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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Novembro de 2010 Projeto Geor Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade - Resultados.

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Novembro de 2010 Projeto Geor Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade - Resultados de T1 -

2 2 Sumário I – Introdução 04 II – Perfil do Público Alvo 15 III – Resultados do Projeto 22 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 50

3 3 Dados Técnicos do Projeto Projeto: Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Gestor do Projeto Walderes de Lourdes Bello Coordenador Nacional Fabianni Silveira Melo Coordenador Estadual Osmar Dalquano Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Comércio Varejista

4 Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta informalidade : A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público-alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. O Que é o GEOR Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade

8 8 Objetivo Geral do Projeto Revitalização do espaço comercial na área central da cidade de Curitiba, melhorando o desempenho das empresas do comércio varejista de bens e serviços, tornando-as mais competitivas. Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade

9 9 Focos Estratégicos do Projeto Criação e consolidação da Governança do território; Melhoria da competitividade das empresas com foco na inovação e na qualidade da gestão empresarial e nos serviços fornecidos; Ampliação, qualificação e inovação da oferta de produtos turísticos e associados, promovendo a turistificação do destino; Acesso a crédito facilitado para atuais e novos negócios que venham a complementar o mix de negócios existentes no território; Posicionamento da imagem comercial do território e ampliação do mix de lojas tendo como referência os atrativos do Shopping a Céu Aberto; Ampliar as vendas das empresas situadas no território; Responsabilidade social e ambiental. Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade

10 10 Público Alvo do Projeto Grupo de empresas do comércio varejista de bens e serviços localizadas na área central da cidade de Curitiba, no entorno do Paço da Liberdade. Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade

11 11 Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade 1 - Aumentar o faturamento em 10% em 2009 e 10% em Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 e 5% em Índice de avaliação dos atributos de imagem 8,5 em 2009 e 9 em Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até Melhorar o índice de qualidade no atendimento ao cliente em 10% em 2009 e 10% em Aumentar o índice de compras do comércio local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em relação à média do Estado. Resultados Buscados pelo Projeto

12 12 Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade 7 - Atrair 10 novos negócios na região entre comércio, alimentação, hospedagem e serviços de turismo até 2010 e atrair 10 novos até Segmentar, diversificar e incluir o espaço na oferta de atrativos turísticos da cidade de Curitiba até Formatar um novo produto turístico para a região (roteiros para visitação espontânea do tipo faça você mesmo, restaurante temático etc) até 2010 e 1 até Estabelecer um circuito cultural e artístico no território (eventos) até Instalação de serviços para atender o turista visitante na região até Implantar uma solução de responsabilidade social e/ou sustentabilidade na empresa/região com a participação das empresas e associações até 2013* Aumentar o fluxo de pessoas em 5% em 2012 no território trabalhado**. Resultados Buscados pelo Projeto

13 13 Períodos de Análise T1 Período no qual são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2009 T1 Período no qual são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2009 Este relatório traz os resultados de T1 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade

14 14 Metodologia de Coleta e Amostra Público Alvo* Amostra Margem de Erro 91695,8% A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, aplicados por telefone. A coleta ocorreu entre os dias 26 de agosto a 4 de outubro de Foram entrevistados 114 empreendedores da região do Paço Municipal, sendo 69 participantes do Projeto e os outros 45 que se localizam na mesma região mas não aderiram ao projeto. Os dados desta pesquisa referem-se a fase T1 do projeto. Participantes Público Alvo* Amostra Margem de Erro ,8% Não Participantes *Em pesquisa realizada pela Diferencial Pesquisa de Mercado foram levantados 697 empreendimentos na Região do Paço Municipal.

15 Capítulo II – Perfil do Público Alvo

16 16 Perfil do Público Alvo Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 14 anos Idade média das Empresas 14 anos Base: 65** Mediana: 9 anos Média Interna*: 12 anos *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. ** Total de entrevistados que informaram o ano de fundação da empresa. Base: 45** Idade média das Empresas 17 anos Idade média das Empresas 17 anos Mediana: 10 anos Média Interna*: 14 anos ParticipantesNão Participantes

17 17 Perfil do Público Alvo Idade dos Entrevistados Base: 68*Base: 45 Idade média 46 anos Idade média 46 anos Mediana: 45 anos Média Interna: 46 anos Mais novo: 22 anos Mais velho: 83 anos Idade média 45 anos Idade média 45 anos Mediana: 45 anos Média Interna: 45 anos Mais novo: 24 anos Mais velho: 72 anos ParticipantesNão Participantes *Um entrevistado não informou a idade.

