A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sondagem junto às MPE exportadoras atendidas pelo Sebrae Elaboração: UGE/SEBRAE Nacional Nov./2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sondagem junto às MPE exportadoras atendidas pelo Sebrae Elaboração: UGE/SEBRAE Nacional Nov./2007."— Transcrição da apresentação:

1 Sondagem junto às MPE exportadoras atendidas pelo Sebrae Elaboração: UGE/SEBRAE Nacional Nov./2007

2 Fornecer ao Sebrae e demais parceiros uma visão da atual conjuntura dos micro e pequenos empreendimentos exportadores atendidos pelo Sebrae nos projetos finalísticos da Gestão Estratégica Orientada para Resultados – Geor - com vistas a proporcionar uma melhor inserção competitiva destes negócios no comércio exterior. Objetivos da Sondagem 2/27

3 Metodologia 3/27 A sondagem foi coordenada pela UGE e realizada em conjunto com a UAM; O questionário foi elaborado em conjunto pelas duas equipes e contou com o apoio da FUNCEX; A sondagem foi realizada junto às empresas e empreendedores cadastrados nos projetos finalísticos da Gestão Estratégica Orientada para Resultados do Sebrae, entre os meses de agosto e setembro;

4 Metodologia 3/27 Foram pesquisados 89 (oitenta e nove) micro e pequenos empreendimentos exportadores, em 18 Unidades da Federação, os quais atendem aos três requisitos necessários para a realização da entrevista: (i) ser micro ou pequena empresa, de acordo com os critérios adotados pelo Sistema Sebrae; (ii) participar dos projetos finalísticos da GEOR e; (iii) ter exportado oficialmente entre 2003 e Não há representatividade estatística para os números apresentados nesta sondagem.

5 Localização das empresas que participaram da sondagem 4/27 UFRespondentesParticipação (%) MINAS GERAIS2123,6 RIO GRANDE DO SUL1820,2 ESPÍRITO SANTO1213,5 RIO DE JANEIRO89,0 CEARÁ55,6 PARANÁ33,4 RIO GRANDE DO NORTE33,4 SÃO PAULO33,4 BAHIA22,2 DISTRITO FEDERAL22,2 GOIÁS22,2 PARAÍBA22,2 PERNAMBUCO22,2 PIAUÍ22,2 ALAGOAS11,1 MATO GROSSO11,1 MATO GROSSO DO SUL11,1 RORAIMA11,1 TOTAL89100

6 Análise dos Resultados 5/27

7 Tamanho das Empresas 6/27

8 7/27 Setor de atividade econômica das empresas entrevistadas

9 Idade dos representantes das MPE Média42 Mediana43 Moda40 Desvio Padrão11,3 Mínimo19 Maximo76 8/27

10 Escolaridade dos Entrevistados 9/27 EscolaridadeRespondentesParticipação (%) Superior Completo4044,9 Superior Incompleto1719,1 Médio Completo1618,0 Especialização44,5 Fundamental Completo33,4 Médio Incompleto33,4 Outro33,4 Não respondeu22,2 Fundamental Incompleto11,1 Total89100,0

11 10/27 Média46,3 Mediana30,0 Moda0 Desvio Padrão61,8 Mínimo0 Máximo450 Base: 89 respondentes Número de empregados das MPE

12 11/27 AnoRespondentesParticipação (%) , , , , , , , , , , , , , , ,0 Ns/Nr77,9 Total89100,0 Ano em que a empresa exportou pela primeira vez

13 12/27 PeríodoRespondentesParticipação(%) Todos os anos4955,1 Dois, três ou quatro anos2427,0 Apenas um ano1314,6 Não respondeu33,4 Total89100,0 Nos últimos cinco anos, a empresa exportou...

14 13/27 FaixasRespondentesParticipação(%) Até US$ 120 mil4651,7 De US$ 121 mil até US$ 1,2 milhões2932,6 Mais de US$ 1,2 milhão55,6 Não respondeu910,1 Total89100,0 Faixa de faturamento anual (com as exportações) da empresa em 2006, em US$

15 14/27 Avaliação do entrevistado RespondentesParticipação (%) Aumento3741,6 Manutenção1719,1 Redução2528,1 Não respondeu1011,2 Total89100,0 Considerando o faturamento com as exportações em 2006, comparado a 2005, o entrevistado avaliou que houve...

16 15/27 Forma de internacionalizaçãoRespondentesParticipação (%) Representantes4336,10 Escritórios de vendas no exterior1714,30 Acordos internacionais1613,40 Unidades para prover assistência técnica aos compradores de seus produtos 1512,60 Licenciamento de produtos1210,10 Fábrica no exterior108,40 Transferência de Tecnologia54,20 Franquias10,80 Total Formas de internacionalização praticadas pelas MPE

17 16/27 Bloco / PaísRespondentesParticipação (%) União Européia2934,10 Mercosul2630,60 EUA e Canadá2428,20 Japão55,90 China11,20 Total85100,0 Principais destinos das exportações

18 17/27 RespondentesPercentual Utiliza estratégia7179,8 Não utiliza estratégia1820,2 Total89100,0 Utiliza estratégia para exportar?

