A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO Professora Margarete Ossoski.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO Professora Margarete Ossoski."— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO Professora Margarete Ossoski

2 comunicação Comunicação: ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando a linguagem. Comunicação: ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando a linguagem.

3 linguagem É um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. É um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.

4 interlocutores São as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem. São as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem.

5 Código É um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens. É um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens.

6 A língua Língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. Língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.

7 O que é signo lingüístico? Signo é um sinal convencional, é uma unidade de um tipo de linguagem ou sistema de comunicação. Assim, o signo lingüístico nada mais é do que a palavra, unidade básica da linguagem verbal. No código do trânsito, um sinal vermelho é um signo. Signo é um sinal convencional, é uma unidade de um tipo de linguagem ou sistema de comunicação. Assim, o signo lingüístico nada mais é do que a palavra, unidade básica da linguagem verbal. No código do trânsito, um sinal vermelho é um signo.

8 Variedades lingüísticas São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

9 Variedade padrão Língua padrão ou norma culta- é a variedade lingüística de maior prestígio social. Língua padrão ou norma culta- é a variedade lingüística de maior prestígio social.

10 Variedade não padrão Língua não padrão – são todas as variedades lingüísticas diferentes da padrão. Língua não padrão – são todas as variedades lingüísticas diferentes da padrão.

11 Dialetos e registros São variações lingüísticas, originadas das diferenças de região ou território, de idade, de sexo, de classes ou grupos sociais e da própria evolução histórica da língua. São variações lingüísticas, originadas das diferenças de região ou território, de idade, de sexo, de classes ou grupos sociais e da própria evolução histórica da língua.

12 A gíria É uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como o dos fãs de rap, de funk, de heavy metal, dos sufistas, skatistas, dos grafiteiros, dos marginais etc. É uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como o dos fãs de rap, de funk, de heavy metal, dos sufistas, skatistas, dos grafiteiros, dos marginais etc. Quando é restrita a uma profissão, a gíria é chamada de jargão. Quando é restrita a uma profissão, a gíria é chamada de jargão.

13


Carregar ppt "LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO Professora Margarete Ossoski."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google