A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- OrigemOrigem - Comidas típicas - TradiçõesTradições - DançasDanças - MúsicasMúsicas - Santos comemorados - Simpatias - CrendicesCrendices.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- OrigemOrigem - Comidas típicas - TradiçõesTradições - DançasDanças - MúsicasMúsicas - Santos comemorados - Simpatias - CrendicesCrendices."— Transcrição da apresentação:

1

2 - OrigemOrigem - Comidas típicas - TradiçõesTradições - DançasDanças - MúsicasMúsicas - Santos comemorados - Simpatias - CrendicesCrendices

3 Junho é o mês de São João, Santo Antonio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho foi chamada de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João. O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

4 Grande parte dos doces, bolos e salgados são feitos de milho, pois é em junho que acontece a colheita do milho em todo nordeste. Entre esses alimentos temos pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho. Também fazem parte do cardápio: arroz doce, bolo de amendoim, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente. Não podemos esquecer do churrasquinho e cachorro- quente que não podem faltar na nossa festa

5 Receita da Canjica Milho próprio para canjica; Leite; canela em pau; Opcionais: casquinhas de limão ou laranja, leite condensado, coco ralado, amendoim torrado. Deixe o milho da canjica de molho na água de preferência de um dia para outro. Cozinhe em água suficiente na panela de pressão por mais ou menos 20 minutos com a canela em pau e, se quiser, as casquinhas de limão ou laranja. Depois de cozido, acrescente o leite quente e o açúcar (ou leite condensado) e deixe ferver mais um pouco (querendo, pode-se pôr também amendoim torrado).

6 A fogueira tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte. Os balões eram muito usados nas festas juninas, mas tornou-se uma prática proibida devido ao risco de incêndio. Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta maus espíritos e acorda São João para a festa.

7 A quadrilha é uma dança de origem francesa e foi introduzida no Brasil durante o século XIX, tornando-se muito popular nas festas juninas.

8 As músicas típicas das festas juninas podem ser apenas cantadas ou também dançadas. Até hoje muitas são compostas, especialmente pelos nordestinos, e formam o repertório do forró que se transformou em baile realizado não apenas no período junino

9 Os santos comemorados no mês de junho são: - Santo Antonio (13 de junho): é o santos mais comemorado nas festas juninas é conhecido como casamenteiro; - São João (24 de junho): é Responsável pelo título de santo festeiro; - São Pedro (29 de junho): é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores.

10 Pápeis Mágicos: Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d'água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a). Outras: - Sabedoria de bananeira; - Idade do cônjuge; - Oráculo de carvão.

11 Sonho lotérico Se você sonhar com um bicho na véspera de São João, deve jogar na loteria porque vai ganhar com certeza. Energia do santo Regue as plantas antes de o Sol nascer, no dia de São João. As plantas crescerão bem mais fortes. O poder do carvão Andar com um pedaço de carvão da fogueira no bolso traz felicidade e dinheiro o ano todo. FIM


Carregar ppt "- OrigemOrigem - Comidas típicas - TradiçõesTradições - DançasDanças - MúsicasMúsicas - Santos comemorados - Simpatias - CrendicesCrendices."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google