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April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Speakers name Position Company Country Mario Dirani Diretor de Infraestutura Ferroviária Ferrovias para o Progresso.

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1 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Speakers name Position Company Country Mario Dirani Diretor de Infraestutura Ferroviária Ferrovias para o Progresso 30 e 31 de Janeiro 1º de Fevereiro de 2012 WTC Convention Center São Paulo, BRASIL

2 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Competências da DIF / DNIT Programa de Segurança Ferroviária-PROSEFER Empreendimentos em desenvolvimento Obras ferroviárias do DNIT no PAC Corredor Ferroviário de Santa Catarina Ferrovia Litorânea Administração do Patrimônio Desenvolvimento Tecnológico SUMÁRIO

3 COMPETÊNCIAS

4 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Implementar a infraestrutura do Sistema Federal de Viação, sob jurisdição do Ministério dos Transportes. Competências da DIF (Regimento Interno) Desenvolver projetos, executar obras e administrar o patrimônio do setor ferroviário. Competências do DNIT (Lei /2001)

5 PROSEFER

6 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Objetivos Minimizar os conflitos decorrentes das operações ferroviárias Identificar as obras prioritárias para inclusão nos PPA Criar um instrumento de gestão para o Governo Planejar ações e intervenções nos locais identificados

7 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas 17 corredores ferroviários 95% das cargas ferroviárias (2008) 15 mil km de ferrovias 16 estados cruzamentos levantados 355 invasões identificadas 122 intervenções prioritárias

8 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Valores do Programa por Tipo de Intervenção Total: R$ 7,066 bilhões (2009) Contorno R$ 3,427 bilhões Variante R$ 2,424 bilhões Sol. Integrada R$ 0,557 bilhões PNs R$ 0,659 bilhões

9 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Total: R$ 19,240 bilhões (2009) 19 Bilhões (R$) Valores dos Benefícios Socioeconômicos Tempo de obstrução Custos de Acidentes Consumo de Combustível Emissão de Gases Custo de Guarita Valorização Imobiliária Venda de Áreas Benefícios 6,163 10,303 2,566 0,055 0,082 0,001 0,070

10 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Atual Previsto Possibilidade de Ganho Operacional Rodoviário 58% Aquaviário 13% Ferroviário 25% Aquaviário 13% Aeroviário e Dutoviário 4% Rodoviário 53,8% Ferroviário 29,2% Ganho de 16,7% para o modo ferroviário

11 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Benefícios para a sociedade Melhoria da qualidade de vida nas cidades Maior segurança para as populações lindeiras Redução do risco de acidentes Ganho operacional e redução de custos Benefícios para o governo Criação de um instrumento de gestão Identificação de obras e ações prioritárias Banco de dados atualizável

12 EMPREENDIMENTOS

13 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Programa de Empreendimentos da DIF 21 projetos ferroviários – R$ 45 milhões 14 obras ferroviárias – R$ 724 milhões

14 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Apucarana/PR Bálsamo Bauru/SP Botucatu/SP Corredor Ferroviário/SC Dois Córregos/SP Itaúna/MG Jaú/SP Litorânea/SC Matão/SP PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO Ourinhos/SP Patrocínio/MG Pederneiras/SP Pindamonhagaba/SP Rolândia/PR Sto Antônio do Monte/MG S. Carlos/SP Serrana/SP S. Felix/BA S. Francisco do Sul/SC S. José do Rio Preto/SP

15 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Araraquara/SP Barra Mansa/RJ Camaçari/BA Campo Grande/MS Campos Altos/MG Divinópolis/MG Joinville/SC OBRAS FERROVIÁRIAS Juiz de Fora/MG Maringá/PR Mogi das Cruzes/SP Paverama/RS Santa Maria/RS S. Francisco do Sul/SC Três Lagoas/MS

16 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Extensão : 8,5 km de contorno 27 km de pátio Investimentos: R$ 98 milhões Conclusão: Julho 2012 PAC - Araraquara

17 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA PAC – Barra Mansa Extensão :(pátio+adequação) 14 km Investimentos: R$ 45 milhões Conclusão: Agosto 2013

