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Criando um curso no Moodle

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Apresentação em tema: "Criando um curso no Moodle"— Transcrição da apresentação:

1 Criando um curso no Moodle
Cibele A. C. Marques Fabiola Rizzo Sanchez José Carlos Balbino

2 Tela inicial

3 Fazendo o primeiro acesso
Clique aqui e crie um curso Quando você fizer o login entrará nesta tela

4 Página de configuração do curso

5 Itens de preenchimento obrigatório
Nome completo (o nome completo do curso é apresentado no topo de cada página do curso e na lista de cursos) Nome breve (aqui pode ser usado uma sigla - este nome breve será usado em alguns lugares onde a utilização do nome completo não é apropriada (por exemplo: na descrição do assunto das mensagens de )

6 Sumário do curso é opcional – descrição do curso que será exibida na lista de cursos.
Formato:  Layout do curso  (um tópico ou vários por página) Número de semanas ou tópicos (número de módulos ou semanas) Data de início do curso  (Dia/Mês/Ano) Tamanho máximo de upload  (deixar até 1mB é aconselhável)

7 Você poderá traduzir as palavras:
'Manager' - Editor 'Teacher' - Tutor 'Non-editing teacher‘ - Moderador 'Student' - Estudante

8 Inserindo usuários Opções para inserir usuários
Na tela inicial do curso Escolha administração do site, usuários, contas. Inscrição manual (escolha a opção Acrescentar novo usuário); Inscrição por arquivo (opção: Carregar lista de usuários).

9 Para usar a opção Carregar Lista de Usuário
Deve-se usar o Excel e salvar como arquivo com extensão/formato .csv É obrigatório ter os seguintes itens no Excel: Nome Sobrenome Endereço de Cidade/Município Nome Sobrenome Cidade/Município País

10

11 Criando um fórum Ativar ou desativar edição
Atenção: Quando um curso é criado no Moodle, um fórum de noticias é criado automaticamente. No entanto, outros fóruns também podem ser acrescentados. Para criar um fórum no tópico principal, vá em "Adicionar atividade" e depois em "Fórum" (lembre-se de verificar se a edição foi ativada).

12 Os fóruns podem ser de dois tipos: Discussão simples - é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso. Fórum geral - é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.

13 No fórum define-se se o aluno vai: 
somente ver as questões e respostas existentes, sem responder nada,  participar da discussão respondendo as colocações existentes, abrir novos tópicos de discussão, além dos existentes e responder o que desejar.

14 A príncípio ativar a edição para criar e/ou fazer alterações.
Para cada recurso ou atividade já instalada pode-se executar: - Ativar edição - Torna possível a edição do bloco ou item; - Mostrar, esconder ou deletar um item; - Remover um item ou bloco do seu curso; - Mover um item - permite que você mova um item para outro tópico ou bloco; Mover para direita ou para esquerda. Você pode mover blocos para as colunas da esquerda ou direita. Mover para cima ou para baixo. Você pode mover blocos ou itens para cima ou para baixo em suas respectivas áreas.

15 Ferramentas:mover, excluir, fechar, duplicar, atualizar...

16 Editando um tópico no curso
Escolha esta opção para editar o título do tópico

17 Ao clicar aqui abrirá a tela com as opções de atividades que é possível criar.
Escolha a opção página

18 Título do tópico Editor de texto para criar a aula. Aqui é possível inserir figuras, links e formatar seu texto.

19 O editor html é semelhante a  um editor de texto comum, como o Word por exemplo. Maiores detalhes sobre o mesmo você pode obter passando o mouse em cima de cada icone de cada ferramenta.  Uma descrição básica é apresentada, sendo fácil, por exemplo,  alterar tipos e tamanhos de letras, assim como colocá-las em negrito, itálico ou sublinhá-las.

20 É possível também inserir imagens ou textos.
Para adicionar imagem basta ir no editor de html clicar no ícone de imagem, ir na pasta onde está a imagem desejada, escolhê-la e clicar em "OK".

21 Salvando o texto

22 Atividades são as opções que geram um feeedback do aluno;
Você tem todas estas opções para formatar seu curso da maneira que desejar. Atenção Atividades são as opções que geram um feeedback do aluno; Recursos são utilizados para criar textos, inserir arquivos – se quiser inserir um tutorial, links (URL), livros.

23 Criar notícia Clique na “mão” para editar

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25 Inserindo um questionário
Escolha esta opção para criar uma lição no final do módulo

26 Inserindo um questionário

27 Clique em Editar questionário para inserir as questões.

28 Geralmente deixamos a nota 10,00 e para cada pergunta inserimos o valor que deverá ser computado a cada resposta certa. Adicione a sua pergunta aqui.

29 Ao escolher adicionar uma pergunta, esta caixa é aberta e é oferecido vários tipos de perguntas.

30 Na resposta certa deixe o total de 100%

31 Após terminar clicar aqui.
A nota máxima deve ser sempre 10,00 – ou o valor correspondente ao total das perguntas. Aqui você coloca o valor da nota (No caso serão 4 questões que, juntas completam 10,00)

32 Obervar esta caixa de opções
Obervar esta caixa de opções. Clicar na questão e escolher o curso que deseja inserir esta questão.

33 Customizando o site Clique aqui para editar/inserir uma imagem ou sumário Neste item clique em ativar edição.

34 Aqui você pode inserir uma imagem

35 Modelo de customização

36 Dúvidas: Cibele: Fabiola: José Carlos:


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