A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento dos Requisitos do Cliente em Empreendimentos Habitacionais Luciana Miron, MSc Carlos Torres Formoso, PhD UFRGS / PPGEC/ NORIE Porto Alegre,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento dos Requisitos do Cliente em Empreendimentos Habitacionais Luciana Miron, MSc Carlos Torres Formoso, PhD UFRGS / PPGEC/ NORIE Porto Alegre,"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento dos Requisitos do Cliente em Empreendimentos Habitacionais Luciana Miron, MSc Carlos Torres Formoso, PhD UFRGS / PPGEC/ NORIE Porto Alegre, 2002

2 Justificativa Competitividade - foco no atendimento das necessidades do cliente. Capacitação das empresas p/ gerenciar valor Atraso tecnológico na construção - falta de referencial teórico. A teoria TFV (Koskela, 2000) base conceitual p/ os processos de projeto e produção simultaneamente como Transformação, Fluxo e Geração de Valor

3 Gerenciamento dos Requisitos Envolve os processos de capturar, controlar e refinar o requisitos no desenvolvimento do produto. Identificação, análise, priorização e disponibilização das informações - necessidades, expectativas cliente tradução destas informações em requisitos. Conciliar os conflitos entre as exigências dos diversos clientes e intervenientes envolvidos: Edificação Terra

4 Concepção Projeto Produção Uso Operação Disposição Final Captura dos Requisitos Controle do Fluxo dos Requisitos no PDP Possibilidade de Avaliação do Valor e Armazenamento das Informações Etapas de um Empreendimento da Construção Concepção Projeto Produção Uso Operação Disposição Final Captura dos Requisitos Controle do Fluxo dos Requisitos no PDP Possibilidade de Avaliação do Valor e Armazenamento das Informações Etapas de um Empreendimento da Construção Gerenciamento dos Requisitos Definição do cliente (identificação) Definição do cliente (identificação) Negociação das condições de pagamento e prazos Negociação das condições de pagamento e prazos Identificação das necessidades do cliente Identificação das necessidades do cliente Exposição do produto Exposição do produto Adaptação do imóvel Adaptação do imóvel Entrega física do imóvel Entrega física do imóvel Entrega legal do imóvel Entrega legal do imóvel Manutenção/ assistência técnica Manutenção/ assistência técnica Avaliação da satisfação (pós-ocupação) Avaliação da satisfação (pós-ocupação)

5 Gerenciamento dos Requisitos do Cliente em Empreendimentos Habitacionais Gerenciamento dos Requisitos do Cliente em Empreendimentos Habitacionais Processo de Pesquisa EC2 Avaliação da Satisfação GDE Diretrizes Captura dos Requisitos Controle do fluxo dos Req Entrevistas/Satisfação Implantação do GDE EC1 Medição de Valor/Captura Controle do fluxo dos Req

6 Estudo de Caso 1 Construtora Incorporadora - pesquisas Modelo PDP e PCP Empreendimentos habitacionais financiamento CEF EC1 - julho de 2000 a fevereiro de 2001 gerenciamento requisitos planejamento PDP

7 Estudo de Caso 1 Captura Requisitos entrevistas com profissionais PDP avaliação da satisfação Solar e Vital técnica do incidente crítico questionário de avaliação da satisfação Controle dos requisitos Vila Abreu árvore de objetivos, home page, procedimentos planejamento e controle PDP (registro PDP) equipe multidisciplinar Diretrizes Gerenciamento Requisitos

8 Residencial Surya : Condomínio vertical 2 blocos de edifícios com 4 pavimentos 32 unidades habitacionais Apartamentos c/ dois dormitórios 1 vaga p/ carro por apartamento Salão de festas Guarita

9 Residencial Vitória :Residencial Vitória : Condomínio horizontalCondomínio horizontal 8 unidades habitacionais8 unidades habitacionais Sobrados com 3 pavimentos e um terraçoSobrados com 3 pavimentos e um terraço 2 dormitórios2 dormitórios Garagem coberta (1 vaga por unidade )Garagem coberta (1 vaga por unidade )

10 Procedimento do Modelo PDP/NORIE Questionário de Avaliação da Satisfação atendimento prestado pela empresa qualidade da edificação como um todo qualidade da unidade habitacional avaliação geral do imóvel