18 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA PAC – Camaçari Extensão: (variante) 18 km Investimentos R$ 103 milhões Conclusão Julho 2013

19 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA PAC - Joinville Extensão: (contorno) 18 km Investimentos: R$ 51 milhões Conclusão: Julho 2015

20 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA PAC – Maringá Extensão: (rebaixamento) 12 km Investimentos: R$ 116 milhões Conclusão: Março 2012

21 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA PAC – S. Francisco do Sul Extensão: (contorno) 8 km Investimentos: R$ 23 milhões Conclusão: Setembro 2012

22 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Ferrovias de Santa Catarina Tubarão Içara Imbituba Araquari Mafra Porto União Herval DOeste Cel. Freitas Dionísio Cerqueira São Miguel do Oeste Lages Porto Alegre - Corredor Ferroviário de SC - Ferrovia Litorânea FERROVIAS PLANEJADAS: FERROVIAS EXISTENTES: LEGENDA: - Ferrovia Tereza Cristina - Ferrovia ALL (América Latina Logística) Itajaí São Francisco do Sul Joinville Florianópolis

23 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Ferrovia Litorânea de Santa Catarina Imbituba-Araquari 236 km Projeto Executivo – R$ 19 milhões A Ferrovia Litorânea interligará os portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, viabilizando o Corredor Ferroviário de Santa Catarina. Prevê-se o aumento da densidade de carga de 6 milhões de toneladas em 2010 para 9 milhões em 2030.

24 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Corredor Ferroviário de Santa Catarina Itajaí-Chapecó-Dionísio Cerqueira 848 km Estudo de Viabilidade – R$ 4,3 milhões O Corredor Ferroviário escoará a produção do oeste do estado para os portos, integrando os modais de transporte. A ferrovia tornará os produtos da agroindústria mais competitivos no mercado internacional. Em 2030 a ferrovia deverá transportar 5,7 milhões de toneladas nos trechos mais movimentados.

25 PATRIMÔNIO

26 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA TRANSFERÊNCIA DOS BENS DA RFFSA (Lei 11483/2007) Bens móveis e imóveis operacionais, arrendados às concessionárias ferroviárias Bens móveis não operacionais, para destinação adequada conforme o caso Bens imóveis não operacionais, para constituição de reserva técnica Acervo técnico e documental, para preservação do conhecimento e da memória ferroviária

27 TECNOLOGIA

28 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA NORMAS E PROCEDIMENTOS FERROVIÁRIOS* 29 Instruções de Serviços (ISF) 5 Especificações Técnicas de Materiais (ETM) 17 Especificações Técnicas de Serviços(ETS) 17 Procedimentos de Inspeção de Materiais (PIM) * Em desenvolvimento

29 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA INPF Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias

30 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA INSTITUIÇÕES DE REFERÊNCIA Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias (INPF)

31 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA CRIAÇÃO DO INPF A criação do INPF foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Executiva do DNIT em 24/03/2004 (Relato 282/2004). As entidades de classe do setor ferroviário, inclusive a ANTF, a ABIFER e o SIMEFRE, formalizaram seu apoio ao projeto. A modelagem do Instituto foi aprovada pelo DNIT depois de receber contribuições do setor.

32 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA MISSÃO DO INPF Contribuir para o desenvolvimento e modernização do transporte ferroviário do país, aperfeiçoando, integrando, normatizando, certificando e transferindo tecnologia para a concepção, difusão e gestão de ações do setor.

33 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA ÁREAS DE PESQUISAS Infraestrutura Geometria / Drenagem / Geotecnia / Estruturas Superestrutura Lastro / Dormente / Trilho / Fixação / AMV Material Rodante Veículos de tração / Rebocados Sinalização e Segurança Sistemas de sinalização, monitoramento e manutenção preventiva Operação Logística / Economicidade

34 April 20 – 21, 2010, Bogota, COLOMBIA Engº Mario Dirani Diretoria de Infraestrutura Ferroviária - DIF Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT Contato: tel. (61)


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