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COMPUTADOR: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO - TEMA 1

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Apresentação em tema: "COMPUTADOR: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO - TEMA 1"— Transcrição da apresentação:

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2 COMPUTADOR: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO - TEMA 1
INFORMÁTICA FORENSE AULA 4 COMPUTADOR: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO - TEMA 1 Profª Ana Patrícia e Paula Karini

3 EMENTA O QUE É INFORMÁTICA? HISTÓRIA DO COMPUTADOR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O QUE É INFORMÁTICA? HISTÓRIA DO COMPUTADOR

4 OBJETIVOS DA AULA REVISAR OS CONCEITOS DA AULA 3;
MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR; ESCLARECER O CONCEITO DE INFORMÁTICA; CLASSIFICAR A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR.

5 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CONHECIMENTO INFORMAÇÃO DADOS

6 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SABEDORIA PROCESSAMENTO DE DADOS INVENÇÃO X INOVAÇÃO ASPECTOS RELEVANTES PARA A INFORMÁTICA FORENSE

7 SISTEMAS QUE CODIFICAM A MATEMÁTICA
SISTEMA DECIMAL SISTEMA BINÁRIO SISTEMA HEXADECIMAL

8 SISTEMA DECIMAL É O SISTEMA QUE ESTUDAMOS NAS ESCOLAS, QUE SE COMPÕE DE 10 SÍMBOLOS 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 SÍMBOLOS ESTES QUE JUNTOS SÃO INFINITOS.

9 SISTEMA BINÁRIO É COMPOSTO DE APENAS 2 SÍMBOLOS 0, 1
É O SISTEMA QUE CODIFICA O COMPUTADOR.

10 SISTEMA HEXADECIMAL É COMPOSTO DE 16 SÍMBOLOS 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F.

11 CÓDIGO PADRÃO AMERICANO DE INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES.
TABELA ASCII CÓDIGO PADRÃO AMERICANO DE INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES. CONTÉM 256 SÍMBOLOS

12 TABELA ASCII SÍMBOLOS DIVIDIDOS EM BLOCOS
0 AO 31 – CARACTERES DE CONTROLE; 32 AO 127 – CARACTERES BÁSICOS; 128 AO 255 – CARACTERES ESPECIAIS.

13 DESMITIFICANDO OS CÓDIGOS!
QUANDO QUISERMOS FORMAR UM SÍMBOLO ATRAVÉS DOS CÓDIGOS: CARACTERES DE CONTROLE: ALT ENTER CARACTERES BÁSICOS: ALT A CARACTERES ESPECIAIS: ALT Ç

14 O QUE É INFORMÁTICA? TERMO CRIADO EM 1962 E PROVÉM DA CONTRAÇÃO INFORMATION AUTOMATIC = INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA. CIÊNCIA QUE ESTUDA O TRATAMENTO AUTOMÁTICO E RACIONAL DA INFORMAÇÃO.

15 O QUE É INFORMÁTICA? CIÊNCIA QUE DESENVOLVE E UTILIZA MÁQUINAS PARA O TRATAMENTO, A TRANSMISSÃO, O ARMAZENAMENTO, A RECUPERAÇÃO E O USO DE INFORMAÇÕES.

16 COMPUTADOR MÁQUINA COMPOSTA POR ELEMENTOS FÍSICOS DO TIPO ELETRÔNICO, CAPAZ DE REALIZAR UMA GRANDE VARIEDADE DE TRABALHOS COM VELOCIDADE E PRECISÃO.

17 COMPONENTES BÁSICOS ELEMENTO HUMANO ELEMENTO FÍSICO (HARDWARE)
ELEMENTO LÓGICO (SOFTWARE)

18 HISTÓRIA DO COMPUTADOR
PRIMEIROS COMPUTADORES ÁBACO TEAR AUTOMÁTICO 4000 a.C. – 800 d.C. 800 – 1850

19 HISTÓRIA DO COMPUTADOR
PRIMEIROS COMPUTADORES PEÇA DE XADREZ COLOSSUS 1880 – 1936 1940 – 1950

20 HISTÓRIA DO COMPUTADOR
PRIMEIRA GERAÇÃO ( ) MARK I ENIAC

21 HISTÓRIA DO COMPUTADOR
SEGUNDA GERAÇÃO ( ) NEAC PDP-8

22 HISTÓRIA DO COMPUTADOR
TERCEIRA GERAÇÃO ( ) UNIX COMMODORE PET

23 HISTÓRIA DO COMPUTADOR
QUARTA GERAÇÃO ( ) MAC OSBORNE I

24 HISTÓRIA DO COMPUTADOR
QUINTA GERAÇÃO (1991-????) PALM NOTEBOOK IPOD

25 CONSIDERAÇÕES O HOMEM ESTÁ EM CONSTANTE BUSCA DE AUTO-SUPERAÇÃO
A MATEMÁTICA FOI PROTAGONISTA DO DESENVOLVIMENTO DA INFORMÁTICA A PRÓXIMA GERAÇÃO RESERVA MUDANÇAS INIMAGINÁVEIS

26 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Disponível em: <http://www.museudocomputador.com.br/cronologia.php>. Acesso em 06 mar Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/~mayerle/private/eps7001/conceitos_basicos.pdf>. Acesso em 06 mar. 2006


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