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Strata Engenharia Ltda

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Apresentação em tema: "Strata Engenharia Ltda"— Transcrição da apresentação:

1 Strata Engenharia Ltda
PROJETO BÁSICO E EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DE RODOVIA DO TIPO C.R.E.M.A. - 2ª ETAPA Rodovias: BR 040/DF/GO e BR-251/DF/GO Sub-Trechos : BR-040/DF (Duplicado) Entrº BR-050(A)/251/DF-001/003 (Brasília) – Entrº BR-050(B) (Divisa DF/GO); BR-040/GO (Duplicado) Entrº BR-050(A) (Divisa DF/GO) – Entrº GO-010 (p/Luziânia); BR-040/GO Entrº GO-010 (p/Luziânia) – Divisa GO/MG; BR-251/DF Entrº DF-295 (Divisa GO/DF) – Entrº DF-001(A) (EPCT); BR-251/GO Divisa MG/GO – Divisa GO/DF Segmentos : BR-040/DF (Pista Dupla) – km 0,00 ao km 8,4; BR-040/GO (Pista Dupla) – km 0,00 ao km 24,1; BR-040/GO – km 24,1 ao km 157,3; BR-251/DF – km 0,00 ao km 45,6; BR-251/GO – km 0,00 ao km 34,0 Extensão : 277,8 km Goiânia

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Mapa de Situação

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PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO

4 VALORES DO NÚMERO "N" - USACE
Strata Engenharia Ltda Número “N” VALORES DO NÚMERO "N" - USACE BR-020/DF 9,96E+07 BR-020/GO 6,90E+07 BR-070/DF 2,46E+07 BR-070/GO BR-080/DF 3,01E+07 BR-050/GO (Estaca 0 a 1395) 7,54E+07 5,21E+07 BR-040/DF 2,65E+08 BR-040/GO 1,19E+08 BR-251/DF 3,93E+07 BR-251/GO 2,30E+07

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Pavimentação Diagnóstico do Pavimento: LVC, IRI, FWD Análise do Diagnóstico Projeto de Restauração Métodos e Resultados : PRO 011, PRO 269, PARAGON e Retroanálise Soluções Compatibilizações

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Projeto de Restauração Diagnóstico – Conhecimento dos Problemas por meio das Avaliações Estruturais e Funcionais bem como ensaios Complementares - LVC = Levantamento Visual Contínuo - IRI = International Roughness Index - FWD = Falling Weight Deflectomer Rotativa - Sondagens Poço

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LVC

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IRI Irregularidade Longitudinal

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FWD Bacia de Deflexão

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Sondagem Rotativa Sondagem de Poço

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Catálago de Soluções CATÁLOGO DE SOLUÇÕES TÉCNICAS - DNIT (Pro-11/79 10 anos) Rodovias com revestimento em Concreto Asfáltico IRI N (USACE) IRI ≤ 3 3 < IRI ≤ 4 4 < IRI ≤ 5,5 IRI > 5,5 VMD IGG ≤ 20 IGG > 20 IGG ≤ 60 IGG > 60 IGG ≤ 100 IGG > 100 IGG ≤ 150 IGG > 150 VMD < 1000 < 6,9 E + 06 Defl < Dadm Defl > Dadm LG F5(5%) + LG Hx F5(5%) + Hx F5(10%) + Micro(1,5) F5(20%) + Micro(1,5) F5(10%) + Hx F5(20%) + Hx F5(20%) + REP + Micro(1,5) F5(30%) + REP + Micro(1,5) F5(20%) + REP + Hx F5(30%) + REP + Hx FR5(100%) + REP + H4 FR5(100%) + REP + TSDpol + H4 FR5(100%) + REP + TSDpol + Hx REC5 Acostamentos TSD Reest. De base + TSD Reest. De base + TSD(10%) TSD(90%) Reest. De base + TSD(20%) TSD(80%) Reest. De base + TSD(30%) TSD(70%) Reest. De Base + TSD REC + TSD 1000 ≤ VMD < 2000 ≥ 6,9 E + 06 < 1,43 E + 07 REC7 2000 ≤ VMD < 3000 ≥ 1,43 E + 07 < 2,14 E + 07 F5(10%) + H3 F5(20%) + H3 F5(20%) + REP + H3 F5(30%) + REP + H3 FR5(100%) + REP + H5 FR5(100%) + REP + TSDpol + H5 REC8 3000 ≤ VMD < 5000 ≥ 2,14 E + 07 < 3,57 E + 07 REC9 VMD ≥ 5000 ≥ 3,57 E + 07 REC10 Nota: FR5 = fresagem de 5 cm F5 = fresagem + reposição de 5 cm REP = reperfilagem com massa fina de CBUQ e = 2 cm LG = lama asfáltica grossa Micro = micro revestimento asfáltico em duas camadas (1,5 cm) TSDpol = tratamento superficial duplo c/ polímero REC e = reconstrução através de reciclagem de Base + revestimento com espessura de e Reest. De base = reestabilização de base com adição de 10 cm de material TSD = tratamento superficial duplo Hx = camada de CBUQ com espessura x, onde x = 40 log DP/Dadm

