A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNED Macaé Um novo olhar sobre a Questão Ambiental -Conceitos de Desenvolvimento – Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc. DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNED Macaé Um novo olhar sobre a Questão Ambiental -Conceitos de Desenvolvimento – Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc. DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 UNED Macaé Um novo olhar sobre a Questão Ambiental -Conceitos de Desenvolvimento – Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc. DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AMBIENTAL

2 UNED Macaé O MODELO ATUAL DE DESENVOLVIMENTO Premissas: 1 - suprimento inesgotável de matéria e energia; 2 - capacidade infinita do meio em reciclar matéria e absorver resíduos Fonte: Braga, 2005

3 UNED Macaé ALGUNS DADOS DO FINAL DO SEC. XX: Os países industrializados, com 26% da população mundial, consomem a produção de 80% da energia, 79% de aço, 86% de outros metais, 85% de papel, 53% de gordura, 38% de proteína e 34% de calorias Os países periféricos, com 74% da população mundial ficam apenas com 20% da energia, 21% do aço, 14% de outros metais, 15% de papel, 47% de gordura, 62% de proteína e 66% de calorias. Um cidadão norte-americano padrão consome a mais que um cidadão indiano: –50 vezes mais aço; 170 vezes mais borracha sintética; 300 vezes mais plástico; e 250 vezes mais combustível para motores. E mais: um cidadão norte-americano consome duas vezes a energia consumida por um europeu, cinco vezes a energia consumida por um indiano, cento e sessenta e oito vezes a energia consumida por um tanzaniano e novecentas vezes a energia utilizada por um morador do Nepal!!! Um cidadão norte-americano padrão causa de 25 a 50 vezes mais impacto no meio ambiente que um cidadão de um país pobre!!! O impacto ambiental global está duplicando a cada 14 anos devido crescimento econômico das nações ricas!!! O MODELO ATUAL DE DESENVOLVIMENTO

4 UNED Macaé BASES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Fonte: Braga, 2005

5 UNED Macaé BASES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Modelo do Desenvolvimento Sustentável – Premissas: 1 – Dependência do suprimento externo e contínuo da energia do Sol; 2 – Uso racional da energia e da matéria, com ênfase na conservação e diminuição dos desperdícios; 3 – Promoção de reuso e reciclagem dos materiais; 4 – Controle da poluição e diminuição da geração de resíduos; 5 – Crescimento populacional com perspectivas de estabilização. Fonte: Braga, 2005

6 UNED Macaé A CONTRIBUIÇÃO DE IGNACY SACHS Os cinco pilares do desenvolvimento sustentável: a)Social; b)Ambiental; c)Territorial: distribuição espacial dos recursos; d)Econômico: viabilidade econômica; e e)Político: governança democrática. ECODESENVOLVIMENTO (década de 70): estilo de desenvolvimento que, em cada ecoregião, insiste nas soluções específicas de seus problemas particulares, levando em conta os dados ecológicos da mesma forma que os culturais, as necessidades imediatas como também aquelas a longo prazo. (...) PLURALISMO TECNOLÓGICO; SOLIDARIEDADES DIACRÔNICA E SINCRÔNICA!!!

7 UNED Macaé CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades (Relatório Brundtland, 1987). OBS: Relatório Brundtland é o documento intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987, e elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que: reafirma uma visão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento; ressalta os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas; e aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.

8 UNED Macaé DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE Questão para reflexão: pode existir um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?? The vision of sustainable development (MIT Press, 1992): Recognize that there can be no long term economic growth unless it is environmentally sustainable; Maintain credibility with society, which is necessary to sustain business operations; Maintain enterpreneurial freedon trhough voluntary initiatives rather than regular coercion.

9 UNED Macaé DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE Questão para reflexão: pode existir um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?? Esgotou-se um projeto civilizatório: desenvolver ou modernizar as sociedades tradicionais através da industrialização, do crescimento econômico e do progresso; O aumento do PIB per capita não gera necessariamente o bem-estar à maioria da população, bem-estar esse uma promessa não cumprida da modernidade; A crise do desenvolvimento está na profunda contradição e impossibilidade da conciliação entre PROGRESSO, CRESCIMENTO ECONÔMICO ILIMITADO e FINITUDE DOS RECURSOS NATURAIS; Neste contexto, firma-se através de uma operação diplomática, ideológica e social a noção de desenvolvimento sustentável, com o objeto de conciliar o inconciliável.

