A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Extreme Programming Walfredo Cirne Universidade Federal da Paraíba.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Extreme Programming Walfredo Cirne Universidade Federal da Paraíba."— Transcrição da apresentação:

1 Extreme Programming Walfredo Cirne Universidade Federal da Paraíba

2 Engenharia de Software Desenvolvimento ad-hoc de software em geral produz resultados muito ruins –Especialmente em sistemas grandes Desejo de criar uma engenharia para que se tenha controle sobre desenvolvimento de software Engenharias tradicionais colocam grande ênfase em projetar antes de construir

3 Visão Tradicional da Evolução do Software custo momento em que funcionalidade é adicionada

4 Queremos Poder Alterar Software No inicio do projeto, normalmente não se sabe precisamente o que se quer Software evolui para atender ao business –Software nunca fica pronto Obviamente isso só é possível porque software é uma entidade abstrata

5 Portanto… Precisamos parar de tentar evitar mudanças –Mudanças são um aspecto intrínseco da vida do software Precisamos de uma metodologia de desenvolvimento que nos permita alterar constantemente o código sem comprometer sua qualidade

6 O que queremos é… custo momento em que funcionalidade é adicionada

7 Extreme Programming (XP) Viva a mudança!!! Desenvolvimento de software é … –um aprendizado –como dirigir um carro Desenvolvimento de software não é … –como construir uma ponte –aponte e atire

8 Extreme Programming (XP) Codificação é a atividade central do projeto Testes (que também é código) servem de especificação Comunicação entre desenvolvedores se baseia em código

9 Valores de XP Simplicidade Comunicação Feedback Agressividade

10 O Mantra do Programador XP Codifique, senão o software não sai Teste, senão você não sabe se está funcionando Refatore, senão o código vai ficar tão ruim que será impossível dar manutenção Escute, para que saiba qual é o problema a resolver Planeje, para que você sempre faça a coisa mais importante ainda a fazer

11 Aspectos Fundamentais de XP Refatoramento Testes automáticos Design mais simples possível Programação em pares Estórias do usuário Planejamento do release

12 Refatoramento Refatorar é melhorar o código sem alterar sua funcionalidade Antes de fazer uma mudança, você refatora o código para que a mudança seja simples de fazer Refatoração continua possibilita manter um design legal, mesmo com mudanças freqüentes

13 Testes Automáticos Testes automáticos são parte do software –Se você tem somente a funcionalidade, seu software está incompleto Testes permitem que você refatore sem medo de quebrar o código Testes representam uma redundância lógica que você adiciona ao código Escrevendo testes antes da funcionalidade, você clareia dúvidas sobre o que o software deve fazer Testes de unidade x testes funcionais

14 O Livro de Refatoração Refactoring: Improving the Design of Existing Code, escrito por Martin Fowler, contém dezenas de receitas de refatoração Se você ainda não sabe, este livro vai te ensinar Orientação a Objetos –Por exemplo, teu código tem switches em atributos de tipo?

15 Código Não-OO int JobSpec::requests(){ if( js_type == jst_fixed ){ return 1; } else if( js_type == jst_downey ){ return js_options; } else if( js_type == jst_nas ){ fatal( not implemented yet" ); } else { fatal1( "unknown js_type: %s", js_type ); } return 0;// this avoids a warning }

16 Código OO … class DowneyJobSpec: public JobSpec { … int requests(){ return js_options; }; … } …

17 O Design Mais Simples Possível Designs flexíveis são uma defesa contra mudanças imprevistas no software Porém, designs flexíveis também têm custos –Tempo para desenvolvimento e manutenção –O código fica mais complexo –Muita vezes a flexibilidade não é utilizada nunca Como mudança é barata em XP, vamos manter o design mais simples possível, modificando-o quando for necessário suportar mais funcionalidade

18 Programando em Pares Se revisão de código é legal, vamos fazê-la o tempo todo Em XP, programação é feita em pares Pares mudam com relativa rapidez (em dias) Programação em pares favorece comunicação e aprendizado Mas, você precisa estabelecer um padrão de codificação Há casos de redução no tempo de desenvolvimento com programação em pares

19 O Jogo do Planejamento Usuários escrevem estórias descrevendo a funcionalidade que querem Desenvolvedores estimam o tempo necessário para implementar cada estória Um release é um conjunto de estórias que são disponibilizados simultaneamente –As estórias mais importantes e/ou mais difíceis tem prioridade

20 O Jogo do Planejamento XP preconiza releases pequenos e freqüentes (a cada 2-3 meses) As quatro dimensões do desenvolvimento de software são Custo, Tempo, Qualidade e Escopo –XP tenta manter escopo como variável livre

21 Iterações Releases são divididas em iterações de 2-3 semanas Uma iteração alcança algum objetivo (tipicamente a adição de nova funcionalidade) Nada é feito que não seja imediatamente útil e necessário para não impactar os prazos de desenvolvimento

22 Tarefas Iterações são divididas em tarefas Tarefas são a menor quantidade de trabalho que pode ser feita até que todos os testes voltem a funcionar Tarefas não levam mais que um dia Uma vez concluídas, tarefas são integradas imediatamente

23 Outros Aspectos de XP Um cliente trabalha junto ao time de desenvolvimento em tempo integral Jogue pra ganhar Adapte para a situação em mão Travel light Estimativas baseadas na experiência Métricas customizadas

24 Outros Aspectos de XP Faça o mais arriscado primeiro Crie testes para cada bug encontrado Trabalhe a favor dos instintos dos programadores, não contra eles Responsabilidade é aceita, nunca imposta Hora extra rotineira não funciona Qualquer par pode alterar qualquer parte do código

25 Problemas de XP Grandes times Situações em que você não pode mudar livremente o código

26 Referências Futuras Extreme Programming Explained por Beck Extreme Programming Installed por Jeffries, Anderson e Hendrickson Planning Extreme Programming por Beck e Fowler Refactoring: Improving the Design of Existing Code por Fowler Design Patterns pela Gangue dos Quatro

27 Referências Futuras newMethology.html publications/RUPvsXP.pdf


Carregar ppt "Extreme Programming Walfredo Cirne Universidade Federal da Paraíba."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google