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Instalação e Montagem - IM

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Apresentação em tema: "Instalação e Montagem - IM"— Transcrição da apresentação:

1 Instalação e Montagem - IM
Modalidade que visa amparar Acidentes ocorridos durante a fase de Instalação e Montagem de máquinas, equipamentos, estruturas metálicas e outros bens, podendo amparar ou não a fase de testes. Algumas obras seguráveis: Caldeiras; Compressores; Turbinas; Geradores; Linhas de Transmissão; Obras Civis necessárias à instalação e montagem de máquinas e equipamentos, tais como: fundações e pequenos abrigos, estarão cobertos no seguro de Instalação e Montagem, desde que o valor dessas obras, inclusive mão-de-obra, seja inferior a 25% da Importância Segurada Total

2 Conceitos Básicos Objeto do Seguro:
É própria Instalação e Montagem das máquinas e equipamentos, devendo ser feita a descrição detalhada dos serviços a serem executados durante a obra. Segurado: Empreiteiro ou dono da obra. Todos os empreiteiros e subempreiteiros que participam da obra são considerados em conjunto como segurados, portanto não existe qualquer ação de sub-rogação de direitos. Pode ser contratado por qualquer pessoa interessada na obra: Fabricantes ou fornecedores de máquinas ou fábricas, caso realizem o trabalho de montagem ou sejam por ele responsáveis As firmas encarregadas do trabalho de montagem O comprador da máquina ou fábrica a ser montada.

3 Bens Seguráveis – IM Máquinas e Instalações Mecânicas, aparelhos, estruturas metálicas de qualquer tipo, instalações industriais completas ou máquinas destacadas. Tubulações e linhas aéreas de transmissão de energia elétrica, incluindo todos os trabalhos necessários a montagem. Máquinas usadas (excluído testes) Equipamentos de apoio: Guindastes, mastros, treliças, compressores de ar, etc., mediante fixação de verba própria e consequente cobrança de prêmio adicional.

4 Bens Não Seguráveis Projetos, plantas, modelos, moldes, dinheiro, cheques, livros comerciais, títulos, ações ou quaisquer outros documentos que representem valores, escrituras, contratos. Motivo: por não fazer parte do escopo da obra e não estarem ligados diretamente à obra. Vagões, locomotivas, aeronaves, navios, embarcações, automóveis, caminhões, quaisquer outros veículos licenciados para uso em estradas ou vias públicas. Motivo: por já existirem ramos específicos de cobertura. Equipamentos Móveis ou Fixos, bem como ferramentas e instrumentos empregados na obra, tais como: gruas, betoneiras, guindastes, tratores, marteletes, furadeiras e etc. Motivo: Não estão incorporados na obra, porém podem ser segurados mediante cláusula específica. Refratários, durante o período de testes

5 Riscos Cobertos Danos da Natureza ou de Força Maior:
Ventos, tempestade, furacão, maremotos e inundações por ressaca do mar. Alagamento e inundação. Raio. Danos Causados à Obra: Erros durante a montagem Todos os outros acidentes fortuitos, como: queda de objetos, qubra de equipamentos incorporados à montagem ou danos nas máquinas em consequência de desmoronamento de partes do edifícios Danos causados pelo homem: Imperícia, negligência, imprudência, sabotagem, falta de experiência e atos maliciosos Danos Elétricos e Incêndio e Explosão

6 Principais Riscos Excluídos
Danos causados direta ou indiretamente por ações militares ou operações similares, guerra civil, etc Danos causados direta ou indiretamente por reações nucleares, radiações ou contaminação radioativa Perda ou dano decorrente de erro de projeto, defeito de material, defeito de fabricação ou de fundição defeituosa Perda ou danos devido a ação proposital ou negligência do segurado ou de seus representantes

7 Principais Riscos Excluídos
Perdas pelo não atendimento contratual ou multas, bem como reclamações de penalidades, perdas devido à demoras, falta de desempenho, perda e contrato Perdas e danos devido a greve e tumultos Danos consequentes de uso ou desgaste, corrosão, oxidação (danos diretos) Deterioração gradativa consequente de falta de uso ou verificada em condições atmosféricas normais (danos diretos) (porém os sinistros consequentes de tais danos estão cobertos – Danos Indiretos)

