A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Delineamento de Parcela Subdividida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Delineamento de Parcela Subdividida"— Transcrição da apresentação:

1 Delineamento de Parcela Subdividida
Definição dos Fatores: Blocos (repetição (A)); Tratamento da Parcela Principal (fator fixo B); Tratamento da Subparcela (fator fixo C).

2 Características da Parcela Subdividida
É um tipo especial de delineamento em blocos incompletos para experimentos fatoriais à medida em que o fator C é considerado; Nas parcelas principais são alocados os níveis do fator B e dentro de cada um dos níveis desse fator é alocado aleatoriamente os níveis do fator C, formando a subparcela;

3 Características da Parcela Subdividida
As parcelas principais podem ser dispostas em DCC, DBC ou DQL, por exemplo; O efeito do fator B é confundido com as diferenças dos blocos incompletos; O efeito de B é estimado com menor precisão, dado que para estimá-lo toma-se cada parcela principal (blocos incompletos) como unidade experimental;

4 Características da Parcela Subdividida
O efeito de B é testado com o E(A) e os efeitos de C e BxC são testados com o E(B); O E(B) é obtido supondo-se que a interação entre o fator C e blocos seja inexistente ou insignificante; caso contrário, o E(B) deverá ser desmembrado em seus componentes e deverá ser retirado o efeito dessa interação.

5 Características da Parcela Subdividida
Geralmente, o E(A) é usualmente maior do que o E(B), visto que as observações na subparcela tendem a ser correlacionadas; Ás vezes o E(A) pode ser menor que o E(B). Se isto ocorre, desde que E(A) não seja significativamente menor, pode-se usar um erro médio de E(A) e E(B) como estimativa da variância populacional.

6 Uso da Parcela Subdividida
Os níveis de um fator requerem parcelas maiores do que os níveis de um outro fator; Por informação prévia, espera-se que as diferenças entre os níveis de um fator específico sejam maiores do que as diferenças entre os níveis de um outro fator;

7 Uso da Parcela Subdividida
Se um fator é mais importante, ou se há necessidade de maior precisão para esse fator, ele deverá ser alocado na subparcela.

8

9 Tabela 1: Análise de Varìância para o Delineamento de Parcela Subdividida

10 Tabela 2: Quadrado Médio Esperado para o Delineamento de Parcela Subdividida

11 Soma de Quadrados

12 Exemplo Montgomery Um fabricante está interessado em 3 diferentes métodos de preparo do pulpo e 4 diferentes temperaturas de cozimento do pulpo e quer estudar o efeito desses 2 fatores na força de tensão do papel. O experimentador decidiu rodar 3 replicatas, uma por dia. No primeiro dia, o experimentador realiza uma fornada do pulpo utilizando um dos três métodos. Então esta fornada é dividida em 4 amostras e cada uma é cozida em uma das 4 diferentes temperaturas. O mesmo ocorre nos outros 2 dias.

13 Tabela 3:Análise de Variância da Variável Resposta Força de Tensão do Papel

14

15 Tabela 4: Análise de Variância para o delineamento de Parcela Subdividida com E(b) desdobrado

16 Tabela 5: QM Esperado para o delineamento de Parcela Subdividida com E(b) desdobrado

17 Soma de Quadrados para E(b) desdobrado

18 Tabela 6: Análise de Variância da Variável Resposta Força de Tensão do Papel com E(b) desmembrado

19 Comparações Múltiplas

20 Delineamento de Parcela Sub-Subdividida
Definição dos Fatores: Blocos (repetição (A)); Tratamento da Parcela Principal (fator fixo B); Tratamento da Subparcela (fator fixo C); Tratamento da Sub-Subparcela (fator fixo D).

21 Delineamento de Parcela Sub-Subdividida
É uma extensão do delineamento de parcela subdividida. Os níveis de um fator são alocados nas unidades principais dentro de cada bloco. Os níveis do segundo fator são alocados nas subparcelas dentro de cada parcela e os níveis de um terceiro fator são alocados nas sub-subparcelas dentro de cada subparcela.

22 Tabela 7: Análise de Varìância para o Delineamento de Parcela Sub-Subdividida

23 Tabela 8: Quadrado Médio Esperado para o Delineamento de Parcela Sub-Subdividida

24 Soma de Quadrados Complementar

25 Tabela 9: Análise de Varìância para o Delineamento de Parcela Sub-Subdividida com Erros Particionados

26 Tabela 10: QM Esperado para o Delineamento de Parcela Sub-Subdividida com Erros particionados


Carregar ppt "Delineamento de Parcela Subdividida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google