A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornada Universitária da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornada Universitária da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1

2 Jornada Universitária da Saúde
O que é? É um projeto de Extensão Universitária de alunos de cursos da área da Saúde viabilizado pelo Fundo de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, pelas Comissões de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Saúde Pública, com apoio da Fundação Faculdade de Medicina.

3 Universidade Pública Ensino Pesquisa Extensão

4 História Observação de jornadas científicas: Bandeira Científica, Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia e Bioquímica (JCAFB), Jornada Científica dos Acadêmicos de Nutrição(JCAN) Elaboração na Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP)

5 Entre os anos de 2007 e 2009 acontece a primeira Jornada na cidade de Palmares Paulista
Em 2010 uma nova cidade é escolhida: Barra do Chapéu.

6 Objetivos da JUS Tranferir o conhecimento acadêmico para a sociedade através da troca de experiências; Promover estilos de vida mais saudáveis; Em conjunto com a população, despertar sensibilidade para seus próprios problemas e carências, trabalhando em conjunto com a prefeitura local e representantes; Desenvolver atividades que respeitem a cultura e os valores locais;

7 Objetivos da JUS Vivência em uma realidade distante da maioria dos estudantes; Favorecer uma interdisciplinaridade entre os cursos da saúde; Incentivar novas ações regionais no âmbito da Saúde; Desenvolvimento de um estudo científico cujos resultados são apresentados às autoridades, o qual aponta os maiores focos de vulnerabilidade local.

8 JUS Não assistencialista; Procura desenvolver ações duradouras;
Transdisciplinar; Trabalho voluntário; Construção conjunta com a comunidade; Sem vínculo político partidário.

9 O ciclo de visitas O projeto tem duração de 3 anos em cada cidade:
1º ano: Caracterização da realidade local; 2º ano: Foco em grupos mais vulneráveis, multiplicadores e construção de propostas de mudanças; 3º ano: Avaliação do trabalho desenvolvido a partir da comparação dos resultados obtidos nos três anos de projeto e propor à Prefeitura local e aos líderes planos para a promoção da saúde e da qualidade de vida da comunidade.

10 Realização Permanência de 10 dias na cidade, na Semana da Pátria em setembro; Participação dos alunos de graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional.

11 Critérios para escolha da cidade
Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal mortalidade infantil acesso a rede de água tratada, rede de esgoto sanitário escolaridade média da população visitas e inquéritos feitos pela coordenação da JUS

12 Critérios para escolha de problemas a serem trabalhados
Potencial de continuidade por representantes ou instituições. Resultados por meio de trabalhos de educação em saúde. Autonomia para elaboração e apoio da comunidade.

13 Atividades Trabalho de Campo Grupos Atividades abertas

14 Trabalho de Campo O que é? Pesquisa por amostragem do município.
Objetivo: Caracterizar a população e coletar dados relacionados a saúde para basear as ações e atividades nos próximos anos. Questionário elaborado pela JUS e WHOQOL, versão abreviada.

15 Caracterização da população
Coleta de dados: Sócio-econômicos Demográficos Fumo e álcool Parasitoses Avaliação do sistema de saúde Qualidade de vida Preocupações que sentem-se expostos Fonoaudiologia ( audição, voz, fala, deglutição, leitura, respiração) Caracterização da população SAÚDE Enfermagem (percepção de saúde e maneiras de cuidar) Terapia ocupacional ( idosos, pessoas com deficiencia, trabalhadores e crianças) Fisioterapia (dor crônica) Nutrição

16 Interdisciplinaridade
Formação dos grupos de trabalho Interdisciplinaridade segundo a tendência do SUS com um mesmo foco, cada estudante contribui com a perspectiva e os métodos peculiares de sua futura profissão na elaboração das atividades vivenciam a experiência de conhecer as áreas de atuação de outras profissões

17 Atividades abertas Show de Talentos Campanha de Promoção à Saúde


Carregar ppt "Jornada Universitária da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google