A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A culinária paraibana é um mosaico de cores e sabores dos mais diversos, para atender aos mais requintados paladares. No litoral, a mesa é rica em frutos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A culinária paraibana é um mosaico de cores e sabores dos mais diversos, para atender aos mais requintados paladares. No litoral, a mesa é rica em frutos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A culinária paraibana é um mosaico de cores e sabores dos mais diversos, para atender aos mais requintados paladares. No litoral, a mesa é rica em frutos do mar. Peixes de água salgada formam apetitosos pratos onde a peixada à brasileira é a mais expressiva.

4 O camarão preparado ao molho de coco, ao alho e óleo ou ao molho de tomate ou simplesmente cru ao vinagrete, divide com o ensopado de caranguejo, de ostras ou de outro marisco a preferência de uma legião de adeptos desse fantástico mundo da culinária paraibana. É um manjar dos deuses saborear, nos diversos bares à beira-mar, um delicioso caranguejo ou goiamum, ou ainda uma agulha frita, acompanhados de geladíssima cerveja. O caranguejo, com suas patas carnudas, faz a festa; no quebra-quebra de sua carapaça faz-se um autêntico ritual à mesa. Quem não gosta de um ensopado de caranguejo? A carne do caranguejo é cozinhada em molho de coco, azeite de dendê e temperos verdes, sendo servido com pirão ou farinha. É de lamber os beiços!...

5 e aí despontam a buchada (picado das vísceras e intestinos de carneiro ou bode), o rubacão (baião de dois), a carne de sol (servida com feijão verde, macaxeira, paçoca, molho vinagrete e manteiga da terra), o bode ou carneiro guisado e a tradicional galinha de capoeira à cabidela (molho pardo). Mas não é só de frutos de mar que vive a cozinha pessoense. Existem diversos restaurantes que servem a tradicional comida sertaneja, inclusive à beira-mar.

6 O ponto de destaque do centro histórico de João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco, um conjunto arquitetônico barroco construído no século XVII, constituído pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. No convento está instalado o Museu de Cultura Popular, com peças religiosas belíssimas. Destacam- se os altares, revestidos de ouro, e o teto, A construção da Igreja de São Francisco foi iniciada em 1589, e ela é considerada um dos principais exemplos da arquitetura barroca portuguesa em solo brasileiro.

7 Picãozinho, coral de recifes onde se caminha pela água, entre os peixes, e Areia Vermelha, banco de areia que forma uma espécie de ilha. Os dois ficam a cerca de 1 km da costa e são atingidos somente quando a maré está baixa. Diversas embarcações levam os turistas até estes dois locais, onde se permanece durante algumas horas, até a maré começar a subir novamente O encontro do Rio Paraíba com o mar no Município de Cabedelo, forma a Praia de Jacaré um dos cenários de maior beleza e paz do Nordeste. você contemplará o mais belo pôr-do-sol do Estado, que ficará marcado para sempre na sua memória.

8 Xaxado Dança popular do sertão nordestino, cujo nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de "Lampião", considerado entre outras denominações o "Rei do Cangaço. É dançada somente por homens, razão pela qual nunca se tornou uma dança de salão. Primeiramente a melodia era apenas cantada e o tempo forte marcado pela batida de um rifle no chão, as letras eram e continuam satíricas. O grande divulgador do xaxado foi Luís Gonzaga, que conseguiu que este gênero fosse tocado nas rádios, televisões e teatros. Quadrilha A Quadrilha era inicialmente uma dança aristocrática de origem francesa, mas que apresentava influência de antigas danças folclóricas da Inglaterra. Veio para o Brasil pelas mãos dos mestres de orquestra de danças francesas. A Quadrilha se popularizou no Brasil e é hoje, uma dança própria dos festejos juninos. Para sua ocorrência é importante a presença de um mestre "marcante" ou "marcador", pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores devem desenvolver. Assimilada por todo o país, a quadrilha passou a sofrer as influências regionais, daí surgindo muitas variantes.


Carregar ppt "A culinária paraibana é um mosaico de cores e sabores dos mais diversos, para atender aos mais requintados paladares. No litoral, a mesa é rica em frutos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google