A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNED Macaé DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AMBIENTAL ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE & NATUREZA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNED Macaé DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AMBIENTAL ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE & NATUREZA."— Transcrição da apresentação:

1 UNED Macaé DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AMBIENTAL ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE & NATUREZA Prof a. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

2 UNED Macaé SOCIEDADE & NATUREZA METABOLISMO SOCIAL: processo social de transformação da natureza, através do qual a própria realidade se transforma. NATUREZA EXTERNA NATUREZA (trabalho) INTERNA (relações sociais)

3 UNED Macaé SOCIEDADE & NATUREZA MATERIALISMO: Ontológico: dependência unilateral do ser social em relação ao biológico; Epistemológico: existência independente, causal e legiforme de alguns objetos; Prático: homem como reprodutor/transformador das formas sociais. Marx: PRÁXIS/ABORDAGEM REALISTA E RELACIONAL (DIALÉTICA) Epicuro: rejeição às explicações teológicas: TODA A EXISTÊNCIA MATERIAL É INTERDEPENDENTE E RELACIONADA AOS ÁTOMOS RELAÇÕES SOCIAS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDAS E REJEIÇÃO À VISÃO TEOLÓGICA DE MUNDO: bases do materialismo dialético.

4 UNED Macaé SOCIEDADE & NATUREZA A DIALÉTICA – o conceito de Sartre: Itinerário do pensamento humano em seu enfrentamento com a natureza e com a sociedade, para transformá-las. É alógica da ação. Procede mediante contradições, negações construtivas e sínteses parciais, nunca acabadas e sempre sob questão. (Anzieu, 1971, apud TOZONI REIS et al., 2007). OUTROS PRESSUPOSTOS: Qualquer transformação envolvendo seres humanos só é possível a partir do agrupamento das pessoas. (TOZONI REIS, 2007); Todo e qualquer grupo exerce uma função histórica de manter ou transformar as relações sociais, desenvolvida em decorrência do modo de produção. (LANE, 1984 apud TOZONI REIS et al., 2007);

5 UNED Macaé SOCIEDADE & NATUREZA A UTOPIA MARXISTA: TRANSFORMAÇÃO SOCIAL MUDANÇA DOS MODOS DE PRODUÇÃO REGULAÇÃO RACIONAL DO METABOLISMO COM A NATUREZA CONTROLE COMUNITÁRIO/APROXIMAÇÃO CAMPO-CIDADE A superação da insustentabilidade do modelo capitalista/industrialista requer: Ruptura das relações de exploração do trabalho, mas também transcendência - regulação da relação metabólica sociedade&natureza perpassando a ciência moderna e a indústria!!!!!

6 UNED Macaé SOCIEDADE & NATUREZA Marx e Liebig: os enclosures, a segunda revolução agrícola e a degradação do solo: FERTILIDADE HISTÓRICA (Anderson) X FERTILIDADE ABSOLUTA (Malthus) A RENDA CAPITALISTA DO SOLO ESTÁ REGULADA PELO LUCRO INDUSTRIAL!!! Deslocamento da força de trabalho; Destruição acelerada das formas simples de produção mercantil pela produção mecanizada. ÊXODO RURAL; AGLOMERAÇÃO URBANA; POLUIÇÃO; PATOLOGIAS SOCIAIS!!!!!

7 UNED Macaé SOCIEDADE & NATUREZA ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA: Relações c/ o mundo externo mediadas Relações c/ o mundo interno: por instrumentos previamente componentes separados – divisão produzidos social do trabalho Dissolução das relações c/ o meio físico-natural (a terra) e no interior do tecido social ALIENAÇÃO e SEPARAÇÃO CIDADE/CAMPO FALHA METABÓLICA

8 UNED Macaé O VALOR DA NATUREZA RIQUEZA MATERIAL RIQUEZA SOCIAL (natureza apta para ser consumida) MERCADORIA: riqueza material e valor de troca VALOR DE TROCA (da natureza) se expressa somente por VALOR DE TROCA DOMINAÇÃO DA NATUREZA

9 UNED Macaé O VALOR DA NATUREZA INTRODUÇÃO – EDI Após leitura dos textos O metabolismo com a natureza A ecologia de Marx e Marx´s Ecology, responda às questões abaixo: 1)A luz do conceito de metabolismo social, explique a afirmativa: A essência do peixe, escreveriam Marx e Engels, em A ideologia alemã, é o seu ser, água... A essência do peixe de água doce é a água de um rio. Mas deixa de ser a essência do peixe e não é mais um meio adequado de existência assim que o rio passa a servir à indústria, assim que é poluído...Tudo isso aponta para o fato de que o ser do peixe estaria num certo sentido alienado em decorrência da práxis humana. Em FOSTER, Bellamy. A ecologia de Marx. 2) Explique como Epicuro influenciou o materialismo dialético. 3) Relacione o duplo conceito de riqueza às práticas de dominação da natureza. 4) Sintetize a avalie criticamente a proposta de Sociedades de Produtores Associados.

10 UNED Macaé O VALOR DA NATUREZA REFLEXÃO FINAL: AFINAL, QUANTO VALEM A VIDA E A NATUREZA?


Carregar ppt "UNED Macaé DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AMBIENTAL ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE & NATUREZA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google