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LÓGICA DO CÓDIGO DE PNEUS Lógica do códigos de pneus.

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Apresentação em tema: "LÓGICA DO CÓDIGO DE PNEUS Lógica do códigos de pneus."— Transcrição da apresentação:

1 LÓGICA DO CÓDIGO DE PNEUS Lógica do códigos de pneus

2 Equipe: Adriana Bequi Christiano Roberto Dallstella Juliane Polakoski Leonardo Puntel E. dos Santos Luiz C. Zanetti Ribeiro Reginaldo Aparecido Batista Lógica do códigos de pneus

3 A nomenclatura tem o objetivo de informar, classificar e evitar que um pneu indicado para um carro de passeio, seja utilizado em um veículo de tração, por exemplo. Um pneu usado adequadamente evita má aderência e proporciona segurança, conforto e resistência no transporte de carga e passageiros. Lógica do códigos de pneus Objetivo:

4 O pneu é uma das partes mais importantes de qualquer veículo automotor. É o pneu que suporta o peso do veículo e sua carga e, faz o contato do veículo com o solo. O pneu transforma a força do motor em tração e é responsável pela eficiência da frenagem e da estabilidade. Por isso, julgamos ser muito importante também conhecer como um pneu é fabricado, as características de cada modelo e tipo e suas aplicações. Lógica do códigos de pneus

5 O pneu é fabricado a partir do látex extraído de algumas espécies vegetais, das quais as mais importantes são as do Gênero Hevea, principalmente a Hevea brasiliensis, árvore nativa da Amazônia. Lógica do códigos de pneus ORIGEM:

6 Lógica do códigos de pneus A Árvore da Borracha

7 Lógica do códigos de pneus Josef Priestley 1770

8 Um cirurgião veterinário Escocês que trabalhava em Belfast, Irlanda, é reconhecido como o pai do pneu moderno, embora não fosse o primeiro a ter a idéia. Os pneus de Dunlop seriam mais tarde peças fundamentais na era dos automóveis ( ), depois da qual o mundo nunca mais seria o mesmo. Lógica do códigos de pneus JOHN BOYD DUNLOP:

9 Lógica do códigos de pneus Tomas Hancock.

10 Lógica do códigos de pneus Estrutura:

11 Lógica do códigos de pneus Pneu com vista em corte:

12 Lógica do códigos de pneus COMO IDENTIFICAR UM PNEU PELO CÓDIGO:

13 Lógica do códigos de pneus IT E M DESCRIÇÃO 1MARCA / MODELO DO PNEU 2STEEL BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial com Cintas de Aço) 3 Medidas do Pneu: 33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54) = Largura do pneu em polegadas (x 2,54) R = Radial 15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54) 6PR = 6 lonas 108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela) Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela) 4Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia) 5TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara 6Número de série de fabricação 7Nome fantasia do pneu 8Certificação DOT (Departamento de Transportes dos EUA) 9 10Certificação INMETRO 11MT Código do modelo do pneu 12Origem da fabricação do pneu 13Indicação nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI 14Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas) Aviso de Segurança: SAFETY WARNING - Serious injury may result from: - Tire failure due underinflation / overloading - - Follow owner's manual or tire placard in vehicle - Explosion of tire / rim assembly due improper mouting Only specially trained person should mount tires. Tradução AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de: - Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga. Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo. - Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada. Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus.

14 Lógica do códigos de pneus Principais medidas a serem observadas:

15 Lógica do códigos de pneus CÓDIG O DESCRIÇÃO LT Light Truck Utilitário, Pick Up 245Largura Nominal do Pneu em Milímetros 75 Relação entre a Largura e a Altura nominal do Pneu – Também conhecida como SÉRIE ou PERFIL (se não houver indicação, a série é 82) R Indica que o pneu é de construção RADIAL. A ausência do R indica que o pneu é de construção DIAGONAL 16Indica, em polegadas, o diâmentro interno do Pneus (ARO) 108/104Indica o peso que o pneu pode suportar (ver tabela) NIndica a velocidade máxima que o pneu pode atingir com segurança Identificação do código LT245/75R16 108/104N

16 Lógica do códigos de pneus CÓDIGODESCRIÇÃO 33Diâmetro do pneu em polegadas (x2,54) 11,50Largura Nominal do Pneu em Polegadas (x2,54) 16Diâmetro do ARO em polegadas LTLigth Truck (utilitários, pick up's) 6PRNúmero de lonas (ply rating) Identificação do Código33 X 11,50 X 16 LT 6PR

17 Lógica do códigos de pneus CÓDIGODESCRIÇÃO TLPneu sem câmara (Tubeless) TTPneu com câmara (Tube Type) REINFORCE D Indica pneu com reforço estrutural ROTATIONIndica a posição correta de rodagem (vem junto com uma seta indicando sentido) OUTROS CÓDIGOS ENCONTRADOS

18 Lógica do códigos de pneus CÓDIGODESCRIÇÃO CÓDIGODESCRIÇÃOCÓDIGODESCRIÇÃO F80 km/h N140 km/h H210 km/h G90 km/h Q160 km/h V240 km/h J100 km/h R170 km/h W270 km/h K110 km/h S180 km/h Y300 km/h L120 km/h T190 km/h ZR acima de 240 km/h M130 km/h U200 km/h TABELA DE ÍNDICE DE VELOCIDADE MÁXIMA

19 Lógica do códigos de pneus ÍNDIC E DE CARGA Kg/PN EU ÍNDICE DE CARGA Kg/PN EU ÍNDICE DE CARGA Kg/PN EU TABELA DE CARGA MÁXIMA ADMITIDA POR PNEU.

20 Lógica do códigos de pneus CONCLUSÃO. Os pneus são a única parte do carro que tem o contato direto com o piso. Os pneus afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo. Para um desempenho melhor e seguro, os pneus devem ser usados conforme instruções dos fabricantes. Usar o pneu adequado ao veículo e ao terreno a ser trafegado, deixando em segundo plano a estética ou visual vai além de uma questão de segurança pessoal, pois um acidente normalmente envolve mais pessoas além do que o condutor ou proprietário do automóvel.


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