11

12

13 Av. 1 Rua 3 Rua 2

14 Entorno Rua 3 Esquina Rua 2 c/ Rua 3 Rua 4

15 Empreendimento Vila Abreu Condomínio horizontal 62 UH em fitas de 10 2 e 3 dormitórios R u a 3 R u a 2 Rua 4 Avenida 1

16 Controle do Fluxo dos Requisitos Avaliação Intermediária Definições diretor empresa c/ gerente de projetos - fragmentada Constatação - projetistas arquitetura apenas atendiam solicitações empresa Ferramentas aplicadas não geravam discussão para aumento do valor Identificação dos responsáveis pela tomada de decisão (definição dos empreendimentos) Implementação do GDE - equipe multidisciplinar Corretor Engenheiro Diretor emp. Esq. Arq 2 arq Esq. Arq 2 arq CEF Cliente Final Perfil obtido através da captura dos requisitos Cliente Final Perfil obtido através da captura dos requisitos Ger projetos GDE Diretor Empresa Gerente Projetos Engenheiro GDE Diretor Empresa Gerente Projetos Engenheiro CEF Cliente Final Perfil obtido através da captura dos requisitos Cliente Final Perfil obtido através da captura dos requisitos Projetistas arquitetura Demais Projetistas Corretor

17 GDE - Equipe Multidisciplinar Maior quantidade de alternativas para soluções do produto. Funcionalidade, estética e processo produtivo discutidos simultaneamente. Compreensão processo do empreendimento. Planejamento do PDP auxilia o controle e rastreabilidade dos requisitos. Empresa deveria estabilizar a produção. Informações de custo para a tomada de decisão. Estabelecimento formal das relações contratuais. GDE Diretor Empresa Gerente Projetos Engenheiro GDE Diretor Empresa Gerente Projetos Engenheiro Esc. Arq 2 arq Esc. Arq 2 arq CEF Cliente Final Perfil obtido através da captura dos requisitos Cliente Final Perfil obtido através da captura dos requisitos Projetistas Fornecedores Projetistas Fornecedores

18 Estudo de Caso 2 - Vila Abreu Avaliação do Produto em Execução (julho 2002) avaliação da satisfação (p/ retroalimentação) Entrevistas com 13 moradores das 14 UH entregues Grupo de Concepção do Empreendimento reuniões semanais (em andamento) Diretor, Corretor, Gerente de projetos, Gerente de produção, Gerente administrativa (+ projetistas) Sistematizar a concepção dos empreendimentos Retroalimentar o empreendimento em execução Avaliação de procedimentos do Modelo PDP (PBQP-H)

19 Estudo de Caso 2 - Vila Abreu

20 EC2 Vila Abreu Melhoria na qualidade dos projetos Melhoria na qualidade dos Serviços

21 EC2 Vila Abreu

22 Problemas da Execução

23 Diretrizes Gerenciamento dos Requisitos Captura dos Requisitos Identificação do Cliente Identificação dos Requisitos do Cliente Identificação dos Resp. Tomada de Decisão Formalização das Relações Cliente-Fornecedor Definição e Explicitação dos Objetivos Maturidade de projeto Adequação da Capacidade produtiva da empresa

24 Controle do Fluxo dos Requisitos Planejamento e Controle do Desenvolv. do Prod. Coordenação Equipe Muitidisciplinar Sistema de Troca de informações Avaliação do Valor e armazenamento das Informações Diretrizes Gerenciamento dos Requisitos

25 Conclusões Empresas importante requisitos cliente, ñ gerenciavam os requisitos Construtoras-incorporadoras - potencial práticas de captura dos requisitos Equipes multidisciplinares - análise e síntese projeto A falta de informações da produção e orçamentos prejudica as definições do produto Analisar os espaços de soluções de projeto Ferramentas possibilitaram a rastreabilidade do fluxo dos requisitos nas definições do produto (registro, extranet, planos) Confiabilidade do sistema de troca de informações - retroalimetação e atualização do DP - evita perdas Ger Req + PPDP = abordagem balanceada valor e fluxo


Carregar ppt "Gerenciamento dos Requisitos do Cliente em Empreendimentos Habitacionais Luciana Miron, MSc Carlos Torres Formoso, PhD UFRGS / PPGEC/ NORIE Porto Alegre,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google