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Rodovia BR-060/MS Projeto Executivo de Engenharia para Restauração de Rodovia - CREMA 2ª Etapa DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES.

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1 Rodovia BR-060/MS Projeto Executivo de Engenharia para Restauração de Rodovia - CREMA 2ª Etapa DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT Março / 2011

2 Estrutura da Apresentação Apresentação dos Dados do Trecho; Resumo do Orçamento; Mapa de Situação; Número N; Soluções de Restauração do Pavimento; Melhoramentos (interseções, travessias urbanas e contenção de talude); Canteiro de obras previsto; Projeto de Drenagem; Projeto de Sinalização; Diagnóstico de Obra de Arte Especial.

3 Dados do Trecho Dados do Trecho Rodovia BR-060/MS Subtrecho: Div. GO/MS - Entr. BR-163 (A) (Capim Verde) Segmento: km 0,0 ao km 241,6 Extensão: 241,6 km Lote: 1 Valor da Obra: R$ ,14 Data base: março/2010 Custo por quilômetro: R$ ,24

4 Resumo do Orçamento Resumo do Orçamento

5 Mapa de Situação Mapa de Situação

6

7 Estudo de Tráfego Estudo de Tráfego Objetivos: Definição dos Volumes Médios Diários do tráfego, composições por tipo de veículo, projeções para o período de vida útil do projeto e parâmetros necessários ao dimensionamento do pavimento. Metodologia: Contagem volumétrica e classificatória de veículos; Coleta dos dados históricos dos levantamentos de tráfego; Determinação do volume médio diário de tráfego; Projeção do tráfego; Consideração da sazonalidade; Pesquisa de ocupação de veículos de carga Cálculo do Número N.

8 Volume de Tráfego e Número N Volume de Tráfego e Número N

9 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 1 - Reciclagem de Base + CBUQ (REC7,5): Reconstrução do pavimento por reciclagem in situ indicada para os segmentos com raios de curvatura abaixo de 62m e deflexões características altas, ou seja, segmentos com espessuras acima de 13 cm de reforço estrutural com concreto betuminoso usinado a quente de acordo com o dimensionamento através do DNER PRO- 11/94: Reciclagem de 20 cm do pavimento remanescente (revestimento e base) com incorporação de 20% de brita, em peso; Imprimação; Pintura de ligação; Execução de 4 cm de revestimento com concreto asfáltico usinado a quente; Pintura de ligação; Execução de 3,5 cm de revestimento com concreto asfáltico usinado a quente. Resumo das Soluções de Restauração

10 Seção Transversal - Solução 1 Resumo das Soluções de Restauração

11 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 2 - Reparo Profundo + Reperfilagem + Reforço [RP(x%) + REP + H(x)]: Reparo profundo (RP) para a correção de defeitos, tais como afundamento plástico e panelas; reperfilagem como uma camada de regularização em segmentos em que o IRI ultrapassa o limite de 4 m/km ou para os segmentos com elevado porcentual de trincas; reforço estrutural com concreto betuminoso usinado a quente com espessura de acordo com o dimensionamento através do DNER PRO-11/94: Reparo profundo em áreas localizadas; Pintura de ligação; Execução de massa fina (reperfilagem); Pintura de ligação; Execução de concreto betuminoso usinado a quente na espessura dimensionada. Resumo das Soluções de Restauração

12 Seção Transversal - Solução 2 Resumo das Soluções de Restauração

13 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 3 - Reparo Profundo + Reperfilagem + Micro Revestimento Asfáltico [RP(x%) + REP + Micro]: Reparo profundo (RP) para a correção de defeitos, tais como afundamento plástico e panelas; reperfilagem como uma camada de regularização em segmentos em que o IRI ultrapassa o limite de 4 m/km ou para os segmentos com elevado porcentual de trincas; micro revestimento asfáltico a frio em duas camadas em todo o segmento: Reparo profundo em áreas localizadas; Pintura de ligação; Execução de massa fina (reperfilagem); Pintura de ligação; Execução de micro revestimento asfáltico a frio em duas camadas. Resumo das Soluções de Restauração

14 Seção Transversal - Solução 3 Resumo das Soluções de Restauração

15 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 4 - Reperfilagem + Reforço [REP + H(x)]: Reperfilagem como uma camada de regularização em segmentos em que o IRI ultrapassa o limite de 4 m/km ou para os segmentos com elevado porcentual de trincas e reforço estrutural com concreto betuminoso usinado a quente com espessura de acordo com o dimensionamento através do DNER PRO-11/94: Pintura de ligação; Execução de massa fina (reperfilagem); Pintura de ligação; Execução de concreto betuminoso usinado a quente na espessura dimensionada. Resumo das Soluções de Restauração