18 18 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 69 Base: 45 ParticipantesNão Participantes

19 19 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 68*Base: 45 *Um entrevistado não informou a escolaridade.

20 20 Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Tempo médio de atuação 17 anos Tempo médio de atuação 17 anos Mediana: 12 anos Média Interna: 15 anos Menor tempo de experiência: 3 anos Maior tempo de experiência: 47 anos Tempo médio de atuação 14 anos Tempo médio de atuação 14 anos Mediana: 13 anos Média Interna: 13 anos Menor tempo de experiência: 1 anos Maior tempo de experiência: 40 anos ParticipantesNão Participantes Base: 68*Base: 45 *Um entrevistado não informou o tempo como empresário.

21 21 Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 69 Atividades Desenvolvidas Base: 48* * Entrevistados que exerciam alguma atividade anteriormente. Base: 45 Participantes Não Participantes Base: 25*

22 Capítulo III – Resultados do Projeto

23 23 Primeiro Resultado Aumentar o Faturamento em 10% em 2009 e 10% em Participantes Medida Faturamento Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total R$ R$ Média R$ R$ Mediana R$ R$ Desvio Padrão R$ R$ Mínimo* R$ 0 R$ Máximo R$ R$ Total De Empresas Respondentes** 33 Meta para T1 (2009) R$ Meta para T2 (2010) R$ * Uma das empresas não havia iniciado as atividades. ** Considerando as empresas que responderam para ambos os anos.

24 24 Resultado T0 (Ano 2008) Meta T2 (Ano 2010) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T1 (Ano 2009) Faturamento Aumentar o Faturamento em 10% em 2009 e 10% em Participantes Primeiro Resultado

25 25 Mediana R$ Distribuição das Empresas pelo Faturamento em Participantes % de Empresas Faturamento Base: 33* Média R$ * Total de empresas que informaram o faturamento. Primeiro Resultado

26 26 Primeiro Resultado Faturamento Médio – Participantes e Não Participantes Faturamento Médio Participantes Não Participantes 2008 R$ R$ R$ R$ Δ%Δ% 6%10% Base3335

27 27 Segundo Resultado Aumento o Número de Ocupações em 5% em 2009 e 5% em Participantes Medida Número de Ocupações Ano 2008 (T0)Ano 2009 (T1) Total Média 77 Mediana 65 Desvio Padrão 66 Mínimo 01 Máximo 3641 Total De Empresas Respondentes* 69 Meta para T1 (2009) Ter 488 ocupações Meta para T2 (2010) Ter 512 ocupações * Considerando as empresas que responderam para ambos os anos.

28 28 Número de Ocupações Aumento o Número de Ocupações em 5% em 2009 e 5% em Participantes Segundo Resultado Resultado T0 (Ano 2008) Meta T2 (Ano 2010) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T1 (Ano 2009)

29 29 Distribuição das Empresas pelo Número de Ocupações em 2009 – Participantes Mediana 5 % de Empresas Número de Ocupações Base: 69* Média 7 Segundo Resultado * Total de empresas que informaram o número de ocupações.

30 30 Segundo Resultado Número Médio de Ocupações – Participantes e Não Participantes Número Médio de Ocupações Participantes Não Participantes ,77, ,68,5 Δ%Δ% -1%8% Base6945

31 31 Terceiro Resultado Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,5 em 2009 e 9,0 em Participantes Resultado não mensurado Base: NOTA: foram atribuídas notas de 1 a 10 para cada atributo. *Média aritmética de todos atributos.

