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Rompendo paradigmas Lic. María Cristina Plencovich FA-UBA

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Apresentação em tema: "Rompendo paradigmas Lic. María Cristina Plencovich FA-UBA"— Transcrição da apresentação:

1 Rompendo paradigmas Lic. María Cristina Plencovich FA-UBA
II ENCONTRO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA UNIVERSIDAD FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA Programa de Psgraduação

2 Agenda Construção do conhecimento na epistemologia de Kuhn. Uso da palabra paradigma. Mudanças paradigmaticas na produção e transmissão do conhecimento. Paradigmas e o PPGA 3/26/2017 Confidential

3 Paradigmas Kuhn, 1962. A Estrutura das Revoluções Científicas
Conjunto de regras e regulamentos que estabelecem limites e permitem resolver problemas

4 Contra qual teoria de ciência argumentava Kuhn?
Na fundamentada na observação empírica y na racionalidade só. Na que achava á ciência como acúmulo de conhecimentos. A ciência baséia-se em paradigmas compartilhados, não nos métodos nem em conjuntos de fatos O progresso na ciência tem sido descontinuado e revolucionário, não incremental e progressivo

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6 O fenômeno “kuhniano” A viagem intelectual do termo paradigma
3/26/2017 Confidential

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8 Para Kuhn O conhecimento científico, como os outros tipos de atividades humanas, é um processo de construção social

9 Qué são os Paradigmas? São pré-requisitos e a base da ciência
Desenham um “mapa” do mundo e fazem perguntas que podem se responder dentro dos limites do paradigma Os paradigmas definem os métodos que se usam para responder essas perguntas

10 Existem paradigmas na filosofia, na ciência, na técnica, na tecnologia, na vida comum ...

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12 Javier Torres García 3/26/2017

13 3/26/2017 Confidential

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15 Exercicio

16 Locus epistemológico das escolas agropecuárias como lugar de construção de saberes Ciências Agropecuárias Ciências Naturais Ciências Sociais

17 Locus socioeconômico e cultural das escolas agropecuárias como lugar educativo, de construção da cidadania, de formação integral TERRITORIO Setor agropecuário Família, comunidade

18 Locus das escolas agropecuárias Ciências Agropecuárias TERRITORIO
Ciências Naturais Ciências Sociais meio sociocultural família agricultura familiar setor agropecuário

19 at the crossroads, Washington, D.C.
IAASTD GLOBAL REPORT, 2009 Source: Plencovich, MC.; Dreyfus, F.; Petit, M. (coord) (2009), Chapter II, in Agriculture at the crossroads, Washington, D.C.

20 Paradigmas nas Ciências Agrícolas
Conhecimientos tecnológicos, técnicos econômicos e socioculturais. Gestão de políticas Abordagem holística. Interdisciplinaridade, transdiciplinaridade Productividade, eqüidade na distribuição dos produtos e benefícios econômicos, sustentabilidade Sistemas brandos (soft systems) Conhecimentos tecnológicos e técnicos Abordagem reducionista Disciplinas únicas/soma de disciplinas Interesse focado na productividade Sistemas agropecuários como sistemas duros (hard systems)

21 Mutacões paradigmáticas no setor agropecúario
Exemplo Agricultura convencional Agricultura contínua Características: Impossibilidade do paradigma para resolver: Poluição da água Erosão de solos Crise econômicas Toma de decisões baseadas em visões compartimentadas Concepção unidimensional das ciências Exemplo Agricultura convencional (com rotações) Agricultura contínua Características: Impossibilidade do paradigma para resolver: Poluição da água Erosão de solos Crise econômicas Toma de decisões baseadas em visões compatimentadas Concepção unidimensional das ciências

22 Mutacões paradigmáticas no setor agropecúario
Exemplo Agricultura com baixo nível de insumos Características: Uso de corretivos de solo Controles naturais de pragas e doenças Análise sistêmica das explorações agropecuárias (Processos físicos, químicos, biológicos, socioeconômicos e culturais) Concepção interdisicplinar das ciências

23 Paradigma produtivista

24 Paradigmas nas Ciências Pedagógicas
As práticas focadas no aluno, com intervenção ativa do professor Os conteúdos se descobrem, se constroem Retroalimentação Desde a disciplina, a aprendizagem dirige-se a modelos interdisciplinares “Aprender a aprender” e “aprender a empreender” Desde práticas focadas no professor (magistrocentrismo) Os conteúdos se consomem Aprendizagem dominado pela teoría ou pela prática Curriculum disciplinar Se aprende de uma vez e para sempre

25 Paradigmas nas Ciências Pedagógicas
As práticas focadas no aluno, com intervenção ativa do professor Os conteúdos se descobrem, se constroem Retroalimentação Desde a disciplina, a aprendizagem dirige-se a modelos interdisciplinares “Aprender a aprender” e “aprender a empreender” Desde práticas focadas no professor (magistrocentrismo) Os conteúdos se consomem Aprendizagem dominado pela teoría ou pela prática Curriculum disciplinar Se aprende de uma vez e para sempre

26 Paradigmas nas Ciências Pedagógicas
Competências estratégicas Competências institucionais Metodologías alternativas: método do projeto, método do caso, ABP, resolução de problemas Avaliação integral, uso de rúbricas Habilidades geráis Competências individuáis Aulas magistráis, forma expositiva Avaliação focada em resultados baseada nos processos

27 Magister dixit ... Pagina em branco

28 Uma escola alternativa
Porém... rápido !!!

29 café pedagógico

30 Modo 2 (Gibbons) O novo cenário da produção de conhecimento

31 Modo1 Atributos principais (a) predominância de interesses acadêmicos;
(b) contexto monodisciplinar; (c) homogeneidade de tendências na comunidade científica nacional ou regional; (d) organizações científicas hierarquizadas, pouco diversificadas, centralizadas e de caráter permanente; (e) predomínio do saber técnico; (f) relativa autonomia de cada área científica; (g) predomínio da disseminação científica, ou seja, a divulgação de resultados de pesquisa entre os próprios pares.

32 Modo 2 Atributos principais
(a) predominância de interesses ligados ao contexto de aplicação; (b) interdisciplinaridade; (c) heterogeneidade de tendências mesmo no âmbito nacional ou regional; (d) organizações científicas diversificadas, descentralizadas e transitórias; (e) valorização do saber reflexivo; (f) ênfase à responsabilidade social da ciência; (g) maior valorização da divulgação científica, ou seja, a divulgação dos resultados de pesquisa não se limita ao circuito fechado (intrapares), atingindo ao grande público.

33 Esse “novo modo” requer ainda: heterogeneidade e diversidade organizacional, responsabilidades compartilhadas pelos diversos atores sociais envolvidos

34 O cientista deve construir e reconstruir constantemente o objeto do seu conhecimento que se amplia além do sistema natural e se dirige ao campo duma trama complexa de inter-relações, métodos, técnicas, distintas maneiras de legitimação dos conhecimentos, con interação de diversos atores.

35 Por que é difícil mudar de paradigma????? O novo sistema operativo
Helpdesk 3/26/2017 Confidential

36 ???? ? Quando se rompem os paradigmas? Que paradigmas se rompem?

37 Um paradigma perde sua eficácia se não pode fornecer soluções ou orientações suficientes para resolver situações

38 Exercicio

39 PARADIGMAS PPGA


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