abrir um negócio. Diante disso, é necessário pensar os conteúdos da perspectiva do usuário, do que é útil e aplicável para eles, quais as informações que realmente eles esperam encontrar no site e a partir disso promover uma mudança que vai além da nomeação das informações, mas sim no tipo de conteúdo que será disponibilizado.

54 54 Anexo I Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos para Cada Cartão de Informação 7 CardSorting

55 55 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Informações sobre a atuação do SEBRAE no Estado, definição da sua missão, visão, negócio e perfil de clientes atendidos Informações sobre a atuação do SEBRAE no Brasil, com a distribuição de suas unidades por estado e quantidade de unidades de atendimento no país. Informações sobre oportunidades de estágio, emprego efetivo, free lancer ou autônomo SEBRAE no Paraná SEBRAE no Brasil Trabalhe Conosco SEBRAE Estados Oportunidades de ser um futuro profissional Atualize-se aqui no seu estado

56 56 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Informações sobre cadastro e Local para realização do mesmo. Local para o internauta se cadastrar e ter acesso a downloads, planilhas, serviços gratuitos. Cadastro GeralCadastre-seCadastro Cadastre-se aqui para receber informações Cadastre-se aquiCadastro e planilhas Informações sobre o universo brasileiro de micro e pequenas empresas, percentual de formalização, participação no PIB nacional e percentual de empregos formais gerados, quantidade de empresas informais e de pessoas que possuem vinculo, formal ou não com micro e pequenas empresas. Estatísticas sobre pequenas e micro empresas Dados estatísticos Estatísticas e parâmetros para pesquisa O Brasil e as Micro e Pequenas Empresa Universo das Micro Empresas Mundo Empresarial - Micro e Pequenas Empresas Realidade das Pequenas e Médias Empresas Dados sobre empreendedorismo Brasil e o empreendedorismo O Brasil e você micro empreendedor Conheça o mercado das pequenas e médias empresas Acesso a vídeos, áudios, gratuitos, ferramentas, aplicativos e programas diversos sobre empreendedorismo e negócios Áudios e VídeosArquivos Gratuitos

57 57 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Espaço destinado a compra de livros, revistas, materiais de apoio e inscrição e eventos promovidos pelo SEBRAE Compras e produtos Livros e publicações Livraria SEBRAE Material de ApoioProdutos SEBRAE Procure o seu material de apoio do SEBRAE Informações sobre palestras, cursos e demais eventos, com data de realização, horário, local e descrição do evento, assim como possibilidade de comparar ingressos para participação nos eventos Informações de Eventos Agenda de EventosAgenda de Cursos Cursos e Palestras Agenda de Cursos e Palestras Informações sobre cursos e datas Palestras + CursosSEBRAE Eventos Cursos SEBRAE Calendário de Eventos Saiba mais sobre o SEBRAE: eventos e cursos Eventos e cursos

58 58 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Informações sobre processos de licitação abertos pelo SEBRAE, consulta aos regulamentos, editais e resultados dos processos Informações sobre licitações Boletim de Licitações Venda seu produto para o SEBRAE Seja um fornecedor do SEBRAE SEBRAE Licitações ou Licitações SEBRAE Venda para o SEBRAE Espaço para consulta de informações setoriais: características dos setores, programas e ações que o Sebrae desenvolve em cada área, calendários de eventos, parceiros e notícias setoriais (setores agronegócio, turismo, ti/software, varejo, vestuário e construção civil.) Informações sobre ramo de negócios Informações setoriais Informações gerais e calendário de eventos Programas por setor Consulte seu segmento O que o seu setor oferta Parceiros setoriais

59 59 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Espaço com definição de termos técnicos utilizados no meio empresarial Espaço para divulgação de notícias, informações, novidades e promoções Espaço para busca de conteúdos e informações do site Entenda nosso vocabulário Informativo Sebrae Busca direta Dicionário técnico Busca Dicionário corporativo ou empresarial NovidadesNotícias Busca avançada PesquisaClique Sebrae Conteúdo e Informações