32 32 Resultado não mensurado MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimoMáximo Credibilidade9,21,510,03,010,0 Qualidade de suporte técnico9,11,19,05,010,0 Qualidade nas relações interpessoais9,01,710,01,010,0 Comunicação9,01,410,05,010,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos8,81,49,05,010,0 Oferta de produtos8,81,69,03,010,0 Liderança no mercado8,81,59,02,010,0 Qualidade no atendimento ao cliente8,61,59,03,010,0 Preços competitivos, bons preços8,21,88,01,010,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,81,39,23,610,0 Base60-69 NOTA: foram atribuídas notas de 1 a 10 para cada atributo. Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,5 em 2009 e 9,0 em Participantes Terceiro Resultado

33 33 Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,5 em 2009 e 9,0 em Participantes Terceiro Resultado Meta T1 (Ano 2009)

34 34 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem – Participantes e Não Participantes Terceiro Resultado Média Participantes Não Participantes Δ%Δ% Credibilidade9,29,11% Qualidade de suporte técnico9,1 0% Qualidade nas relações interpessoais9,09,1-1% Comunicação9,09,1-1% Eficácia dos conteúdos oferecidos8,88,9-1% Oferta de produtos8,89,0-2% Liderança no mercado8,89,0-2% Qualidade no atendimento ao cliente8,69,1-5% Preços competitivos, bons preços8,28,4-2% Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem8,8 0% Base

35 35 Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas até 2009 e 100% em 2010 Quarto Resultado Ano 2009 (T1) Percentual de empresas que participaram de ações de inovação e tecnologia 100% Meta para T1 (2009) Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas Meta para T2 (2010) Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 100% das Empresas Fonte: Levantamento de dados de TI. Resultado repassado pelo gestor do projeto.

36 36 Implantar Soluções de Inovação e Tecnologia em 50% das Empresas até 2009 e 100% em 2010 Quarto Resultado Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T1 (Ano 2009)

37 37 Melhorar o Índice de Qualidade no Atendimento ao Cliente em 10% em 2009 e 10% em 2010 Quinto Resultado Aguardando informações do Gestor do projeto

38 38 Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Sexto Resultado Para calcular este resultado é necessário usar uma base de crescimento do Estado, no caso um indicador divulgado pela FECOMÉRCIO, e sobre ele estabelecer a meta mencionada – acrescentando 5%. Como o dado da FECOMÉRCIO é apresentado de forma deflacionada pelo IPCA Brasil, também foi necessário usar esse recurso nos dados obtidos pela pesquisa. Além disto, o resultado buscado refere-se às empresas da região e não aos participantes apenas (média ponderada do crescimento de participantes e não participantes).

39 39 Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Sexto Resultado Ano 2009 Crescimento das vendas do comércio no Estado em 2009* 0,95% MetaAumentar em 5% Resultado buscado**1,0% *Percentual acumulado nos últimos 12 meses em dezembro de Fonte: Fecomércio. Vale ressaltar que para Fecomércio utiliza-se como base no item Vendas o faturamento bruto, ou seja, a receita bruta mensal proveniente de revenda de mercadorias da unidade comercial, incluindo-se todos os impostos e taxas que incidem sobre os bens faturados pelas empresas: ICMS, IPI, COFINS e outras. ** 0,95% x 1,05 = 1%

40 40 Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Sexto Resultado Crescimento Bruto 10% Crescimento Deflacionado** 5,5% Volume* 87% Crescimento Bruto 10% Crescimento Deflacionado** 5,5% Volume* 87% Crescimento Bruto 6% Crescimento Deflacionado** 1,6% Volume* 13% Crescimento Bruto 6% Crescimento Deflacionado** 1,6% Volume* 13% Participantes Não Participantes Crescimento Ponderado 5% Crescimento Ponderado 5% Na região do Paço foi levantado a existência de 697 empresas. Como 91 aderiram ao projeto, pode-se estimar que sua participação (ou volume dentro deste contexto) é de 13%. ** Utilizando o IPCA Brasil acumulado em dezembro de 2009, de 4,312%.