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Análise do Diagnóstico Linear Funcional Estrutural SINÓPTICO LINEAR – Extraído do PARAGON

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Métodos e Resultados : LEAD, PRO 011 e PRO 269

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Resultado : Retroanálise

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Soluções QUADRO COMPARATIVO DO DIMENSIONAMENTO DO REFORÇO DO PAVIMENTO - CATÁLOGO CREMA 2ª ETAPA(DNER PRO-11/79) X SOLUÇÕES DE PROJETO - DNER-PRO 269/94(TECNAPAV) Rodovia: BR 040/DF Extensão: 8,4 km Pista Dupla - Lado Esquerdo Trecho: Entrº BR-050(A)/251/DF-001/003 (Brasília) – Entrº BR-050(B)(Div. DF/GO) Sub Trecho: Entrº BR-050(A)/251/DF-001/003 (Brasília) – Entrº BR-050(B) (Divisa DF/GO) Segmento Homogêneo Parâm.Funcionais e Estruturais Np Dadm (0,01 mm)- DNER-PRO / 79 Dadm (0,01 mm)- DNER-PRO /94 (TECNAPAV) SOLUÇÕES CATÁLOGO - CREMA 2ª ETAPA SOLUÇÕES MÉTODO DNER-PRO 269/94 (TECNAPAV) Solução Adotada na Pista No Estaca Quilometro Extensão (km) Dc FWD (0,01mm) Flecha (mm) IRI (mm) IGG he CBUQ (cm) Hcg (cm) Espessura Fresagem descontínua(cm) Reciclagem Base "In Situ" c/ 3% cimento Reperfil. Massa Fina c/polímero(cm) Tratamento Supercial Simples c/polímero(cm) Lama Grossa(cm) Camada antireflexão de trincas CBUQ Faixa "B" (cm) CBUQ Faixa "C" (cm) Intervenção de Restauração Inicial Final PISTA ACOSTAMENTOS LD/LE ACOSTAMENTO LD 1 80 8,400 6,800 1,600 47,0 4 2,2 144 13,5 40,0 2,65E+08 34 37 F5(5%) + H6 Reest. da Base + TSD F5(5%) + H4 RL(5%) + H5 5,0 0,0 1,5 4,0 F5(5%) + CART + H4 2 175 4,900 1,900 56,6 3 2,5 126 13,0 F5(5%) + H10 F5(5%) + H8 RL(5%) + H10 F5(5%) + CART + H8 200 4,400 0,500 41,6 2,7 133 RL(5%) + H7,5 F5(5%) + RP(3%) + CART + H4 250 3,400 1,000 56,2 5 169 F5(5%) + H9 RL(5%) + H9,5 F5(5%) + RP(1%) + CART + H8 280 2,800 0,600 37,6 2,6 118 12,0 F5(5%) + H3 F5(5%) + H5 RL(5%) + H3,5 3,0 F5(5%) + CART + H3 6 370 1,800 53,1 2,8 120 F5(5%) + H7 RL(5%) + H5,5 F5(5%) + CART + H5 7 420 0,000 49,6 3,3 152 F5(20%) + H7 F5(20%) + H6 F5(20%) + CART + H5

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Seção Transversal: Fresagens Localizadas e Reforço

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Seção Transversal: Reparo Profundo e Reforço

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PROJETO DE MELHORIAS DIAGNÓSTICO DE PONTOS CRÍTICOS E SOLUÇÃO PROPOSTAS

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Diagnósticos: 1º - Diante da falta de estrutura viária dos municípios, as cidades acabam se desenvolvendo ao longo das rodovias pavimentadas, ocupando desordenadamente a faixa de domínio. Nessas áreas altamente comprometidas pelo povoamento, entrecortadas com o cruzamento de vias, a previsão de acidentes é impossível. 2º - A elaboração de interseções com geometria desatualizada, em entroncamentos com rodovias estaduais e municipais.

