A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS
QUADROS COMPARATIVOS

2 SOCIEDADES DE CAÇADORES, COLETORES E AGRICULTORES X GRANDES CIVILIZAÇÕES AGRÍCOLAS
Características SOCIEDADES DE CAÇADORES, COLETORES E AGRICULTORES GRANDES CIVILIZAÇÕES AGRÍCOLAS Política Organizadas em tribos, não possuíam poder político nem Estado; o líder não era dotado de nenhum poder; a não ser seu carisma e o respeito conferido pela sociedade. Viviam de forma nômade ou seminômade. Possuíam um Estado e o poder hierarquizado. Governo teocrático. Construíam cidades e templos de pedra, que revelam seu sedentarismo. Economia Não acumulavam excedentes econômicos. Praticavam a caça, coleta e agricultura para subsistência. Acumulavam excedentes, exploravam povos dominados por meio de trabalho compulsório, Religião Politeístas. Os xamãs (pajés) ocupavam posição central, segundo a crença de que os espíritos manifestavam-se em fenômenos da natureza. Politeístas.

3 QUADRO COMPARATIVO: MAIAS, ASTECAS E INCAS
Localização Península do Iucatã (México) e América Central (quase toda Guatemala e o ocidente de Honduras) América Central, na região do México atual. Desenvolveu-se nas regiões que hoje correspondem a partes do Peru, do Equador, da Bolívia e do norte do Chili Principais cidades Palenque, Copan e Tical. Tenochtitlan (capital – atual Cidade do México) e Tlalecoco. Cuzco (capital). Período Entre séculos IV e X aproximadamente. A partir do século XII, apogeu por volta do século XIV. Surgiu no século XIV

4 QUADRO COMPARATIVO: MAIAS, ASTECAS E INCAS
Organização política Baseada em cidades-estados independentes e não como um Império. Governo TEOCRÁTICO (autoridade emanada dos deuses) era a base do regime político. Viviam sob uma espécie de monarquia de caráter teocrático e militar. O governante superior tinha com principal atribuição comandar os exércitos e cuidar da política externa. As cidades-estado submetidas aos astecas conservavam suas dinastias, mas colocavam questões militares sob o controle do imperador. Monarquia teocrática hereditária (imperador considerado um deus, o filho do Sol (Inca). Para governar o imperador contava com chefes militares, governadores de províncias, sacerdotes e muitos funcionários.

5 QUADRO COMPARATIVO: MAIAS, ASTECAS E INCAS
Sociedade Constituía-se como uma sociedade de classes onde a elite dominante, de caráter hereditário, exercia seu poder sobre os camponeses, que viviam em estado de servidão coletiva. Hierarquizada, composta por: nobreza (chefes militares, altos funcionários do Estado, sacerdotes), comerciantes e artesão da elite, escravos e camponeses, e prisioneiros de guerra. A terra era coletiva e o camponês pagava seus impostos pagava seus impostos com produtos cultivados e com serviços prestados ao Estado. Hierarquizada: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Está última camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.

6 QUADRO COMPARATIVO: MAIAS, ASTECAS E INCAS
Economia Baseava-se principalmente no cultivo do milho, feijão e batata-doce. Possuíam um comércio prolífero nos centros urbanos. A base da economia era a agricultura (milho, feijão, cacau, algodão, tomate e tabaco); comercializavam bens, como tecidos, peles, cerâmicas, sal, ouro e prata. Baseava-se na agricultura (milho, batata, tabaco). Comércio.

7 QUADRO COMPARATIVO: MAIAS, ASTECAS E INCAS
Cultura A religião e a arquitetura canalizavam toda a produção cultural. Construíram grandes templos, pirâmides e observatórios de astronomia; criaram um calendário bastante preciso e um sistema de escrita; desenvolveram pintura mural e a arte cerâmica. Não conheciam o uso do ferro, da roda, do arado e do transporte por animais. Os astecas construíram grandes templos religiosos, desenvolveram uma escrita primitiva e um calendário próprio. Desconheciam o uso do ferro, da roda e dos animais de carga. Dominavam, entretanto, a técnica da ourivesaria, da cerâmica e da tecelagem. Desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do cobre; sabiam travalhar com metais preciosos, como ouro e prata, e utilizavam a lhama como animal de carga. Construíram palácios, templos, estradas pavimentadas, aquedutos e canais de irrigação. Não desenvolveram sistema de escrita, mas sabiam registra números e acontecimentos por meio dos quipos.

8 FICHA DE EXERCÍCIOS I (valor: 1,0)
Atividades do livro: BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio, volume único. São Paulo: Moderna, 2007. Capítulo 16: Pg 212 e 213: Atividade do texto complementar: 1, 2 e 4; Pg 214: atividades 1 e 2; Pg 215: atividades 1, 2 e 4. Pg 216: atividades 7, 8 e 9 ENTREGA DIA: 04/03/2011 (sexta-feira) Obs.: Trabalhos entregues com atraso terão desconto de 50% na nota.


Carregar ppt "AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google