A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Programação para Web Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos

2 Introdução

3 O que é uma Aplicação Web?
Uma aplicação Web é um sistema que é acessado por um Navegador Web. Uma das palavras-chave desta definição é SISTEMA Deve haver um software (aplicação ou sistema) sendo acessado Páginas HTML/CSS simples não podem ser consideradas aplicações Web (é necessário haver alguma programação para isso).

4 Por que Programar na Web?
Ambiente multiplataforma Qualquer hardware executando a pilha de protocolos TCP/IP pode acessar uma aplicação Web. Não existe atualização para os usuários O código fica no servidor, e é executado toda vez que o usuário acessar a aplicação Web. Portanto não é necessário atualizar programas no usuário, somente o código do servidor.

5 Por que Programar na Web?
Centralização do Código Embora vários clientes possam acessar uma aplicação Web, seu código fica centralizado no servidor de aplicação. Isso facilita seu controle e manutenção. Facilidade de acesso Qualquer pessoa tendo uma conexão com a Internet pode acessar uma aplicação Web. Facilidade de utilização pelo usuário Atualmente qualquer usuário comum sabe utilizar um navegador.

6 Modelo Cliente/Servidor
Amplamente usado e constitui a base da grande utilização de redes de computadores. Basicamente os dados são armazenados em poderosos computadores chamados servidores. Os clientes são máquinas mais simples que acessam os dados remotos do servidor.

7 Características de Clientes
Ativo. Inicia e termina as conversações com os Servidores, solicitando serviços distribuídos. Geralmente, não se comunica com outros Clientes. Normalmente responsável pela entrada e saída de dados e comunicação com o usuário. Torna a comunicação em rede bastante simples ao usuário. O hardware é normalmente um PC. O software geralmente tem início e fim definido.

8 Características de Servidores
Reativo. Execução contínua. Recebe e responde a solicitações dos Clientes. Normalmente, não se comunica com outros Servidores. Presta serviços distribuídos. Atende a diversos Clientes simultaneamente. O hardware exige máquinas mais robustas, com grande capacidade de processamento. O software é composto por processo(s) sempre em execução, aguardando ser chamado por Clientes.

9 Tipos de Cliente Existem praticamente duas abordagens para programação Cliente/Servidor Cliente Light-Loaded – Comum de aplicações Web, o cliente é um software bem leve que normalmente apenas recebe e exibe informações para usuários. Cliente Pesado – Comum para jogos online, o cliente é um software bem pesado com muita lógica e processamento (normalmente gráfico).

10 PC executando um Navegador Servidor executando um Web Server
Cliente Web Ao acessar um Web Site o seu navegador é na verdade um Cliente Web. Resposta do Servidor (contém o documento requisitado). Requisição do Cliente (contém o nome e endereço de um item procurado pelo cliente). PC executando um Navegador Servidor executando um Web Server

11 Opções de Clientes Web

12 Cliente de Aplicações Web
Por se tratar de um Cliente Web, todas requisições e respostas usam os protocolos HTTP e FTP, que são protocolos padrões da Internet. Não importa a Linguagem de Programação escolhida, no final o programa irá converter a saída para HTML e enviá-la ao cliente. E todo navegador sabe exibir HTML, provendo uma interface universal.

13 Tecnologias de Desenvolvimento Web
J2EE Plataforma Java para desenvolvimento Web .NET Plataforma Microsoft para desenvolvimento Web PHP Linguagem de script de propósito geral para servidores

14 Modelo MVC

15 Modelo Arquitetural MVC
Modelo-Visão-Controlador (Model-View-Controller) Trata-se de um modelo de Desenvolvimento de Software Amplamente utilizado Consiste em separar o desenvolvimento em camadas. Cada camada é responsável por uma tarefa, separando: a lógica, a interface, e os dados.

16 Modelo Arquitetural MVC
Visão (Interface) Usuários Controlador (Lógica) Banco de Dados Modelo (Dados)

17 Modelo Arquitetural MVC
Modelo (Dados) Classes responsáveis por manipular os dados da aplicação. São as únicas classes que podem realizar consultas SQL. Controlador (Lógica) Classes responsáveis pela lógica do negócio, ou lógica das funcionalidades do sistema. Visão (Interface) Classes responsáveis pela apresentação da aplicação, ou seja, a interface com o usuário.

