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1 Coordenadoria Geral da Universidade Gestão Estratégica.

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Apresentação em tema: "1 Coordenadoria Geral da Universidade Gestão Estratégica."— Transcrição da apresentação:

1 1 Coordenadoria Geral da Universidade Gestão Estratégica

2 2 Agenda Processo de Avaliação Institucional Estrutura do Planes/Unicamp vigente Execução e acompanhamento do Planes Processo de Revisão do Planes

3 3 Gestão Estratégica CONSU COPEI CGU/ Colaboradores Órgãos responsáveis Órgãos/ Unidades Comissões locais de planejamento Organização Planejamento Definição de Estratégias Execução Avaliação/Revisão Análise/aprovação Avaliação Institucional Análise/aprovação/propostas Propostas/sugestões/ dados sistematizados Planes locais Acompanhamento local/ Diretrizes institucionais Gestão dos Projetos Estratégicos Visão de Futuro alcançada Estratégias/Objetivos Programas/Linhas Projetos Estratégicos Contribuição Resultado Planejamento/Avaliação (alto valor/colaborativo/flexível) UNICAMP

4 4 Processo de Avaliação Institucional

5 5 Processo realizado por iniciativa do Conselho Estadual de Educação, através da deliberação CEE 04/00 de 22 de março de Processo concluído com a aprovação do relatório final da avaliação em 30/05/2006. Avaliação Institucional

6 6 O processo tem caráter institucional devendo ser contínuo e permanente contemplando: A eficácia e eficiência do seu ensino A importância dos seus programas de pesquisas A relevância da sua produção cultural e científica A eficácia da formação profissional O significado da importância das ações comunitárias Condições gerais e específicas dos cursos de graduação e pós-graduação Qualidade da gestão administrativa e financeira Avaliação Institucional Deliberação CEE 04/00

7 7 Avaliação Institucional das Unidades de Ensino e Pesquisa e Colégios Avaliação baseada em indicadores acadêmicos Associação com o Planejamento Estratégico Processo conduzido pela COPEI Comissões Internas e Externas Cronograma – previsão de início em 31 de março de 2009, conclusão em maio de Avaliação Institucional Deliberação CONSU

8 8 Comissões executoras do processo de avaliação 1. Comissões Internas 2. Comissões Externas 3. Comissão Central de Avaliação – COPEI (incluindo as subcomissões de área) Pró-Reitorias – análise de todo o material da avaliação segundo suas áreas de atuação. Avaliação Institucional Estrutura e Organização

9 9 Um pouco de história... O início dos trabalhos começaram com o estudo de indicadores em Indicadores mencionados na Avaliação Institucional Levantamento de indicadores utilizados em algumas Universidades brasileiras - Indicadores utilizados pela CAPES para avaliação dos programas de pós-graduação - indicadores utilizados pelo ranking de Shanghai - Indicadores utilizados pelo Times Higher Education Supplement - Indicadores utilizados por outros diversos rankings universitários - Indicadores de algumas Universidades americanas: Penn State, OhioState, Arizona, California (Los Angeles), Illinois at Urbana, Michigan, Minnesota, Texas at Austin, Washington e Wisconsin-Madison. - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPUBLICA - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - Indicadores de avaliação de excelência em ensino médio e técnico - Pursuing Excellence in Higher Education – Brent Ruben (Ed. Jossey Bass) - outros... Avaliação Institucional Novo formato para a formulação das questões

10 10 - Objetividade - Facilidade de acesso e manipulação dos dados de sustentação - Avaliação de resultados, primordialmente - Articulação com o Planejamento Estratégico da Unidade/Colégio - Análise comparativa com outras instituições do Brasil e do exterior - Avaliação dos temas Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Gestão Acadêmica e Colégios - Atenção às especificidades de cada área do conhecimento (Biológicas e Biomédicas, (Tecnológicas, Exatas, Humanidades e Artes, Colégios) Avaliação Institucional Orientações gerais

11 11 - Questões divididas nos temas de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Gestão acadêmica - Respostas textuais ou de múltipla escolha sempre com a possibilidade do avaliador comentar/justificar a(s) alternativa(s) escolhida(s) - Disponibilidade de um conjunto de questões específicas para a avaliação dos Colégios técnicos - Gestão acadêmica – foco nas atividades diretamente ligadas às atividades acadêmicas fim da Universidade Avaliação Institucional Estrutura básica dos formulários

