A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Wiimote Grupo: Endrigo Rosa de Carvalho Felipe Groisman Sieben

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Wiimote Grupo: Endrigo Rosa de Carvalho Felipe Groisman Sieben"— Transcrição da apresentação:

1 Wiimote Grupo: Endrigo Rosa de Carvalho Felipe Groisman Sieben
Plauto de Abreu Neto

2 Wiimote O Wii Remote, apelidado também de Wiimote, é o controle principal da console da Nintendo, o Wii; Chamado apenas como "freehand", o Wii Remote é o coração do Wii; Reside nele, todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar.

3 Wiimote

4

5 Bluetooth Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio (Wireless personal area networks - PANs). O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura. As especificações do Bluetooth foram desenvolvidas e licenciadas pelo Bluetooth Special Interest Group.

6 Funcionamento Transmissão de dados via ondas de rádios;
Se comunica em uma freqüência de 2,45 gigahertz (para ser exato, entre 2,402 GHz e 2,480 GHz). Essa banda de freqüência, chamada de ISM, foi reservada por acordo internacional para o uso de dispositivos industriais, científicos e médicos; Tem o envio de sinais fracos, cerca de 1 miliwatt. Para comparar, os celulares mais potentes podem transmitir um sinal de 3 watts.

7 Funcionamento

8 Funcionamento O bluetooth usa uma técnica chamada salto de freqüência de espalhamento espectral, que praticamente impossibilita que mais de um dispositivo transmita na mesma freqüência ao mesmo tempo. Com essa técnica, um dispositivo usa 79 freqüências individuais escolhidas aleatoriamente dentro de uma faixa designada, mudando de uma para outra com regularidade. No caso do bluetooth, os transmissores alteram as freqüências vezes por segundo, o que significa que muitos dispositivos podem utilizar totalmente uma fatia limitada do espectro de rádio.

9 Funcionamento Um dispositivo se comunicando por Bluetooth pode tanto receber quanto transmitir dados (modo full-duplex). A transmissão é alternada entre slots para transmitir e slots para receber, um esquema denominado FH/TDD (Frequency Hopping/Time-Division Duplex). Esses slots são canais divididos em períodos de 625 µs (microsegundos). Cada salto de freqüência deve ser ocupado por um slot, logo, em 1 segundo, tem-se 1600 saltos.

10 Piconet Quando dois ou mais dispositivos se comunicam através de uma conexão Bluetooth, eles formam uma rede denominada piconet. Nessa comunicação, o dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master (mestre), enquanto que os demais dispositivos se tornam slave (escravos). Cabe ao master a tarefa de regular a transmissão de dados entre a rede e o sincronismo entre os dispositivos.

11 Piconet Um dispositivo mestre Bluetooth pode se comunicar com até mais sete dispositivos. Uma piconet é uma rede ad-hoc, usando protocolos de tecnologia Bluetooth para permitir um dispositivo mestre de se interconectar com até sete dispositivos ativos. Até 255 dispositivos podem estar inativos, "estacionados", com os quais o dispositivo mestre pode se comunicar e trazer de volta ao status de ativo a qualquer momento.

12 Piconet

13 Scatternet Especificações de Bluetooth permitem conexão de duas ou mais piconets juntas para formar uma scatternet, com alguns dispositivos agindo como ponte para simultaneamente trabalhar como o mestre e o escravo em uma piconet.

14 Scatternet

15 Alcance (Aproximadamente)
Alcances Permitidos Classe Potência máxima permitida (mW/dBm) Alcance (Aproximadamente) Classe 1 100 mW (20 dBm) ~ 100 metros Classe 2 2.5 mW (4 dBm) ~ 10 metros Classe 3 1 mW (0 dBm) ~ 1 metro Dispositivos que possuem um amplificador de potência na transmissão têm uma sensibilidade de recepção melhorada, e existem antenas altamente otimizadas que normalmente alcançam distâncias de 1 km usando o padrão Bluetooth classe 1.