16 Seção Transversal - Solução 4 Resumo das Soluções de Restauração

17 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 5 - Reperfilagem + Micro Revestimento Asfáltico [REP + Micro]: Reperfilagem como uma camada de regularização em segmentos em que o IRI ultrapassa o limite de 4 m/km ou para os segmentos com elevado porcentual de trincas e execução de micro revestimento asfáltico a frio em duas camadas em todo o segmento: Pintura de ligação; Execução de massa fina (reperfilagem); Pintura de ligação; Execução de micro revestimento asfáltico a frio em duas camadas. Resumo das Soluções de Restauração

18 Seção Transversal - Solução 5 Resumo das Soluções de Restauração

19 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 6 - Reparo Profundo + Reforço [RP(x%) + H(x)]: Reparo profundo (RP) para a correção de defeitos, tais como afundamento plástico e panelas e reforço estrutural com concreto betuminoso usinado a quente com espessura de acordo com o dimensionamento através do DNER PRO-11/94: Reparo profundo em áreas localizadas; Pintura de ligação; Execução de concreto betuminoso usinado a quente na espessura dimensionada. Resumo das Soluções de Restauração

20 Seção Transversal - Solução 6 Resumo das Soluções de Restauração

21 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 7 - Reparo Profundo + Micro [RP(x%) + Micro]: Reparo profundo (RP) para a correção de defeitos, tais como afundamento plástico e panelas e execução de micro revestimento asfáltico a frio em duas camadas em todo o segmento: Reparo profundo em áreas localizadas; Pintura de ligação; Execução de micro revestimento asfáltico a frio em duas camadas. Resumo das Soluções de Restauração

22 Seção Transversal - Solução 7 Resumo das Soluções de Restauração

23 Pista de Rolamento SOLUÇÃO 8 - Reforço [H(x)]: reforço estrutural com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) com espessura de acordo com o dimensionamento através do DNER PRO-11/94: Pintura de ligação; Execução de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) na espessura dimensionada. Resumo das Soluções de Restauração

24 Seção Transversal - Solução 8 Resumo das Soluções de Restauração

25 Acostamento Reestabilização + Base de Solo Estabilizado + Tratamento Superficial Duplo [Reest + Base (SE) + TSD]: Reestabilização granulométrica de 20 cm de sub-base com mistura de solo na pista; Adição de base de 20 cm de solo estabilizado; Imprimação; Execução de revestimento em tratamento superficial duplo. Resumo das Soluções de Restauração

26 Melhoramentos Melhoramentos Acesso a Escola Municipal Situação Atual: As operações de desaceleração e aceleração para o acesso à Escola Municipal (km 48,2) são realizadas sobre a pista uma vez que não existem acostamentos pavimentados nem tapers. Solução Proposta: A melhoria proposta é a de se instalar, nos dois lados da rodovia, tapers para desaceleração e aceleração e baia para ônibus facilitando as operações de conversão e instalação de sinalização visando o aumento da segurança para os usuários.

27 Acesso a Escola Municipal Melhoramentos Melhoramentos

28 Acesso ao Distrito de Paraíso das Águas Situação Atual: Localizada no km 61,7, permite o acesso ao Distrito de Paraíso das Águas (Município de Costa Rica). Trata-se de um dispositivo do tipo rótula vazada, com tráfego preferencial na rodovia BR-060. Está situada em curva horizontal, apresentando ramos confusos. Solução Proposta: A nova concepção substitui a geometria atual para um dispositivo do tipo rotatória de quatro ramos, com raio interno de 30 metros, reduzindo a velocidade de aproximação e proporcionando maior segurança à população. Melhoramentos Melhoramentos

29 Acesso ao Distrito de Paraíso das Águas Melhoramentos Melhoramentos

30 Acesso à Bela Alvorada Situação Atual: Localizado entre os km 92,9 e 93,5, o distrito de Bela Alvorada desenvolveu-se às margens da rodovia, principalmente do lado esquerdo. Na extensão do distrito, as operações de desaceleração e aceleração são executadas sobre a pista e o acesso é realizado pelo acostamento, não pavimentado. Solução Proposta: Foi prevista a implantação de faixas auxiliares de tráfego ao longo do segmento, dotadas de faixas de aceleração e desaceleração em suas extremidades, facilitando as operações de conversão. Melhoramentos Melhoramentos

31 Acesso à Bela Alvorada Melhoramentos Melhoramentos

32 Acesso a MS-324 B Situação Atual: Localizada no km 98,6, permite o acesso à rodovia MS-324, para Figueirão. Trata-se de um dispositivo não pavimentado. Solução Proposta: Foi prevista a implantação de um dispositivo do tipo gota, sem ilhas triangulares canalizadoras de tráfego, com faixas de aceleração e desaceleração na Rodovia BR-060. Melhoramentos Melhoramentos

33 Acesso a MS-324 B Melhoramentos Melhoramentos

34 Acesso a Camapuã Situação Atual: Localizada no km 196,8, trata-se de um dispositivo tipo rotatória circular. As condições de giro e de retorno são razoáveis. Solução Proposta: Dentro das limitações decorrentes da ocupação das áreas adjacentes, foram previstas melhorias, especialmente nas ilhas canalizadoras de aproximação e do círculo central. Melhoramentos Melhoramentos