19 18/27 Formas de inserção e estratégia crescimentoRespondentesParticipação (%) A empresa planeja que a exportação assuma uma importância cada vez maior no faturamento da empresa 4051,9 A exportação é parte fundamental do negócio1924,7 Só há exportação se algum cliente externo procura a empresa 1823,4 Total77100,0 Formas de inserção e estratégias de crescimento

20 19/27 Tipo de Entrave * Participação (%) Taxa de câmbio72,6 Burocracia alfandegária38,3 Carga tributária36,2 Falta de incentivos fiscais à exportação29,5 Burocracia tributária24,7 Dificuldade de acesso ao financiamento da produção 23,3 Dificuldade de acesso ao financiamento das exportações 21,4 Custo do transporte interno (fábrica-porto)18,0 Custos portuários13,0 Dificuldade de ressarcimento de créditos tributários 12,6 Dificuldade de contratação do seguro de crédito10,4 Entraves à expansão das exportações em relação ao ambiente competitivo * Questão de múltipla escolha - o valor apresentado contempla a soma dos três principais entraves apontados pelos exportadores.

21 20/27 Tipo de Entrave * Participação (%) Falta de um profissional qualificado para cuidar exclusivamente das exportações 88,9% Falta de condições financeiras para exportar79,4% Produto é caro para os padrões do mercado internacional 52,1% Baixo nível de qualificação da mão-de-obra30,9% Tecnologia inadequada30,7% Produto não atende às especificações técnicas exigidas no exterior 18,1% * Questão de múltipla escolha - o valor apresentado contempla a soma dos três principais entraves apontados pelos exportadores. Entraves à expansão das exportações em relação à estrutura interna da empresa

22 21/27 Tipo de EntraveParticipação (%) Dificuldade de encontrar um parceiro para apoiar as vendas nos países 56,2% Dificuldade de estruturar canais de comercialização nos outros países53,2% Muitas exigências burocráticas40,0% Dificuldade de obter informações sobre as necessidades e as preferências dos compradores 35,3% Elevadas tarifas de importações27,7% Dificuldade de obter informações sobre as exigências técnicas e burocráticas nos países 26,1% Desconhecimento do mercado de destino23,6% Dificuldade de fornecer assistência técnica pós-venda19,2% Barreiras técnicas12,4% Barreiras sanitárias6,4% Entraves à expansão das exportações em relação às condições de acesso aos mercados externos

23 22/27 Principais problemas * PrimeiroSegundoTerceiro Resp.% % % Problemas relativos à estrutura da empresa ,94756,6 Problemas relativos ao ambiente competitivo do país 2935,42935,82428,9 Problemas relativos às condições de acesso aos mercados externos 4453,72733,31214,5 Total * Questão de múltipla escolha - o valor apresentado contempla a soma dos três principais problemas apontados pelos exportadores. Problemas apontados com relação ao ambiente competitivo do país

24 23/27 Tipo de Medida * Participação (%) Melhores condições de financiamento à exportação37,3 Desoneração tributária34,6 Apoio à comercialização no exterior30,4 Melhoria da infra-estrutura dos portos e aeroportos29,0 Apoio à empresa para adaptar os produtos às exigências dos mercados externos 24,9 Apoio para qualificação da mão-de-obra na área de exportação24,7 Financiamento para investimento em ativo fixo23,8 Disponibilização de informações sobre os mercados externos23,5 Apoio ao investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico20,8 Esforços para eliminação das barreiras externas19,3 Melhoria do sistema de promoção comercial17,9 Melhoria do sistema de transporte doméstico13,7 * Questão de múltipla escolha. O valor apresentado contempla a soma das citações das três principais medidas apontadas pelos exportadores. Principais medidas a serem adotadas

25 O Exportador e o Sebrae 24/27

26 25/27 AvaliaçãoRespondentesParticipação (%) Muito satisfeito910,1 Satisfeito4146,1 Indiferente2629,2 Insatisfeito44,5 Muito insatisfeito11,1 Não respondeu89,0 Total89100,0 Como o(a) Senhor(a) avalia a atuação do Sebrae quanto ao desenvolvimento das ações voltadas para o incremento das exportações?

27 26/27 AnoRespondentesParticipação (%) , , , , , , , , , , , , , , ,2 Ns/Nr2123,6 Total89100,0 Desde quando a empresa é atendida pelo Sebrae?

28 Unidade de Gestão Estratégica (UGE) Gerente: Pio Cortizo Vidal Filho Equipe de Elaboração e Coordenação da Pesquisa: Emanuel Malta Falcão Caloête - tel. (61) Magaly Tânia Dias de Albuquerque - tel. (61) Cleverson Pereira de Almeida – tel. (61) Marco Antonio Pinho Alves - tel. (61) Heluana A. P. Costa Muzzi - tel. (61) /27


Carregar ppt "Sondagem junto às MPE exportadoras atendidas pelo Sebrae Elaboração: UGE/SEBRAE Nacional Nov./2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google