12 12 Ambiente computacional de apoio ao processo de avaliação Avaliação Institucional

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18 18 Até 31 de março de 2009 – constituição das comissões internas Até 09 de Outubro de 2009 – construção da base de dados de suporte e estruturação do ambiente midiawiki de suporte 13 de Outubro de 2009 – início dos trabalhos de avaliação interna Até 15 de Dezembro de 2009 – relatório sobre o andamento dos trabalhos; indicação de uma lista de 10 nomes para a composição da comissão externa Até 28 de Fevereiro de 2010 – composição das comissões externas Até 13 de Março de 2010 – conclusão do processo de avaliação interna; abertura do ambiente para os avaliadores externos Até 29 de Maio de 2010 – conclusão do processo de avaliação externa Até 30 de Junho de 2010 – recebimento pela CGU das manifestações das Unidades Setembro de 2010 a Agosto de 2011 – consolidação dos relatórios pela COPEI, Pró-Reitorias e CGU e encaminhamento ao CONSU – aprovado em Setembro/2011. Avaliação Institucional Cronograma de trabalho

19 19 Processo de Planejamento Estratégico

20 20 Missão da Unicamp Criar e disseminar o conhecimento na ciência e tecnologia, na cultura e nas artes, através do ensino, da pesquisa e da extensão, dentro de referenciais de excelência em todos os campos do saber, mantendo um ambiente de respeito à diversidade propício à convivência e ao livre debate das idéias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Formar profissionais capazes de constante aprendizado, preparados para atuar com base nos princípios éticos e com vistas ao exercício pleno da cidadania.

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22 22 Estrutura do Planes Planejamento 2003 Áreas Estratégicas Ensino Pesquisa Extensão Administração/Gestão Qualidade de Vida Para cada Área Estratégica foram definidas Estratégias... Estratégias... da Área Estratégica de Ensino - exemplos: Atualização e readequação dos conteúdos curriculares.... Adequação sistemática da infra-estrutura física e de pessoal Estímulo às atividades interdisciplinares, inter-unidades... As Estratégias são traduzidas por um conjunto de Programas/Linhas de ação... Programas/Linhas de Ação... para as Estratégias de Ensino: P1 - Qualificação e expansão do Ensino de Graduação P2 - Ampliação e revisão dos programas de Pós-Graduação P4 - Educação a Distância Os Programas são implantados por um conjunto de Projetos Estratégicos Projetos Estratégicos... para o Programa P1 – Qualificação e expansão da Graduação - exemplos: Infra-estrutura para salas de aula/laboratórios de ensino Reestruturação curricular Criação de um Centro de Apoio ao Ensino de Graduação Internacionalização da Graduação Prioridade Órgão responsável

23 23 Definição dos Projetos Estratégicos Os projetos são definidos pelas Pró-Reitorias, CGU e Gabinete do Reitor para atender as estratégias do Planes/Unicamp. Estas estratégias são definidas a partir da última Avaliação Institucional e dos planejamentos estratégicos locais das Unidades de ensino e pesquisa e órgãos administrativos.

24 24 Execução e acompanhamento do Planes/Unicamp Revisão anual dos Projetos Estratégicos na COPEI Prestação de contas dos responsáveis pelos projetos e solicitações para o próximo período Distribuição dos recursos R$ ,00 em 2005 (orçamentário - contingenciado) R$ ,00 em 2006 (extra-orçamentário) R$ ,00 em 2007 (extra-orçamentário) R$ ,00 em 2008 (orçamentário) R$ ,00 em 2009 (orçamentário) R$ ,00 em 2010 (orçamentário) R$ ,00 em 2011 (orçamentário) R$ ,00 em 2012 (orçamentário) Possibilidade de sempre rever a lista de Projetos (cancelar ou adicionar novos projetos) Mais detalhes em: Mas.....