8 ALOP - ( Perda de Lucro Esperado)
PRAZO DE VIGÊNCIA Plurianual, compreende o prazo integral da Obra Vigência Transporte Vigência Riscos de Engenharia (OCC & IM) Vigência Operacional (a) Incêndio (b) Quebra de Máq. (c) Lucros Cessantes ALOP - ( Perda de Lucro Esperado) OCC & IM - (Danos Materiais) Transporte Armazenagem Construção/Montagem Testes Manutenção PAC Início (descarga) Aceitação Definitiva

9 Prazo de Vigência Modalidade – IM – Tipo Não Renovável
Início do Seguro Após a descarga dos bens segurados no canteiro de obras, desde que haja o aceite pela seguradora. Fim do Seguro Tenha sido aceito, mesmo que provisoriamente. Seja colocado em uso ou operação, ainda que em apoio a obra. Tenha sido efetuado a transferência de propriedade. Tenha terminada a responsabilidade do segurado. Seja retirado do canteiro de obras. Prorrogações São permitidas mediante esclarecimentos que justifiquem o atraso na obra + percentual da obra realizada e apresentação do novo cronograma e devida cobrança de prêmio adicional.

10 Valor em Risco = Valor Contratual
Importância Segurada VR = Importância Segurada = Valor Contratual: É o valor integral dos bens segurados, concluídas as instalações ou obras civis, incluindo: Valor do Material a ser instalado Obras civis (caso houver) Materiais e equipamentos. Impostos e taxas. Mão de obra. Frete, despesas aduaneiras . Custo de montagem. Demais ítens fornecidos pelo proprietário. Os valores devem estar separados (OCC e IM) Valor em Risco = Valor Contratual

11 Importância Segurada Seguro a Risco Total
O Seguro de Riscos de Engenharia, modalidade IM Instalação e Montagem é a Risco Total, portanto sujeito à aplicação da Cláusula de Rateio. Dessa forma, assim que houver qualquer alteração, mesmo que parcial, do valor dos bens segurados durante a vigência da apólice, o Segurado deve solicitar o ajuste da Importância Segurada. Deve-se ficar atento aos materiais empregados na obra, pois podem ter variação com relação ao dólar.

12 Taxação Taxa A taxa (%) do risco é determinada através da ANÁLISE DO PROJETO, conjugado com o trabalho de subscrição do RISCO no mercado nacional e internacional, considerando as informações apresentadas pelo proprietário e pelas construtoras envolvidas para a execução do projeto Custo do Seguro É obtido através do produto entre o índice da taxa de risco e o VR total do projeto. FATORES QUE INFLUENCIAM NO PRÊMIO . Informações detalhadas sobre o projeto, tais como: Características da Obra, Nº de meses de execução, etc... . Valor em Risco do projeto (VR) . Experiência da Construtora e dos Fornecedores . Coberturas Adicionais contratadas . Condições do Mercado Nacional e Internacional . Capacidade de Resseguro

13 Taxação Informações Necessárias para Cotação:
Ficha de informações ou Questionário, onde constam detalhes sobre o projeto, tais como: Características da Obra, Nº de meses de execução, quantidade de pavimentos e etc... Valor em Risco do projeto (VR) Contrato de execução da obra Cronograma físico e financeiro Plantas e cortes

14 Taxação Conhecimentos Técnicos e experiência de todos s envolvidos na obra. Métodos e materiais de construção previstos Disponibilidade dos equipamentos e máquinas correspondentes. Experiência da Construtora e dos Fornecedores Coberturas Adicionais contratadas Capacidade de Resseguro

15 Franquias As franquias são definidas pela Seguradora de acordo com a análise das informações fornecidas para a cotação e são divididas em: Danos da Natureza Demais Eventos Testes As franquias constantes da Tarifa são mínimas e possuem relação com a Importância Segurada, portanto sempre que houver aumento na IS, as franquias deverão ser atualizadas.

16 Indenização IS Indenização = -------------------- x Prejuízo
Valor em Risco (Prejuízo – Franquia – Salvados)

17 OCC / IM Aplica-se em empreendimentos que envolvam, simultaneamente serviços de obras civis + instalação e montagem, onde cada serviço isoladamente represente mais que 25% do total do empreendimento. As 2 modalidades em conjunto mantém as mesmas particularidades de cada uma, como se estivessem sendo contratadas isoladamente. Ex.: Construção de uma fábrica com parte civil + instalação de máquinas e equipamentos.

18 Resumo da Cobertura Básica
Riscos Danos Diretos Danos Indiretos Erro de Projeto Excluído Riscos do Fabricante IM – Excluído OCC – Coberto Defeito de fabricação (IM) Erro de Execução (OCC) Coberto Erro de Montagem (IM) Demais Riscos Não Excluídos


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