35 Acesso a Camapuã Melhoramentos Melhoramentos

36 Acesso a bairro em Camapuã Situação Atual: Localizada no km 199,5, o dispositivo não pavimentado apresenta inadequadas opções de entrada e saída do bairro. Solução Proposta: Foi prevista a implantação de um dispositivo tipo rótula vazada, com faixas de aceleração e desaceleração na rodovia, disciplinando o tráfego local e oferecendo boas condições de giro e retorno. Melhoramentos Melhoramentos

37 Acesso a bairro em Camapuã Melhoramentos Melhoramentos

38 Contenção de talude – Camapuã Situação Atual: Próximo ao km 199,6, o talude esquerdo da rodovia apresenta instabilidade, devido à concentração de águas pluviais oriundas da rodovia. A prefeitura executou a canalização destas águas, entretanto não foram tomadas providências para a estabilização do talude. Solução Proposta: Será prevista a execução de muro de arrimo com gabiões caixa, na altura de 2,0 m ao longo do talude formado pela área formada pelo campo de futebol da AABB e a revegetação do talude. Melhoramentos Melhoramentos

39 Acesso à Vila Industrial de Camapuã Situação Atual: O acesso à Vila Industrial de Camapuã, pelo km 203,7, não apresenta qualquer dispositivo que oriente o tráfego. As operações de aceleração e desaceleração são feitas na pista uma vez que não existe acostamento pavimentado neste ponto. Solução Proposta: Foi prevista a implantação de um dispositivo simples (tipo entroncamento), sem ilha canalizadora de tráfego, e dotada de faixas de aceleração e desaceleração na rodovia BR-060. Melhoramentos Melhoramentos

40 Acesso à Vila Industrial de Camapuã Melhoramentos Melhoramentos

41 Entroncamento com a Rodovia MS-338 Situação Atual: Localizada no km 204,6, trata-se de um dispositivo não pavimentado e permite o acesso a Ribas do Rio Pardo, pela rodovia MS-338. Solução Proposta: Limitado pela ocupação das áreas adjacentes, foi prevista a implantação de um dispositivo tipo gota, com faixas de aceleração e desaceleração na rodovia BR-060. Melhoramentos Melhoramentos

42 Entroncamento com a Rodovia MS-338 Melhoramentos Melhoramentos

43 Canteiro de Obras Previsto Canteiro de Obras Previsto Localização: km 66,74 (1,4 km do eixo da rodovia) - 5,0 km do município de Paraíso

44 Layout Canteiro de Obras Previsto Canteiro de Obras Previsto

45 Projeto de Drenagem Projeto de Drenagem Drenagem Superficial Os dispositivos de drenagem superficiais existentes encontram-se, em sua grande maioria, em boas condições do ponto de vista estrutural e hidráulico, necessitando de reparos ou reconstrução em alguns trechos em mau estado de conservação. Deverão ser executadas limpezas nas sarjetas, valetas, meios-fios e descidas dágua nos segmentos onde se fizerem necessários.

46 Obras-de-Arte Correntes Os bueiros que não atendem à vazão de projeto deverão ter sua seção de drenagem aumentada. Para tanto, será prevista a substituição dos bueiros existentes por novos dispositivos que atendam à vazão de projeto ou a adição de novos bueiros, resultando em uma capacidade adicional à existente. Os bueiros a serem adicionados serão do tipo tubular metálico, sem interrupção de tráfego (tunnel line). Os bueiros a serem substituídos por celulares deverão ser construídos com a interrupção parcial do tráfego (meia-pista) e demolição e reconstrução do corpo estradal, gerando quantitativos de serviços de terraplenagem e pavimentação. Projeto de Drenagem Projeto de Drenagem

47 Projeto de Sinalização Projeto de Sinalização Sinalização Horizontal Serviços Propostos: Execução da sinalização de zebrados, bordo, e de faixa na extensão total do trecho; Material utilizado: Tinta acrílica; Cadência da Pintura de Faixa: 1:3 (segmento pintado de 4 metros para o interrompido de 12 metros). Sinalização Vertical Serviços Propostos: Implantação, substituição e remoção de placas; Material utilizado: Placas retrorrefletivas; Placas de Regulamentação, Advertência e Indicativas.

48 Diagnóstico de Obra de Arte Especial Diagnóstico de Obra de Arte Especial Cadastro das OAEs Existentes

49 Diagnóstico das OAEs Existentes O diagnóstico preliminar das obras-de-arte especiais teve por finalidade orientar os estudos para recuperação das mesmas, inclusive quanto à necessidade de reforço estrutural, alargamentos e acréscimo de comprimento para adequação da seção de vazão. Os estudos realizados permitiram definir o termo de referência para que o DNIT possa contratar os projetos executivos específicos. Diagnóstico de Obra de Arte Especial Diagnóstico de Obra de Arte Especial


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