10 UNED Macaé DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE Questão para reflexão: pode existir um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?? A formulação vaga e contraditória que se observa na definição de desenvolvimento sustentável teve o objetivo de permitir colocar de acordo posições até então inconciliáveis de desenvolvimentistas e ambientalistas; Nos dois primeiros Fóruns Sociais, em Porto Alegre, RS, ainda havia conferências sobre e grupos temáticos sobbre questões ambientais diversas. No último, em 2003, há um só nicho para todos esses problemas: o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, mais nada!!!

11 UNED Macaé DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE Questão para reflexão: pode existir um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?? Se o princípio poluidor prossegue, mas agora as empresas reivindicam a qualificação como sustentáveis, pode ser que se tenha promovido algum DESLOCAMENTO ESPACIAL E JURÍDICO DA RESPONSABILIDADE pela poluição ou pelo uso intensivo de recursos!!! Outras máximas do DS: END OF PIPE SOLUTIONS: revisão de MEIOS não de metas!!! MORE WITH LESS = MOTO-CONTÍNUO????!!!!! SMALL IS BEATIFUL

12 UNED Macaé DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE O consenso entre as diversas correntes: –Deve-se renunciar à crença de um crescimento econômico exponencial ilimitado; –Não se pode falar em desenvolvimento sustentado apoiado na exportação maciça dos recursos naturais locais; –O ritmo crescente da degradação ambiental não pode ser mantido; –A qualidade de vida deve ser o objetivo fundamental de qualquer desenvolvimento; –A fé indiscriminada no progresso através da ciência e tecnologia não pode ser mantida; –Não é possível se manterem os altos níveis de consumo dos países industrializados e das elites dos países do Terceiro Mundo –O processo para alcançar o DS (!?) deve desenvolver-se, primeiramente, em nível local, antes de afirmar-se em nível global.

13 UNED Macaé DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE O consenso no Brasil (?) – Agenda 21 Brasileira (BRASIL, 2004): A nível local, o desenvolvimento sustentável (como proposto pela Agenda 21) requer que o desenvolvimento econômico local apóie a vida comunitária e sua força, e que aproveite os talentos e recursos das pessoas que a integram.

14 UNED Macaé A CONTRIBUIÇÃO DE AMARTYA SEN - O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE O pressuposto: O crescimento econômico não pode ser considerado como um fim em si mesmo. O desenvolvimento tem de estar relacionado sobretudo com a melhora da vida que levamos e das liberdades que desfrutamos(SEN, A., 1999). O conceito: O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de agente(SEN, A., 1999).

15 UNED Macaé A CONTRIBUIÇÃO DE AMARTYA SEN - O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE Liberdades Instrumentais: centrais p/ o processo de desenvolvimento: - Oportunidades econômicas; - Liberdades políticas; - Facilidades sociais; - Garantias de transparência; - Segurança protetora.

16 UNED Macaé DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE Questão para reflexão: qual(is) é(são) a(s) diferença(s) conceituais entre SUSTENTABILIDADE e DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?? SUSTENTABILIDADE subentende um novo projeto civilizatório: Nova ética de crescimento na qual os objetivos econômicos do progresso se subordinem às leis de funcionamento dos sistemas naturais e a critérios de respeito à dignidade humana e de melhora da qualidade de vida.

17 UNED Macaé Assim... Construindo uma RACIONALIDADE AMBIENTAL DEFESA DO PLURALISMO CULTURAL E DO DIÁLOGO DE SABERES NUM CAMPO CONFLITIVO - a interdisciplinaridade ambiental!!!! Conformação de PERCEPÇÃO HOLÍSTICA e INTEGRADORA que reincorpora os valores da natureza e da democracia participativa, no CONTRAFLUXO da racionalidade vigente. CUIDADO: armadilha da RETOTALIZAÇÃO DO SABER!!! Construindo um SABER AMBIENTAL: Incorporação de normas ambientais ao comportamento dos agentes econômicos e às condutas individuais, problematizando os paradigmas: PRÁTICAS NÃO-CIENTÍFICAS – HIBRIDAÇÃO CULTURAL E CO-EVOLUÇÃO DOS SABERES. OBS – SABER: processo pelo qual o SUJEITO se encontra modificado pelo trabalho realizado para conhecer!

18 UNED Macaé Concluindo... A construção da RACIONALIDADE e do SABER AMBIENTAL implica em um novo processo civilizatório e num novo projeto de DESENVOLVIMENTO.


Carregar ppt "UNED Macaé Um novo olhar sobre a Questão Ambiental -Conceitos de Desenvolvimento – Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc. DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google