A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: SGA EMPRESARIAL x GESTÃO AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: SGA EMPRESARIAL x GESTÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: SGA EMPRESARIAL x GESTÃO AMBIENTAL
COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA: SGA EMPRESARIAL x GESTÃO AMBIENTAL AULA 07 Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc

2 Riscos Ambientais, Normas ISO e “Gestão Ambiental” nas Empresas
ISO = International Organization for Standardization: ONG constituída em 1947 em Genebra, que hoje congrega mais de 100 países; O CT 207, intitulado gestão ambiental conta com a participação de cerca de 56 países; O Brasil participa da ISO através da ABNT. Normas ISO 14000: grupo de normas que fornecem ferramentas e estabelecem um padrão de sistemas de “Gestão Ambiental” (entendida como conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização na sua interface com o meio ambiente.

3 Riscos Ambientais, Normas ISO e “Gestão Ambiental” nas Empresas
Relatam-se as seguintes potencialidades decorrentes do uso das Normas ISO 14000: A Médio Prazo: Avaliação dos riscos ambientais; Recuperação de áreas degradadas; Relatório de auditoria ambiental; Preparação de Planos de Emergência e Contingenciamento; Determinação de impactos ambientais; Projetos para o meio ambiente.

4 Riscos Ambientais, Normas ISO e “Gestão Ambiental” nas Empresas
A Longo Prazo: Produtos e processos mais limpos; Conservação dos RNs; “Gestão” de resíduos industriais; “Gestão” racional do uso da energia; Redução da poluição global.

5 Riscos Ambientais, Normas ISO e “Gestão Ambiental” nas Empresas
A ISO é uma norma de adesão voluntária que contém requisitos para implantação do SGA de uma empresa, podendo ser aplicada a qualquer atividade econômica Etapas da implantação do SGA: Definição da Política Ambiental da Organização; Planejamento (estabelecimento de objetivos e metas ambientais); Implementação e Operação; Monitoramento e Ações Corretivas; Revisões Gerenciais.

6 Riscos Ambientais, Normas ISO e “Gestão Ambiental” nas Empresas
A adesão voluntária à ISO é condicionada pelos seguintes fatores: Exigência de clientes; Exigência da matriz; Exigência de órgãos de financiamento; Pré requisito em licitações; Cumprimento de legislação; Ambiente interno da empresa: modernização do sistema de qualidade; código ambiental do setor; preocupação com futuras gerações.

7 MELHORANDO CONCEITOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
Definição de ATOR SOCIAL: instituição, grupo social ou indivíduo com poder de influenciar e/ou decidir sobre questões sociais.

8 MELHORANDO CONCEITOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
Definições de GESTÃO AMBIENTAL Selden, PERSPECTIVA CENTRALIZADORA Governo como condutor, diretor e controlador do uso de recursos naturais Instrumentos determinantes incluindo medidas econômicas, regulamentos e normalização, investimentos públicos e financiamentos, requisitos institucionais e judiciais Hurtubia, PERSPECTIVA ECONÔMICA- ECOLÓGICA  Qualquer gestor, tem a tarefa de administrar o uso produtivo de um determinado recurso renovável. Não reduz a produtividade a qualidade ambiental que está normalmente em consonância com o desenvolvimento de uma atividade

9 MELHORANDO CONCEITOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
Encyclopedia Britannica, PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA Natureza para benefício do homem. Controle apropriado do meio ambiente físico propicia o uso ambiental com mínimo abuso, buscando manter as comunidades biológicas. Interim Mekong Committe, PERSPECTIVA CONSERVACIONISTA Manter os ecossistemas dentro de suas zonas de resiliência, assegurando a produtividade prolongada. Lanna, PERSPECTIVA SOCIAL Articulação das ações dos diferentes agentes sociais, que interagem em um dado espaço; Garante princípios e diretrizes previamente acordados/definidos; e Garante a adequação dos meios de exploração dos recursos ambientais.

10 MELHORANDO CONCEITOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
Definição de Gestão Ambiental (CGEAM – IBAMA) Processo de mediação de interesses e conflitos entre atores sociais que agem sobre os meios físico- natural e construído. Este processo de mediação define e redefine, continuamente, o modo como os diferentes atores sociais, por meio de suas práticas, alteram a qualidade do meio ambiente, e também como se distribuem os custos e benefícios decorrentes das suas ações.

11 ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO
O processo de globalização, que enseja relações de complexidade crescente, é um dos fenômenos mais presentes na vida das organizações nos dias atuais: Interligação do mundo: possibilitada pelo avanço e profusão da tecnologia e da informação; Processo de mudança contínua: as mudanças têm uma lógica subjacente preponderantemente econômica, privilegiando os conhecimentos tecnológicos e informacionais, que estão ao alcance das empresas de maior porte; No processo de globalização atual é evidente o foco sobre a questão econômica, caracterizando um mundo em desequilíbrio: processo de exclusão social, exclusão política na discussão do futuro da humanidade (relações entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, devido ao conhecimento, tecnologia, capacidade de investimento) e na discussão da questão da proteção ambiental A miséria é um dos grandes empecilhos para se alcançar a sustentabilidade: constata-se que “a globalização da pobreza” ocorre em época de notável progresso tecnológico!

12 ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO
Os estudos sobre a sustentabilidade do planeta têm evidenciado cada vez mais a responsabilidade dos países desenvolvidos em terem que adotar um modelo de desenvolvimento altamente insustentável; A grande propagação da ideologia do desenvolvimento foi possível porque instituições financeiras passaram a controlar a política econômica dos Estados nacionais, considerados agentes fundamentais do processo de desenvolvimento; Abordagens explicativas tradicionais, por não captarem toda a complexidade das inter-relações que estão sendo construídas, estão sendo substituídas por abordagens interdisciplinares (como a Abordagem Sistêmica e a da Sustentabilidade, que consideram que os vários sistemas - econômico, social, ambiental, político, ético, etc. - estão interligados) novas interpretações da realidade ao nível mundial, organizacional e pessoal, e Há um pessimismo em relação à cultura vigente: caminhar para uma visão sistêmica do mundo, e não tratar a natureza como um depósito seria uma saída possível a natureza tem o direito de existir mesmo que não possua valor econômico para o homem!

13 ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO
VISÃO SISTÊMICA: adequada para avaliar SISTEMAS COMPLEXOS!!! CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES COMPLEXAS: Imprevisibilidade; Coexistência, no mesmo campo, de fenômenos de lógicas complementares, concorrentes e antagônicas, As relações e inter-relações entre as partes de um sistema complexo produzem EMERGÊNCIAS (características novas) que podem ser positivas, negativas, ou inibidoras as transformações podem tornar os sistemas mais ricos ou mais pobres. O ambiente, as organizações e as empresas são considerados como sisstemas complexos!!! “Toda relação organizacional exerce restrições ou limitações sobre os elementos ou partes que lhe são submissos. Eles são exercidos pelas partes independentes umas sobre as outras, restrições das partes sobre o todo, restrições do todo sobre as partes” (MORIN 1977).

14 ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO
A empresa é um sistema, que funciona, ao mesmo tempo, em “circuito aberto” (visão econômica neoclássica que se baseia sobre uma determinação externa do comportamento) e em “circuito fechado” (visão que postula uma certa autonomia, que acredita que a própria conduta/política geral da empresa determina seu comportamento). Atualmente é necessário reunir duas visões que se opõem!!!


Carregar ppt "DISCIPLINA: SGA EMPRESARIAL x GESTÃO AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google