A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 7 Capítulo 9 Fundamentos do Processo de Organização 1Administração para Engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 7 Capítulo 9 Fundamentos do Processo de Organização 1Administração para Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 Capítulo 9 Fundamentos do Processo de Organização 1Administração para Engenharia

2 2

3 3 Definições: Organização: é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de organizar: cria uma estrutura estável e dinâmica que definem o trabalho que as pessoas devem realizar. Esta estrutura chama-se estrutura organizacional.

4 4Administração para Engenharia Definições: Responsabilidades: são as obrigações, funções, papéis, deveres que uma pessoa deve executar. Autoridade: é o poder de decisão investido a uma pessoa. Sistema de comunicação: é a forma de comunicação entre as unidades, setores e outros de trabalho ( formal ou informal).

5 5Administração para Engenharia Definições: Organograma: gráfico da estrutura organizacional. Demonstra: divisão do trabalho, comunicação, autoridade e hierarquia. Cuidado! Hierarquia quem está no comando não admite insubordinação. Insubordinação: ato de uma pessoa hierarquicamente inferior a afeta a autoridade e a hierarquia de outro hierarquicamente superior. Cuidado! Falta grave punições severas advertências e até demissão.

6 6Administração para Engenharia Filosofia: Características do superior:

7 7Administração para Engenharia Filosofia: Características do superior: 1- O arrogante : Ele é o dono da verdade ou pensa que sempre tem razão. Não acredita que pode errar e, geralmente, dispensa as opiniões alheias. Às vezes, ele se comporta dessa maneira para se proteger.

8 8Administração para Engenharia Filosofia: 2- A celebridade: Ele é caracterizado pela conduta do líder que se acha mais importante que a própria empresa. Esse chefe pode ser classificado como imaturo, pois ele chega a misturar a autoridade do cargo com o seu.

9 9Administração para Engenharia Filosofia: 3- O amigo: Tem aquele tipo que acredita que ter intimidade com os seus liderados é uma maneira confortável para bancar o chefe. Entretanto, fala demais de detalhes da vida pessoal durante o expediente e acaba expondo situações que chegam a constranger qualquer profissional.

10 10Administração para Engenharia Filosofia: 4- O sociopata: Seu chefe não demonstra remorso mesmo quando age de forma questionável roubando idéias, atropelando regras e protocolos, por exemplo?

11 11Administração para Engenharia Filosofia: 5- O autoritário: Gosta de dar ordens e não de ser contrariado. E acaba fazendo com que os colegas fiquem com medo de expor suas opiniões e idéias.

12 12Administração para Engenharia Filosofia: 6- O instável: Em determinadas situações ele pode ser ríspido e autoritário, mas em outros ele é extremamente compreensível e sociável. O seu chefe age de acordo com o que lhe é mais adequado.

13 13Administração para Engenharia Filosofia: 7- O monopolizador: Ele gosta de ter total domínio da situação, das informações, dos problemas, de tudo. Ele na verdade é inseguro, pois teme que se compartilhar com outras pessoas o tornará um profissional substituível.

14 14Administração para Engenharia Filosofia: 7- O monopolizador: Ele gosta de ter total domínio da situação, das informações, dos problemas, de tudo. Ele na verdade é inseguro, pois teme que se compartilhar com outras pessoas o tornará um profissional substituível.

15 15Administração para Engenharia

16 16Administração para Engenharia Autoridade: De linha:relação entre chefe e subordinado sobre emitir ordem. Exemplo: preciso dos custos do produto A.... Resposta: o custo é..... De assessoria: relação chefe empregado sobre o desempenho da função. Exemplo: deveria ter feito isto,... Funcional: relação de ação. Exemplo: Faça isto! situações que exigem imposição.

17 17Administração para Engenharia Comunicação: Para cima, para baixo e para o lado.

18 18Administração para Engenharia Divisão do trabalho:

19 19Administração para Engenharia

20 20Administração para Engenharia

21 21Administração para Engenharia

22 22Administração para Engenharia Nota: 1- Qual é o comportamento de responsabilidade, autoridade, comunicação esperado? 2- Qual é a estratégia de mudança do esperado? Perfil da empresa? Estado que se encontra? Histórico?

23 Tarefa: 23Administração para Engenharia Pg: 287/292 questões existentes.

24 Aula 7 Capítulo 10 Departamentalização 24Administração para Engenharia

25 25Administração para Engenharia

26 26Administração para Engenharia Organização funcional: Não há um departamento e sim uma função.

27 27Administração para Engenharia Organização funcional:

28 28Administração para Engenharia Organização funcional:

29 29Administração para Engenharia Organização por Produto: Cada unidade de negócio tem uma estrutura. Pode não haver um departamento e sim uma função.

30 30Administração para Engenharia Organização por área Geográfica: Cada unidade de negócio tem responsabilidade sobre uma posição geográfica. Pode não haver um departamento e sim uma função.

31 31Administração para Engenharia Organização por cliente: Cada unidade de negócio tem responsabilidade sobre um tipo de cliente. Pode não haver um departamento e sim uma função.

32 32Administração para Engenharia Outras formas: 1- Por período ou turnos - Mmontadoras. 2 – Por disciplina – Faculdades e Universidades.

33 33Administração para Engenharia Unidades de negócio:

34 34Administração para Engenharia Unidades de negócio:

35 35Administração para Engenharia Projetos:

36 Tarefa: 36Administração para Engenharia Pg: 319/321 questões existentes.


Carregar ppt "Aula 7 Capítulo 9 Fundamentos do Processo de Organização 1Administração para Engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google