41 41 Aumentar o Índice de Compras do Comércio Local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em Relação à Média do Estado Sexto Resultado Resultado T1 (Ano 2009) Meta T1 (Ano 2009)

42 42 Atrair Dez Novos Negócios na Região entre Comércio, Alimentação, Hospedagem e Serviços de Turismo até 2010 e Atrair Dez Novos até 2013 Sétimo Resultado Censo a ser realizado em 2011

43 43 Segmentar, Diversificar e Incluir o Espaço na Oferta de Atrativos Turísticos da Cidade de Curitiba até Oitavo Resultado Já está no catálogo novo da prefeitura a Praça Tiradentes e o Paço da Liberdade, incluídos no roteiro turístico da cidade chamado Novo em Curitiba.

44 44 Formatar Um Novo Produto Turístico para a Região (Roteiros para Visitação Espontânea do tipo Faça Você Mesmo, Restaurantes Temáticos etc) até 2010 e Um até 2013 Nono Resultado Já está no catálogo novo da prefeitura um roteiro turístico da cidade chamado Novo em Curitiba* *Em T0 não existia o que hoje é o SESC Cultural - Paço da Liberdade, com roteiro de visitação específica

45 45 Estabelecer um Circuito Cultural e Artístico no Território (Eventos) até Décimo Resultado SESC cultural já está instalado e em funcionamento com programação diária.

46 46 Instalação de Serviços para Atender o Turista Visitante na Região até 2010 Décimo Primeiro Resultado Ainda não existem serviços para este objetivo.

47 47 Implantar Uma Solução de Responsabilidade Social e/ou Sustentabilidade na Empresa/Região com a Participação das Empresas e Associações até 2013 Décimo Segundo Resultado Este resultado será mensurado em 2013.

48 48 Aumentar o Fluxo de Pessoas em 5% em 2012 no Território Trabalhado Décimo Terceiro Resultado Este resultado será mensurado em 2011.

49 49 Resumo dos Resultados Resultados Quantitativos Resultado T0Resultado T1 1ºFaturamento R$ R$ ºNúmero de ocupações ºÍndice de avaliação dos atributos de imagem 8,8 4º Percentual de empresas que participaram de ações de inovação e tecnologia 100% 6ºVariação do Índice de Compras 5%

50 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto

51 51 Informações Adicionais Base: 45 Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Base: 63* * Nunca participaram ou não participam mais de entidades de classes ou atividades associativas. Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 38% Não 62% Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 38% Não 62% Participantes Não Participantes Base: 69 Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 41% Não 59% Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 41% Não 59% Base: 41*

52 52 Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas De Quais Associações Participa? Base: 5* * Total de empresas que participam de associações e informaram quais participam. Sindifer 1 citação Federação das Associações e Cooperativas de Artesão dos Paraná 2 citações Associação Comercial do Paraná 2 citações Federação das Associações e Cooperativas de Artesão dos Paraná 2 citações Base: 2* Participantes Não Participantes

53 53 Informações Adicionais Realização de Parcerias Base: 16** Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? * Total de empresas que responderam a questão. **Total de empresas que realizam parcerias. Expresso em números absolutos. Base: 63* Base: 41* Participantes Não Participantes Base: 8**

54 54 Informações Adicionais Base: 16* Realização de Parcerias Que Tipo de Parcerias Realizou? Estas empresas com as quais o senhor manteve parcerias, pertenciam ao projeto do Paço Municipal do qual o senhor faz parte? *Total de empresas que realizam parcerias e souberam informar se o parceiro pertencia ao projeto Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Foi aceito mais de um item como resposta Sim, algumas 5 citações Não 11 citações Base: 12** Base: 4** Apenas Participantes responderam esta questão

55 55 Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 58* *Total de entrevistados que participaram de atividades promovidas pelo Sebrae em Apenas Participantes responderam esta questão

56 56 Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 30* *Empresas que realizaram investimento em 2009 e informaram o valor. Menor Investimento Declarado: R$ 100 Maior Investimento Declarado: R$ Base: 69 Base: 45 Participantes Não Participantes Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 14* Menor Investimento Declarado: R$ 800 Maior Investimento Declarado: R$

57 57 Informações Adicionais Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 33* *Empresas que realizaram investimento em 2009 e informaram sua destinação. Investimentos Base: 17*

58 58 Informações Adicionais Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? *Empresas que informaram quais foram os principais diferenciais Diferenciais da Empresa Base: 49*Base: 41*


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