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Coleta de Dados Boletins de Registro de Acidentes de Trânsito Entrevistas com Moradores e Engenheiro da Unidade Local do DNIT Inspeção da Rodovia Avaliação da Geometria das Interseções Registro Fotográfico Levantamento Topográfico Processamento das Informações Elaboração de Croquis com Novas Interseções e Travessias Urbanas Aprimoração da solução juntamente com o Engenheiro da Unidade Local do DNIT

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BR-040 – Distrito Federal Km 1,4 – Retorno de Acesso ao Condomínio Santos Dumont Km 4,1 – Retorno para acesso clandestino ao bairro Santa Maria Km 4,4 e km 5,3 – Retorno duplo Km 5,8 – Retorno para o acesso ao Porto Seco e DF-429

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BR-040 – GOIÁS Km 0,0 ao km 5,3 – Travessia Urbana da cidade de Valparaiso Km 0,3 e km 0,5 – Retornos para a ligação à Avenida Comercial Sul e Rua Um – cidade de Valparaiso Km 1,4 e 1,9 – Retorno simples para Brasília Km 3,5 – Retorno simples para Brasília Km 6,4 ao km 14,1 – Travessia Urbana da cidade de Ocidental Km 15,4 ao km 26,2 – Travessia Urbana da cidade de Luziânia

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BR-040 – GOIÁS  Km 25,4 – Cruzamento da Avenida do Contorno e a Rua Dezenove em Luziânia Km 27,7 – Acesso a loteamento no lado esquerdo da rodovia Km 61,4 – Interseção de acesso ao povoado de São Bartolomeu Km 92,2 – Interseção com a rodovia GO-436 de acesso à Cidade de Unaí Km 94,9 ao km 96,6 – Travessia Urbana da cidade de Cristalina

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BR-251 – Distrito Federal Km 0,0 – Interseção com a rodovia DF-295 Km 5,50 a 6,70 – Interseção com a Rodovia DF-285 e Travessia de Unidade Industrial Km 8,0 – Interseção com a rodovia DF-125 que acessa o Núcleo Rural Capão Seco Km 10,8 e 14,1 – Interseção com a rodovia DF-130 Km 32,9 – Interseção de acesso à Comunidade de São Sebastião Km 37,5 – Interseção de acesso à Comunidade de Nova Betânia

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BR-251 – GOIÁS Km 12,8 e km 13,8 Interseção com Rodovia GO-010 km 20,8 – Interseção com Rodovia Estadual Km 25,3 ao 33,7 – Travessia Urbana de Comunidade Rural

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O grande número de retornos operacionais sucessivos em mesmo nível existentes ao longo da BR-040/DF e na travessia urbana de Valparaiso, inicio da BR-040/GO é um dos fatores mais evidentes que contribuem para perda de fluidez e formação de congestionamentos. O nível de serviço é drasticamente reduzido nos horários de pico devido aos elevados fluxos de tráfego que conflitam nas operações de retorno, impedindo o deslocamento preferencial do tráfego direto da pista central da via.

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Exemplo: Existem 7 (sete) retornos operacionais em mesmo nível na BR-040/DF, sendo 5 (cinco) retornos simples e 2 (dois) retornos duplos, o que dá uma média de 1 (um) retorno a cada 1,20 km, a saber:  km 1,80 – retorno simples Santos Dumont;  km 4,40 – retorno simples da ampliação de Santa Maria;  km 4,80 – retorno duplo para a Marinha “I”;  km 5,60 – retorno duplo para Marinha “II”;  km 6,10 – retorno simples para Porto Seco “I”;  km 7,00 – retorno simples para Valparaíso; e,  km 8,00 – retorno simples para Porto Seco “II”. Considerando a velocidade de 80 km/h, regulamentada para a via, os fluxos de tráfego encontram uma interferência para deslocamento a cada intervalo médio de 54 segundos, evidenciando uma situação crítica com relação à fluidez do trânsito, sem considerar as demais interseções existentes ao longo do desenvolvimento deste trecho da rodovia.

30 Detalhe do retorno km 3,5 – BR-040 GO Detalhe do retorno km 4,1 – BR-040 DF

31 Vista aérea do retorno km 5,8 –
BR-040 DF Detalhe do retorno km 5,8 – BR-040 DF

32 Vista aérea do acesso a São Bartolomeu no km 61,4 –BR-040 GO
Detalhe do acesso a São Bartolomeu no km 61,4 –BR-040 GO

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