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Sistemas Distribuídos Walfredo Cirne Aula 5: Modelos de Sistemas Distribuídos As figuras que aparecem nesses slides são de Veríssimo&Rodrigues, reproduzidas.

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1 Sistemas Distribuídos Walfredo Cirne Aula 5: Modelos de Sistemas Distribuídos As figuras que aparecem nesses slides são de Veríssimo&Rodrigues, reproduzidas com o consentimento dos mesmos.

2 Como aumentar a nossa intuição para resolver problemas? Experimentação –abordagem prática baseada no acúmulo de informação –pode ser usada para construir coisas similares a outras já construídas Modelagem e análise –abordagem teórica baseada na simplificação do objeto de estudo (mundo real) = criação do modelo –seguida de análise - matemática ou lógica - para inferir propriedades Modelagem e simulação –criação do modelo –simulação do modelo no computador

3 Trade-offs modelagem oferece mais controle sobre a intuição adquirida modelagem só é útil se o modelo caracteriza o objeto de estudo de forma apropriada simulação é mais poderosa e menos genérica que análise experimentação é muito importante para validar modelos

4 Simulação Alternativa à experimentação –Mais próximo do sistema real, com um custo muito menor que o sistema real Alternativa à analise –Permite analisar situações que não podem ser modeladas de forma tratável/representativa Precisa ser validada –Testes automáticos são fundamentais para se reduzir a chance de bugs

5 O que é um bom modelo? Preciso –a análise do modelo deve levar a conclusões verdadeiras sobre o objeto de estudo Tratável –um modelo que não permite a execução de uma análise ou simulação é inútil –em um modelo tratável, as regras que governam o comportamento dos atributos do modelo são normalmente definidas através de fórmulas matemáticas ou lógicas

6 Que respostas um bom modelo pode dar? Viabilidade –Que classes de problemas podem ser resolvidos Custo –Para as classes que podem ser resolvidas, quão cara (em termos de recursos, tempo de processamento, etc.) uma solução precisa ser Perfomance –Como uma solução se compara com outra Ambas as respostas têm valor prático e teórico

7 Modelos para sistemas distribuídos: um exemplo O problema da coordenação –Dois processos, A e B, se comunicam através de troca de mensagens. Nenhum processo falha, mas o canal de comunicação pode perder mensagens. Construa um protocolo que permita que ou a ação ou a ação possa ocorrer, mas (i) A e B executam a mesma ação, e (ii) nenhum executa ambas as ações.

8 Prova de impossibilidade suponha que existe um protocolo que resolve o problema tal protocolo envolve troca de mensagens entre A e B vamos escolher o protocolo que resolve o problema com o número mínimo de trocas de mensagens (i.e. não existe um protocolo que use menos mensagens) e, sem perda de generalidade, assumir que m, a última mensagem enviada no protocolo, foi enviada por A mas m poderia ter sido perdida!!! as ações tomadas por A e B não dependem de m, portanto m é supérflua e é possível construir um protocolo com uma mensagem a menos; uma contradição!

9 Vamos entender melhor o que fizemos Nós concluímos que o Problema da Coordenação não tem solução para o modelo definido usando duas observações: –todos os protocolos distribuídos entrem os dois processos são equivalentes a uma série de trocas de mensagens; e –ações tomadas por um processo dependem apenas da seqüência de mensagens recebidas. A partir desse modelo, nossa intuição sobre o problema pode ser refinada

10 Quais são os atributos mais importantes de um sistema distribuído? Atrasos no escalonamento e na transmissão de mensagens –síncronos x assíncronos Semântica de falha dos componentes –crash –omissão –desempenho –valor –arbitrária (Bizantina)

11 Sistemas distribuídos assíncronos Nenhuma restrição em relação aos atrasos de escalonamento e de transmissão de mensagens Falhas arbitrárias Resultado de impossibilidade de Fischer, Lynch e Patterson (FLP, FLP85) –Não há como obter acordo, mesmo que só um processo falhe e mesmo que a semântica seja crash –Esse modelo assíncrono serve para alguma coisa?

12 Modelo síncrono Características do modelo –Atrasos máximos conhecidos para escalonamento ( ), para transmissão de mensagens ( ) e drift dos relógios locais ( ) Sistemas construídos assumindo esse modelo são: –menos portáveis –potencialmente menos seguros

13 Modelos parcialmente assíncronos Assumem que há algum sincronismo no sistema Duas escolas principais –Sincronismo no tempo Sistemas que não são sempre assíncronos Ex. timed asynchronous model (Fetzer&Cristian), quase- synchronous (Veríssimo&Almeida) –Sincronismo no espaço Sistemas que não são completamente assíncronos Ex. timely computing base (Veríssimo&Casimiro&Fetzer), GMDC (Fubica&Ely&Andrey), detectores de falha (Chandra&Toueg)

14 Encapsulando Sincronismo: Detectores de falhas Exatidão do detector: que erros podem acontecer –Forte: Nenhum processo correto é considerado falho –Fraca: Pelo menos um processo correto nunca é considerado falho Abrangência do detector: que falhas são detectadas –Forte: Uma falha é detectada por todos os processos –Fraca: Uma falha é detectada por pelo menos um processo Eventualidade –Condição só se aplica depois de um certo tempo

15 Classes de Detectores de Falha O detector perfeito só pode ser implementado em um sistema síncrono!! Mas vários problemas podem ser resolvidos se o sistema assíncrono for complementado por detectores de falha imperfeitos!! –Em particular S é de grande interesse prático

16 Como escolher um modelo? Características do ambiente de execução –Tipos dos componentes –Qualidade dos componentes –Controle sobre o ambiente Requisitos da aplicação –Aplicações críticas


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