A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍGONOS É um conjunto de retas ligadas entre si, onde essas retas formam uma figura composta por lados, vértices, ângulos internos e externos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍGONOS É um conjunto de retas ligadas entre si, onde essas retas formam uma figura composta por lados, vértices, ângulos internos e externos."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍGONOS É um conjunto de retas ligadas entre si, onde essas retas formam uma figura composta por lados, vértices, ângulos internos e externos.

2 Nome dos Polígonos O nome que recebem os polígonos dependem do número de lados ou ângulos: Número de lados ou ângulos Nome do Polígono Em função do número de ângulos Em função do número de lados 3TriânguloTrilátero 4QuadrânguloQuadrilátero 5PentágonoPentalátero 6HexágonoHexalátero 7HeptágonoHeptalátero 8OctógonoOctolátero 9EneágonoEnealátero 10DecágonoDecalátero 11UndecágonoUndecalátero... 19EneadecágonoEneadecalátero 20IcoságonoIcosalátero

3 Tipos de Polígonos Côncavo (ou não convexo): quando seus lados podem ser encontrados por uma reta em mais de dois pontos.

4 Tipos de Polígonos Convexo: quando não pode ser encontrado por uma reta em mais de dois pontos. Um polígono convexo é regular quando possui todos os lados congruentes entre si e todos os ângulos congruentes entre si.

5 Número de diagonais de um polígono convexo Diagonal de um polígono convexo é uma reta com extremidades em vértices não consecutivos.

6 Exemplo: Se um polígono convexo tem 8 lados, qual o seu número de diagonais?

7 Soma dos ângulos internos de um polígono convexo A B C D Dividindo o quadrilátero em dois triângulos, tenho que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°. Como são 2 triângulos então a soma dos ângulos internos do quadrilátero é °, ou seja, ( n° lados – 2) Portanto:

8 Para calcular o ângulo interno temos: Exemplo: Calcule a soma dos ângulos internos de um hexágono regular. E calcule quanto mede cada ângulo.

9 Soma dos ângulos externos de um polígono convexo A B C

10 Portanto, a soma dos ângulos internos de um polígono convexo é: Cada ângulo externo é calculado por: Exemplo: Calcule a soma dos ângulos externos de um octógono e a medida de cada ângulo externo?


Carregar ppt "POLÍGONOS É um conjunto de retas ligadas entre si, onde essas retas formam uma figura composta por lados, vértices, ângulos internos e externos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google