A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS: Uma resposta?! Crise de confiança nas Práticas em Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS: Uma resposta?! Crise de confiança nas Práticas em Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS: Uma resposta?! Crise de confiança nas Práticas em Saúde.

2 TENDÊNCIAS DAS PRÁTICAS DE SAÚDE: aceleração e ampliação do poder de diagnose, precocidade progressivamente maior da intervenção terapêutica, aumento da eficácia, eficiência, precisão e segurança de muitas dessas intervenções, melhora do prognóstico e qualidade de vida dos pacientes em uma série de agravos. autonomização e tirania dos exames complementares, a excessiva segmentação do paciente em órgãos e funções, o intervencionismo exagerado, o encarecimento dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, a desatenção com os aspectos psicossociais do adoecimento,e a iatrogenia

3 Eu sei tudo que é para saber sobre medicina, sou melhor em diagnóstico do que qualquer cirurgião, mas não consigo fazer com que ela coma. Você tem jeito com pessoas? Se você for embora não poderei aprender com você. Patch Adams – o colega de quarto dele na universidade O LEGADO DE PROMETEU!!!!, sua dor e a dos Profissionais de Saúde

4 Reconhecimento do OUTRO como SUJEITO(capacidade de escuta,construção de vínculos,responsabilização) Mudanças de PODER(não é troca de disciplinas de lugar e mudança de carga horária) Capacitação pedagógica do CORPO DOCENTE É possível que a ação em saúde não se restrinja a aplicação de tecnologias? Quais estratégias metodológicas podem contribuir para atender aos objetivos das novas diretrizes curriculares? O quê,quanto,quando e como? METODOLOGIA Mudança na Formação (ou de-formação) dos profissionais de Saúde Implicações:

5 Tipos de métodos Aula expositiva Seminários Palestra e conferências Painel Exposição dialogada Grupo de estudos PBL Técnicas dramáticas Ensino com uso de multimídia

6 TÉCNICAS DRAMÁTICAS: ROLE- PLAYING Psicodrama (MORENO, JL) Modelo sociodinâmico

7 recurso psicodramático - funciona no como se: permite que o indivíduo jogue todos os aspectos que seu papel profissional requeira e sua possibilidade criativa lhe permita.

8 temas com significado e relevância Criatividade Percepção Sensibilidade Envolvimento Empatia

9 Temas mais Freqüentes: Primeira consulta; Paciente poliqueixoso; –p–prolixo; –e–em fase terminal; –sonegador de informações; –a–agressivo; –s–sedutor; - psicótico.

10 Facilita o alcance de alguns aspectos da formação: desenvolvimento de uma relação dialógica na interação profissional de saúde - paciente; redução da ansiedade dos alunos na interação com o paciente; percepção prévia de condutas inapropriadas na abordagem do paciente;

11 valorização de um cuidado interdisciplinar aquisição de habilidades que aquecem o aluno a buscar novos papéis em sua vida cotidiana; aprendizado através da vivência lúdica

12 Ensino com uso de multimídia

13 Contexto atual O crescimento acelerado do conhecimento científico tem exigido dos estudantes de medicina que aprendam e mantenham uma base de conhecimento igualmente crescente. É também exigido deles a assimilação e integração de conhecimentos de diferentes disciplinas. Todavia, estas mudanças não vem sendo acompanhadas, de forma proporcional, na melhoria dos atendimentos.

14 Isso impulsionou nova forma de praticar a medicina Medicina Baseada em Evidências. Fundamenta-se na busca de evidências em situações de dúvidas, com base no acesso rápido e eficiente a bases de conhecimento médico de abrangência internacional. Este processo demanda reflexão sobre o método de ensino e acesso às informações.

15 O uso de instrumentos de multimídia favorece: atividade lúdica no aprendizado, a partir da construção de cenários (animação e simulações interativas) Disseminação do conhecimento para comunidade via internet.

16 Video 1. The Big Picture of the Blood Flow through the Vasculature in the Kidney The rich visuals and moving media of this Virtual Labs animation capture the attention of the students.

17 Nos EUA, o National Institutes of Health lançou uma iniciativa chamada Digital Biology: The Emerging Paradigm cujo objetivo é fundir a computação biomédica com a medicina e a biologia. Para facilitar este movimento, incentiva-se o uso de tecnologias da informação como ferramenta de ensino.

18 (IN) CONCLUSÕES: Nenhum paciente confia em um ser humano, vamos transformá-los em algo melhor – em médicos. Cuidar do CUIDADOR! Cuidar do FORMADOR!

19 Dar a mão a alguém, sempre foi o que esperei da alegria. Clarice Lispector

20 Referências KAUFMAN, A. Teatro pedagógico: bastidores da iniciação médica. São Paulo: Ágora, MARCONDES, E; GONÇALVES, EL; et al. Educação Médica. São Paulo: Sarvier, 1998.


Carregar ppt "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS: Uma resposta?! Crise de confiança nas Práticas em Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google