60 60 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Espaço para consulta de processos de abertura de empresas na Central Fácil Consulte seu processo Acompanhe seu processo Andamento do processo Consulte seu negócio Abertura e legalização Central Fácil Link para acesso ao Boletim do empreendedor, um informativo online mensal de notícias empresariais e de empreendedorismo Link para acesso à Revista Soluções online, uma revista do empreendedor paranaense Links para acesso a blogs relacionados a diversos temas como: empreendedorismo, comércio exterior, inovação, marketing, legislação, produção, finanças e Radar Sebrae Link seguir o Sebrae no Twitter Notícias do SebraeSebrae em sintonia Siga o Sebrae Links interessantes Acesse também

61 61 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Espaço para consulta de processos de abertura de empresas na Central Fácil Consulte seu processo Acompanhe seu processo Andamento do processo Consulte seu negócio Abertura e legalização Central Fácil Link para acesso ao Boletim do empreendedor, um informativo online mensal de notícias empresariais e de empreendedorismo Link para acesso à Revista Soluções online, uma revista do empreendedor paranaense Links para acesso a blogs relacionados a diversos temas como: empreendedorismo, comércio exterior, inovação, marketing, legislação, produção, finanças e Radar Sebrae Link seguir o Sebrae no Twitter Notícias do SebraeSebrae em sintonia Siga o Sebrae Links interessantes Acesse também

62 62 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Conteúdos, orientações úteis para quem pretende abrir um negócio com informações sobre planejamento, legalização e obtenção de linhas de crédito, entre outras. Como abrir uma empresa Abra seu negócio Abrir negócios e informações Quero abrir minha empresa Facilite aqui a abertura da sua empresa Abrir novo negócio Desafiando o seu potencial Abrir as portas para o futuro O começo Começando seu negócio Iniciar um novo desafio Está começando o seu negócio? Iniciando sua empresa Planeje e legalize Começar de maneira segura Você não está sozinho neste projeto

63 63 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Conteúdos, orientações úteis para quem pretende já possui um negócio com informações sobre diagnóstico e planejamento empresarial, assim como disponibilização de material informativo sobre cada área específica da empresa: financeiro, marketing, legislação, gestão de pessoas e produção, entre outros. Atualize sua empresa Aprenda mais sobre o seu negócio Organização e Reestruturação Aprenda a se organizar Organize-se Seja eficiente Informações estratégicas e empresariais Gestão plena Como saber se sua empresa é eficiente Gerir com qualidade Organizando Gerenciar Organizar

64 64 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Conteúdos, orientações úteis para quem pretende ampliar o negócio com informações sobre formas de ampliar a atuação da empresa, seja como processos de associação, processos de internacionalização, franquias, eventos, entre outros. Amplie seu negócio Amplie sua empresa Quer crescer? Cresça mais Organização e estruturação do seu negócio Estamos expandindo Amplie-seExpandindo Oportunidades para crescer Quero crescer e agora? Momento de crescer

65 65 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Descrição de todas as soluções (produtos e serviços) que o Sebrae oferece Produtos e serviços Aqui você acha Ache aqui produtos e serviços Sebrae tudo a verUniverso SebraeSebrae Soluções Conheça o Sebrae Informações gerais sobre produtos e serviços

66 66 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Espaço interativo onde o internauta poderá participar de fóruns e chats, além enviar perguntas sobre diversos temas relacionados ao empreendedorismo e ser atendido em tempo real Atendimento on line Pergunte que o Sebrae responde SEBRAE Responde Conecte-se já com o Sebrae Quer saber mais? Participe dos fóruns e discussões Entre em contato conosco Fale conoscoSebrae ao vivo Espaço com informações para contato com o Sebrae através de 0800, atendimento on line, envio de dúvidas, críticas e sugestões. Fale ConoscoContate o Sebrae Contato Fale agora com o Sebrae Tire suas dúvidas agora Ligue para o SEBRAE através do 0800 Conecte SEBRAE Contato para endereço e telefones Fórum Sebrae

67 67 Compilação de Todos os Rótulos Sugeridos Espaço para os clientes consultarem suas informações, imprimirem certificados de participação em eventos, etc. Clientes Sebrae Idéias de negócios de sucesso acompanhados pelo Sebrae, com informação sobre as empresas, endereços, empreendedores e conteúdos diversos. Aqui você tem a oportunidade de trocar informações e experiências com empreendedores que deram certo Negócios de Sucesso Compartilhe suas experiências Grandes e pequenos negócios


Carregar ppt "1 1 Elaborado por: Diferencial Pesquisa de Mercado Novembro de 2010 Avaliação da Classificação de Conteúdos para o Site Institucional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google