A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMELHANÇA DE TRIANGULOS CONTEXTO HISTÓRICO Tales de Mileto, matemático e filósofo grego do século VI a.C., certa vez, apresentou-se ao Rei Amasis, do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMELHANÇA DE TRIANGULOS CONTEXTO HISTÓRICO Tales de Mileto, matemático e filósofo grego do século VI a.C., certa vez, apresentou-se ao Rei Amasis, do."— Transcrição da apresentação:

1

2 SEMELHANÇA DE TRIANGULOS

3 CONTEXTO HISTÓRICO Tales de Mileto, matemático e filósofo grego do século VI a.C., certa vez, apresentou-se ao Rei Amasis, do Egito, oferecendo-se para calcular a altura da pirâmide de Quéops, sem escalar o monumento. Nas proximidades da pirâmide, fincou uma estaca de madeira no solo. Concluiu que, no momento em que o comprimento da sombra da pirâmide fosse igual ao comprimento da estaca, a altura da pirâmide seria igual ao comprimento da sombra da pirâmide mais metade da medida da base.

4 A pirâmide de Quéops, situada a dez milhas a Oeste do Cairo, na planície de Gizé, no Egito, a 39 metros do vale do rio Nilo, foi construída a cerca de 2500 a.C. Considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, ela tem 146 m de altura. Sua base é um quadrado, cujos lados medem cerca de 230m.

5 Observe o raciocínio de Tales: estaca

6 RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DE TALES NA PIRÂMIDE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DE TALES NA PIRÂMIDE Altura da pirâmide (H) Altura da estaca (2 m ) 115 m base 250 m sombra 5 m sombra H = H = 365 x 2 5 H = 730 H = 730 H = Altura da Pirâmide : 146 metros

7 CONCEITOCONCEITO MATEMÁTICO Se dois triângulos têm os ângulos respectivamente congruentes, então seus lados são respectivamente proporcionais Se dois triângulos têm os ângulos respectivamente congruentes, então seus lados são respectivamente proporcionais A C B R ST ^ ^ ^ ^ ^ ^ AB = AC = BC e C T B S A R RS RT ST

8 APLICAÇÕES PRÁTICAS APLICAÇÕES PRÁTICAS Essa propriedade tem inúmeras aplicações práticas: Essa propriedade tem inúmeras aplicações práticas: Um topógrafo, para calcular a largura de um rio, sem atravessá-lo, faz uso do teodolito - aparelho para medir ângulos, estabelecendo uma distância de sua posição à margem do rio. Um topógrafo, para calcular a largura de um rio, sem atravessá-lo, faz uso do teodolito - aparelho para medir ângulos, estabelecendo uma distância de sua posição à margem do rio. Com essas informações, desenha-se um triângulo semelhante às medidas traçadas ao rio. Com essas informações, desenha-se um triângulo semelhante às medidas traçadas ao rio.

9 RESOLUÇÃO 5,8 cm 4 cm 95° 52° largura do rio = x x = 105 5,8 4 x = 5, x = 152,25 Largura aproximada do rio: 152 m X Triângulo construído semelhante ao do RIO x

10 Agora é a sua vez: Em determinada hora do dia, um prédio projeta uma sombra de 35 m, enquanto um bastão de madeira de 2m de comprimento, colocado perpendicularmente ao solo, projeta uma sombra de 1,40m. Em determinada hora do dia, um prédio projeta uma sombra de 35 m, enquanto um bastão de madeira de 2m de comprimento, colocado perpendicularmente ao solo, projeta uma sombra de 1,40m. A) Qual é a altura do prédio? A) Qual é a altura do prédio? B) Quantos andares tem esse prédio, se o andar térreo tem 5 m de altura e cada um dos outros andares têm 3 m de altura? B) Quantos andares tem esse prédio, se o andar térreo tem 5 m de altura e cada um dos outros andares têm 3 m de altura?


Carregar ppt "SEMELHANÇA DE TRIANGULOS CONTEXTO HISTÓRICO Tales de Mileto, matemático e filósofo grego do século VI a.C., certa vez, apresentou-se ao Rei Amasis, do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google