A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011

2 INTRODUÇÃO O extrato Estudo de Mercado da Pesquisa Mensal de Expectativa de Consumo do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (PMEC-IPMN), do mês de Janeiro de 2011, apresenta algumas das características e tendências do mercado da habitação do município de Recife. Tais informações são úteis para os vários segmentos do setor habitacional: construtoras, imobiliárias, corretores, agentes do sistema financeiro, etc. Pois tal trabalho fornece informações a respeito das perspectivas e preferências do consumidor recifense. Logo, tais informações podem apoiar e subsidiar a formação de estratégias empresariais em concordância com as tendências da demanda.

3 ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade do Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 04 e 05 de janeiro de 2011. UNIVERSO: Pessoas com 16 anos ou mais de idade residentes na área de abrangência. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em três estágios. No primeiro estágio foram sorteados os municípios. No segundo estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 818 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 3,5 pontos percentuais. FONTE: A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados: Censo IBGE e TRE.

4 Perfil dos entrevistados: Sexo

5 Perfil dos entrevistados: Faixa etária

6 Perfil dos entrevistados: Grau de instrução

7 Perfil dos entrevistados: Renda individual

8 Perfil dos entrevistados: Renda familiar

9 Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

10 Perfil dos entrevistados: Religião

11 Perfil dos entrevistados: Estado civil

12 Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?

13 Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos?

14 Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?

15 Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família:

16 Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

17 Você possui casa própria?

18 Você pretende adquirir um imóvel?

19 Se SIM, daqui a quanto tempo?

20 Que tipo de imóvel você pretende comprar?

21 Qual o tempo de uso do imóvel que você pretende adquirir?

22 Se usado, até quanto tempo de uso?

23 Qual a quantidade dos seguintes itens que o seu futuro imóvel deve ter?

24 Quais itens opcionais seu imóvel deve possuir?

25 Que forma de pagamento você pretende utilizar na compra do seu imóvel?

26 O imóvel que você pretende adquirir deve localizar-se em que cidade do Estado?

27 Se for em Recife, em qual bairro?

28 De que forma você costuma procurar seu imóvel? Se em jornais, qual o jornal?

29 CONSIDERAÇÕES Dentre os consumidores que já possuem um imóvel 16,3% estão dispostos pretendem adquirir outro. Por sua vez, dentre grupo que não possui imóvel, 58% pretende adquirir um imóvel. O aumento da renda tem introduzido novos consumidores no mercado, tal afirmação pode ser vista no mercado de imóveis nos quais as classes C e D têm contratado financiamentos e adquirido sua casa própria. A pesquisa revela que tais segmentos são responsáveis por 50% da demanda por imóveis em Recife. O mercado de imóveis deve continuar aquecido nos próximos anos, pois 47% das intenções de compra de imóveis tendem a concretizar no prazo de 2 anos. O consumidor tende a preferir imóveis novos. Quando sua intenção de compra é por imóveis usados o consumidor opta pelos imóveis com menor tempo de uso.

30 Quando observado o tipo do imóvel, vemos que: as casas são preferidas pela classe C (49,6%), os apartamentos são preferidos pela classe B (54,9%), enquanto que as casas de praia são preferidas pela classe A (44,4%). Quando observado o horizonte de tempo no qual os indivíduos pretendem adquirir o imóvel percebe-se que: no grupo que planeja adquirir o imóvel em até um ano predomina a classe B (47,4%), enquanto que a classe C (48,6%) predomina nas intenções de compra para dois anos. As regiões com maiores índices de preferência de compra, são as tradicionais, Boa Viagem e Casa Forte que somam 11,2% das intenções de compra. Também merece destaque o bairro de Casa Amarela com 6,9%.

31 O perfil de imóvel médio preferido pelo consumidor recifense é: 3 quartos (46,6%), 2 banheiros (62,3%) e 1 vaga na garagem (70%). Os três primeiros opcionais preferidos são: internet coletiva (43%), piscina (41%) e salão de festas (40%). No que concerne a estratégia de procura do consumidor, este prefere o contato direto com o proprietário do imóvel (36,7%). Uma proporção menor de consumidores prefere o contato com as imobiliárias (6,8%). A expansão dos meios de comunicação e o volume disponível de informações através da internet tem levado o consumidor a estabelecer novas práticas para a procura de seu imóvel, o percentual dos entrevistados que afirmaram procurar seu imóvel através da internet atingiu (6,8%).

32 Rua Betânia, 40, Derby – Recife/PE – Fone: (81) 3413-4611 Ramal 4806 www.institutomauriciodenassau.com.br JÂNYO DINIZ PRESIDENTE janyo@sereducacional.com INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Inacio.feitosa@sereducacional.com SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO smurilojr@mauricionassau.com.br CONSELHO CIENTÍFICO ADRIANO OLIVEIRA CIENTISTA POLÍTICO/COOPERAÇÃO CIENTIFICA adrianopolitica@uol.com.br MAURÍCIO COSTA ROMÃO ECONOMISTA / COOPERAÇÃO CIENTÍFICA mauricio-romao@uol.com.br CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO carlos.gadelha@mauricionassau.com.br SIMARA COSTA ESTATÍSTICA simara.costa@maurciodenassau.edu.br ROBERTA TEKAVITA ECONOMISTA roberta.tekavita@mauriciodenassau.edu.br DJALMA S. GUIMARÃES JÚNIOR ECONOMISTA dsgjunior@gmail.com TALITA VASQUES ASSESSORA DE IMPRENSA imprensa@sereducacional.com EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMETO emmanuelle.cesar@mauriciodenassau.edu.br INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU


Carregar ppt "PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google