25 25 As estratégias atuais são suficientes para se chegar a Visão de Futuro da Universidade? Os projetos/ações estratégicas necessárias estão com o andamento a contento? O que está bom e precisa ser mantido? O que precisa ser melhorado? Revisão Planes/UNICAMP

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27 27 O Planes e a Avaliação Institucional PLANES Avaliação Institucional Foco Diagnóstico

28 28 CONSU PROPOSTA DE REVISÃO DO PLANES/UNICAMP COPEI Pró-Reitorias/Comissões ad-hoc CGU Avaliação Institucional Planes/UNICAMP atual (livreto verde) Projetos Estratégicos Planes locais das Unidades/Órgãos Andamento dos projetos estratégicos Áreas estratégicas Estratégias Programas Estratégias Justificativas Pontos fortes, pontos a melhorar, pontos fracos, avaliação O Processo de Revisão dos Planes/UNICAMP

29 29 Propósito: Visão, Missão, posicionamento, princípios, valores O que nós queremos ser? Estratégias O que nós vamos fazer? Ambiente Externo O que nos é permitido fazer? Ambiente Interno O que nós sabemos fazer? Triângulo Estratégico

30 30 Propósito: Visão, Missão, posicionamento, princípios, valores O que nós queremos ser? Estratégias O que nós vamos fazer? Ambiente Externo O que nos é permitido fazer? Ambiente Interno O que nós sabemos fazer? O Planes/UNICAMP e os Planes locais Estratégias locais Ambiente Externo local Ambiente Interno local

31 31 O Planes/UNICAMP e os Planes locais Planes/UNICAMP Colégios Institutos e Faculdades Pró-Reitorias COCEN

32 32 Planes/UNICAMP vs Planes locais vs Planos de Gestão Planes/UNICAMP Colégios Institutos e Faculdades Pró-Reitorias COCEN Planos de Gestão inspiram enriquecem Planes locais...

33 33 Principais resultados do Planes/Unicamp (1/3) Visão mais clara do caminho que a Unicamp pretende seguir no próximo período Introdução de novas práticas de discussão e encaminhamento de questões estratégicas institucionais – participação efetiva das Unidades, colaboradores docentes, funcionários e alunos Melhor qualificação no atendimento das demandas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e qualidade de vida da Universidade

34 34 Principais resultados do Planes/Unicamp (2/3) Melhoria na infra-estrutura de salas de aula. Iniciativas efetivas para a melhoria da pesquisa na Unicamp: auxílio à pesquisa para docente em início de carreira, estímulo para a apresentação de novos projetos temáticos, reforço para a unidade de apoio ao pesquisador, premiação para os melhores trabalhos do PIBIC. Revisão, adequação e sistematização das normas e regulamentos dos cursos de pós-graduação. Equipamentos e mobiliários para as bibliotecas seccionais e arquivos setoriais Realização de eventos importantes como os Fóruns permanentes, Fórum das Humanidades e a UPA (Universidade de Portas Abertas)

35 35 Implantação do Sistema de Gestão Ambiental na Universidade Infra-estrutura para a melhoria da programação da TV-Unicamp Espaço da Escrita Programa do Artista Residente Maior preocupação com a institucionalização da Extensão Principais resultados do Planes/Unicamp (3/3)

36 36 Formalização da arvore estratégica da Unicamp – estratégias, indicadores e metas Estudo de cenários e Análise de riscos Análise de ambiente interno e externo em termos institucionais O que ainda falta para fazer e/ou melhorar....

37 37 Processo de Revisão do Planes – cronograma inicial Abertura de áreas no Siplanes para os representantes (titulares e suplentes), se for necessário Ajuste do ambiente de cada uma das Unidades/Colégios (os órgãos administrativos ligados à PRDU, CGU, GR e PG entregarão a documentação a parte) Entrega do plano estratégico local no formato resumido pelo sistema Siplanes Preparação do material para a Revisão do Planes/Unicamp para as Pró-Reitorias (consolidação com os resultados da AI ) Elaboração pelas Pró-Reitorias das propostas de revisão e apresentação na COPEI. Até final de Set/2010 Até final de Dez/2010 Jan/Fev/ Mar/2011 Abril a Nov/2011 Aprovado pelo CONSU em 27/Março/2012 !!

38 38 Dúvidas


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