18 J2EE

19 O que é J2EE Significa Java 2 Enterprise Edition
Plataforma Java para desenvolvimento de aplicações corporativas Web Estende a linguagem Java através de padrões simples e unificados para aplicações distribuídas através de um modelo baseado em componentes. Basicamente mesma linguagem Java Padrão mas com alguns novos componentes.

20 Por que usar J2EE? Por ser uma extensão do Java, possui todas suas características. Pode-se usar praticamente qualquer recurso disponível na versão padrão do Java. É mais fácil aprender programar J2EE para quem já sabe programar Java. A própria linguagem induz uma programação por camadas usando o modelo MVC. Possui uma boa performance para aplicações Web.

21 Vantagens da Ling. Java Linguagem Orientada a Objetos
Melhora a leitura, entendimento e promove o reuso do código. Linguagem Portável Qualquer hardware com a JVM instalada pode executar aplicações Java Linguagem com desalocação automática de memória Isto aumenta a produtividade e qualidade do código, e diminui os bugs e testes necessários para seu funcionamento.

22 Linguagem Portável

23 Desvantagens da Ling. Java
Linguagem Orientada a Objetos Custo para implementação do polimorfismo, semântica por referência, e tratamento de exceções. Linguagem Portável Perda de performance para interpretação. Linguagem com desalocação automática de memória Aumenta o consumo de memória, e diminui a performance do programa.

24 Características de Java
Devido as suas vantagens, a linguagem Java é considerada como muito bem elaborada. Devido as suas desvantagens, a performance de Java perde em relação linguagens como C e C++. Entretanto, considerando ambas vantagens e desvantagens, a linguagem Java é ótima para um servidor Web.

25 Servidor Web Java Orientação a Objetos e Desalação Automática de Memória Devido a complexidade dos projetos Web, estas características favorecem uma alta produtividade de implementação. Custo de Interpretação Praticamente todas linguagens e padrões Web são interpretadas (Php, Asp, Html, ...), então não existe perda de performance pela interpretação do Java Outras características de Java Como facilidade de Multithreading e Exceções.

26 Aplicação Web ? ? Cliente Servidor Visão Lógica Contr. Modelo SGBD
Interface ? ? Lógica Contr. Modelo SGBD

27 Javascript (jQuery) Vbscript
Cliente Web Navegador HTML CSS XML Visão Javascript (jQuery) Vbscript Contr.

28 Aplicação Web Cliente Servidor Serv. BD. Visão JVM Servlets Contr.
Navegador HTTP HTTP HTTP HTTP JVM Servlets Contr. SGBD Modelo

29 Servlets Em J2EE Servlets são classes que respondem a requisições HTTP. Servlets são subclasses da classe HttpServlet. Por serem classes java, e possuírem código, é possível gerar conteúdo dinâmica usando Servlets

30 Exemplo de Servlet

31 Visão no Servidor Da mesma forma que existe lógica no cliente, existe apresentação no servidor. Como separar a apresentação da lógica? Facilitar edição para mudança de layout Facilitar manutenção da interface Resposta: Java Server Pages (JSP)

32 Exemplo de JSP

33 ? Java no Servidor JVM Servidor JSP Visão JSP Servlet Contr. Modelo
SGBD

34 Modelo no Servidor No servidor existem dois tipos de componentes do Modelo DAOs (Database Access Object) Java Beans (Classes de Entidade) Os DAOs são as únicas classes que podem acessar diretamente o SGBD Os JavaBeans encapsulam os dados vindos do SGBD em classes de entidade

35 Exemplo JavaBean

36 Exemplo DAO

37 Aplicação Web Cliente Servidor Serv. BD. Visão JSP Servlets Contr. JB
JVM Visão JSP HTTP Navegador Servlets Contr. SGBD JB DAO Modelo

38 Módulos e Distribuição
Arquivos Java Arquivos java de uma mesma aplicação são normalmente agrupados e distribuídos em um arquivo JAR (Java ARchive) Arquivos J2EE No J2EE este arquivo é chamado WAR (Web Application Archive)

39 Performance Performance de Java para Web é equivalente a CGI C++ (programa C++ Web executado no servidor) Benchmarks de Java vs .NET são controversos. Deixando favoritismos de lado, ambos possuem uma performance equivalente. Perde apenas para PHP e CGI C.


Carregar ppt "Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google