A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.:"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.: (11)

2 Fundado em Entidade única no país. Atuação Técnica em Pesquisas e Atividades em Reparação Veicular e Segurança Viária. CESVI BRASIL CONSELHO DE 26 CENTROS DE 19 PAÍSES

3 SEGURANÇA VIÁRIA Pesquisa e atividades do CESVI visando a prevenção. Apresentação de um olhar sobre o tema prevenção a partir da experiência do centro.

4 SEGURANÇA VIÁRIA O fator humano, veículo e via/ambiente e os acidentes. A ignorância sobre riscos e atitudes sabidamente de risco contribuem para ocorrência de acidentes.

5 SEGURANÇA VIÁRIA A falta de familiaridade ou conhecimento do público com conceitos de Física. Implicação dessa situação: dificuldade para tratar alguns comportamentos de risco como velocidade incompatível, distância segura, desacelerações em colisões etc.

6 SEGURANÇA VIÁRIA Conteúdo das campanhas considerando a realidade sobre a falta de familiaridade com os conceitos de Física. Compreensão dos riscos de dirigir, sem ingestão de álcool, como um dos pontos de partida da discussão dos risco de dirigir alcoolizado.

7 SEGURANÇA VIÁRIA Outra questão O efeito inibidor da percepção, pela população, da existência de uma fiscalização efetiva. Manifesto pela Vida, ação do CESVI com outras entidades, que apoiou o projeto que se transformou na lei , de Essa nova realidade jurídica motivou a produção do filme Orientações Médicas para Fiscalização de Condutores Alcoolizados.

8 O caminho que ainda precisamos percorrer: análise do que ocorreu em outros países. Penalidades para condução sob o efeito de álcool: França: multa de euros ( reais), 2 anos de prisão, 3 anos de suspensão ou anulação da carta. Reino Unido: multa de euros ( reais), 3 anos de prisão e anulação da carta. SEGURANÇA VIÁRIA

9 Em 2000, o índice de vítimas fatais da França era um pouco mais que o dobro do que o do Reino Unido, ou 1,3 contra 0,6 mortos por 10 mil habitantes. Estudo da magistrada francesa, Catherine Dayre, de 2000: a diferença é devida a política penal em relação ao infrator - que foca no comportamento do condutor e não no resultado final dos acidentes - e não, como normalmente se acredita, às diferenças culturais. SEGURANÇA VIÁRIA

10 Concluindo Necessidade de aperfeiçoar a orientação à população sobre os riscos de atitudes inseguras no trânsito, incluindo conceitos de Física. Também necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização, inclusive com reforma da base jurídica que os sustenta e dos procedimentos processuais aplicados. Tudo isso para que possam contribuir para o desenvolvimento de uma cultura que repudie a transgressão e as atitudes irresponsáveis no trânsito, e não contemporize com os infratores, como muitas vezes testemunhamos atualmente. SEGURANÇA VIÁRIA

11 OMS: ACIDENTES NO MUNDO 1,2 milhões de pessoas serão mortas este ano, no trânsito, cerca de mortes por dia. Segurança viária não é acidente. Cerca de 50 milhões serão feridas este ano, muitas incapacitadas permanentemente. Segurança viária não é acidente.

12 O que significa uma colisão a 60 e a 120 km/h? É como cair de 5 andares (ou 14 m)!! É como cair de 19 andares (ou 57 m)!! 19 5 COLISÃO 60 km/h 120 km/h

13 80 km/h ou mais A VÍTIMA NÃO SOBREVIVE, EM QUASE TODOS OS CASOS! ATROPELAMENTO Qual a conseqüência de se atropelar uma pessoa a 60 ou acima de 80 km/h? DE CADA 5 ATROPELADOS, APENAS 1 SOBREVIVE! 60km/h


Carregar ppt "SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google