A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SETOR AGROALIMENTAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SETOR AGROALIMENTAR."— Transcrição da apresentação:

1 SETOR AGROALIMENTAR

2 ESPECIFICIDADE DO SETOR
Produção local, vinculada a condições climáticas, biológicas e socioculturais específicas X Distribuição e consumo globais Produção de alimentos para mercado global (em que nunca há escassez) exige alto investimento de capital e concede muito poder para produtroes de alimentos transnacionais e grandes varejistas Provoca também distúrbios ambientais: Exploração excessiva dos ecossistemas Aplicação de fertilizantes químicos Aplicação de inseticidas químicos Manipulação genética Transporte de alimentos de alto valor por vastas distâncias Tudo isso torna o setor muito sensível, central em disputas na OMC e outras organizações internacionais. Cultura/ética: Segurança dos alimentos (mal da vaca louca, gripe aviária, aftosa) e transgênicos afetam questões comerciais

3 CIRCUITOS DE PRODUÇÃO São muito diversificados, dependem do produto (não é como em automóveis ou semicondutores, em que o circuito é homogêneo para todo do setor) Integrados: permite quase um sistema just in time, com controle sobre qualidade do produto e segurança do alimento (produção de frango nos EUA) Alternativos: agricultura orgânica, comércio justo: “redistribuem o valor através da rede contra a lógica da produção de commodities em massa, recuperam a confiança entre produtores e consumidores de alimento e articulam novas formas de associação política e controle de mercado”. são muito diversificados, dependem do produto (não é como em automóveis ou semicondutores, em que o circuito é homogêneo para todo do setor) Alguns setores, como a produção de frangos nos EUA, são altamente integrados: permite quase um sistema just in time, com controle sobre qualidade do produto e segurança do alimento Em outros, há circuitos alternativos: agricultura orgânica, comércio justo: “redistribuem o valor através da rede contra a lógica da produção de commodities em massa, recuperam a confiança entre produtores e consumidores de alimento e articulam novas formas de associação política e controle de mercado”.

4 PROCESSOS DE PRODUÇÃO Processos de produção especializada e padronizada respondendo a padrões econômicos de eficiência e competitividade Processos de produção especializada e localizada tentando negociar com base em qualidades ambientais, nutritivas e de saúde

5 TENDÊNCIAS Globalmente: crescem produtores do Hemisfério Sul, que baseiam sua vantagem no clima (estações alternadas em relação ao Norte): imensos fluxos de longa distância. Regionalmente: áreas de produção mais exótica dentro dos principais mercados da América do Norte, Europa e Leste Asiático leva a fortes fluxos de comércio intraregionais de alimentos de alto valor. Localmente: interesse cada vez maior em redes de alimentos alternativos gera movimentos mais curtos segmentos de alto valor da produção e comércio agrícola: frangos, frutas e vegetais frescos e café Globalmente: crescem produtores do Hemisfério Sul, que baseiam sua vantagem no clima (estações alternadas em relação ao Norte): imensos fluxos de longa distância. Regionalmente: áreas de produção mais exótica dentro dos principais mercados da América do Norte, Europa e Leste Asiático leva a fortes fluxos de comércio intrarreginais de climentos de alto valor.

6 TENDÊNCIAS Espaços especializados de produção
Opções e resistência do consumidor Mudanças tecnológicas na produção alimentar Regulamentação da produção de alimentos agrícolas Concentração e consolidação

7 ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS
Domínio de poucas empresas transnacionais Metade do mercado de semente é controlado por 10 empresas Mercado de pesticida é controlados por 10 empresas (1/5 do mercado) 1/4 do mercado alimentos embalados é controlado por 10 empresas 1/4 do mercado de alimentos é controlado por 10 empresas

8 CONCLUSÃO Grande transformação do setor nas últimas décadas – ex.: alimentos de alto valor nutritivo Desenvolvimento de importantes complexos de produção territorial e circuitos de produção - complexa interação entre grandes produtores, varejistas, Estados e grupos de consumidores Produção e distribuição de agroalimentos se tornaram cada vez mais industrializados em termos de tecnologia de produção e distribuição Pressão do consumidor está crescendo Setores com alta regulamentação estatal, além de subsídios e protecionismo Setores dominados pelas grandes empresas transnacionais, produtores e varejistas Geografias da produção, distribuição e consumo de produtos agrícolas se transformaram muito ao longo de poucas décadas Isso se verifica principalmente em alimentos de alto valor nutritivo Desenvolveram-se importantes complexos de produção territorial na produção de alimentos agrícolas nos países desenvolvidos e também nos países recém-agriculturializados Para respaldar esses desenvolvimentos, existe uma complexa interação entre grandes produtores, varejistas, Estados e grupos de consumidores Produção e distribuição de agroalmentos se tornaram cada vez mais industrializadas em termos de tecnologia de produção de alimentos e de como e onde essa produção e distribuição são organizadas Foram desenvolvidos circuitos de produção cada vez mais complexos, nos quais o grau de integração implementada pelos grandes produtores e compradores se aprofundou muito Setores agroalimentares são atividades contestadas por questões éticas, de segurança e ambientais Pressão de consumidores estão crescendo São setores com alta regulamentação estatal, além de subsídios e protecionismo São setores dominados pelas grandes empresas transnacinais, produtores e varegistas


Carregar ppt "SETOR AGROALIMENTAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google