16 Versão 3.0 (Em desenvolvimento)
Taxa de Transmissão Versão Taxa de transmissão Versão 1.2 1 Mbit/s Versão EDR 3 Mbit/s Versão 3.0 (Em desenvolvimento) Mbit/s (Proposto)

17 Conexões Qualquer dispositivo Bluetooth irá transmitir os seguintes pacotes de informações por demanda: • Nome do dispositivo • Classe do dispositivo • Lista de serviços disponíveis • Informações técnicas, como por exemplo, características, fabricante, especificação Bluetooth e configuração de clock.

18 Conexões Qualquer dispositivo pode realizar uma varredura para encontrar outros dispositivos disponíveis para conexão, e qualquer dispositivo pode ser configurado para responder ou não a essas requisições. Se o dispositivo que estiver tentando conectar souber o endereço do outro dispositivo, o mesmo vai sempre responder a requisições de conexões diretas e transmitir as informações da lista se requisitado. O uso dos dispositivos, porém, requer pareamento (conhecido também como "emparelhamento") ou aceitação do proprietário, porém a conexão por si só ficará ativa e aguardando autorização até que seja finalizada ou até que saia do alcance.

19 Conexões Cada dispositivo é dotado de um número único de 48 bits que serve de identificação, no formato 00:00:00:00:00:00. Esses número é denominado "Endereço de Bluetooth" (Bluetooth Address) e são únicos e exclusivos para cada dispositivo fabricado, assim como o Endereço MAC das placas de rede.

20 Pareamento Parear dispositivos é o ato de estabelecer uma comunicação segura . O dispositivo que deseja se comunicar com um outro dispositivo deve informar uma senha que também deve ser digitada no outro dispositivo. Como o endereço Bluetooth é permanente, o pareamento é preservado, mesmo se o nome de algum dos dispositivos trocar. Pareamentos podem ser apagados (e assim ter as autorizações de conexão removidas) a qualquer momento.

21 Segurança O nível de  segurança de serviço e o nível de segurança do dispositivo trabalham juntos para proteger os dispositivos bluetooth da transmissão de dados não-autorizada. Procedimentos de autorização e identificação que limitam o uso dos serviços Exigem que os usuários tomem uma decisão consciente para abrir um arquivo ou aceitar uma transferência de dados.

22 Vírus de Celular Autores de vírus de celular já se aproveitaram do processo de conexão automatizada do bluetooth para enviar arquivos infectados. No entanto, como a maioria dos celulares usa uma conexão bluetooth segura que requer a autorização e a autenticação antes da aceitação dos dados de um dispositivo desconhecido, normalmente o arquivo infectado não se alastra. Quando o vírus chega ao celular do usuário, ele precisa concordar em abrir o arquivo e concordar em instalá-lo. Até agora, isso tem evitado que a maioria dos vírus de celular cause danos.

23 Bluejacking Bluejacking envolve usuários de bluetooth que enviam cartões de visita (apenas uma mensagem de texto, na verdade) para outros usuários de bluetooth dentro de um raio de 10 metros. Se o usuário não verificar o conteúdo da mensagem, ele pode permitir a adição desse contato à sua agenda e acabar recebendo mensagens que podem ser abertas automaticamente porque procedem de contato conhecido.

24 Bluebugging Bluebugging é um problema pior porque permite que hackers acessem remotamente o telefone de um usuário e utilizem seus recursos, incluindo a realização de chamadas e o envio de mensagens de texto, sem que o usuário perceba o que está acontecendo.

25 Car Whisperer O Car Whisperer é um trecho de software que permite que hackers enviem mensagens de áudio e recebam áudio do estéreo com Bluetooth de um carro.

26 Teste Prático com Wiimote


Carregar ppt "Wiimote Grupo: Endrigo Rosa de Carvalho Felipe Groisman Sieben"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google