A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUSTEIO POR PROCESSOS. Profa. Leonice Oliveira Sistemas de Acumulação de Custos Consistem na forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUSTEIO POR PROCESSOS. Profa. Leonice Oliveira Sistemas de Acumulação de Custos Consistem na forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos."— Transcrição da apresentação:

1 CUSTEIO POR PROCESSOS

2 Profa. Leonice Oliveira Sistemas de Acumulação de Custos Consistem na forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos Consistem na forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos Referem-se aos mecanismos utilizados nas sucessivas transferências de valores aos produtos Referem-se aos mecanismos utilizados nas sucessivas transferências de valores aos produtos Sistemas básicos: Sistemas básicos: –Custeio por Processos - homogeneidade –Custeio por Ordem de Produção - encomenda

3 Profa. Leonice Oliveira Por Ordem x Por Processo

4 Profa. Leonice Oliveira Por Ordem x Por Processo

5 Profa. Leonice Oliveira Custos por Processo Os custos são inicialmente classificados por tipo de gasto (natureza contábil) e depois compilados por processos específicos. Posteriormente, todos os custos são distribuídos às unidades produzidas, por meio dos processos específicos. Os custos são inicialmente classificados por tipo de gasto (natureza contábil) e depois compilados por processos específicos. Posteriormente, todos os custos são distribuídos às unidades produzidas, por meio dos processos específicos. Deve procurar refletir todo o processo físico da produção, criando centros de custos. Os números são posteriormente transferidos de um centro para o seguinte, do mesmo modo como a produção transfere o produto fisicamente para outra fase. Deve procurar refletir todo o processo físico da produção, criando centros de custos. Os números são posteriormente transferidos de um centro para o seguinte, do mesmo modo como a produção transfere o produto fisicamente para outra fase. O estoque de produtos em processo é igual a soma dos vários processos produtivos. O estoque de produtos em processo é igual a soma dos vários processos produtivos.

6 Profa. Leonice Oliveira Produção Equivalente No controle de custos por processos, uma tarefa rotineira consiste na avaliação dos estoques dos produtos que continuam em processo, já tendo sido parcialmente manufaturada e recebida parte dos gastos associados a materiais diretos, mão-de- obra direta ou custos indiretos de fabricação. No controle de custos por processos, uma tarefa rotineira consiste na avaliação dos estoques dos produtos que continuam em processo, já tendo sido parcialmente manufaturada e recebida parte dos gastos associados a materiais diretos, mão-de- obra direta ou custos indiretos de fabricação.

7 Profa. Leonice Oliveira Produção Equivalente Nessas situações, torna-se necessário estimar o percentual de completude dos itens em processo e, com base nesse percentual, pode-se determinar a produção equivalente. Nessas situações, torna-se necessário estimar o percentual de completude dos itens em processo e, com base nesse percentual, pode-se determinar a produção equivalente.

8 Profa. Leonice Oliveira Exemplo 1 No início de maio/2001, os estoques iniciais de produtos em processo e produtos elaborados da Fábrica X eram nulos. Neste mês, o setor de produção incorporou no processo produtivo $50.000,00 em materiais, $60.000,00 com MOD e $80.000,00 em CIFs. Ao longo do mês foram completadas e transferidas para o estoque de produtos acabados unidades. Permaneceram em produção unidades, completadas em cerca de 50% no que tange ao emprego de todos os custos. Estime o custo de cada produto fabricado e o valor dos estoques ao final do mês. No início de maio/2001, os estoques iniciais de produtos em processo e produtos elaborados da Fábrica X eram nulos. Neste mês, o setor de produção incorporou no processo produtivo $50.000,00 em materiais, $60.000,00 com MOD e $80.000,00 em CIFs. Ao longo do mês foram completadas e transferidas para o estoque de produtos acabados unidades. Permaneceram em produção unidades, completadas em cerca de 50% no que tange ao emprego de todos os custos. Estime o custo de cada produto fabricado e o valor dos estoques ao final do mês.

9 Profa. Leonice Oliveira Produção Equivalente Quando os estágios de elaboração dos produtos em processo diferem quanto à utilização dos insumos, isto é, quando os percentuais de utilização de materiais diretos, MOD e CIF são diferentes, a ponderação e o cálculo da produção equivalente devem ser feitos individualmente para cada insumo. Quando os estágios de elaboração dos produtos em processo diferem quanto à utilização dos insumos, isto é, quando os percentuais de utilização de materiais diretos, MOD e CIF são diferentes, a ponderação e o cálculo da produção equivalente devem ser feitos individualmente para cada insumo.

10 Profa. Leonice Oliveira Exemplo 2 Se, no exemplo anterior, a produção em andamento das unidades estivessem completas em cerca de 80% do uso de materiais diretos, 40% em relação ao emprego de MOD e 60% em relação aos CIFs, qual seria os valores dos estoques? Se, no exemplo anterior, a produção em andamento das unidades estivessem completas em cerca de 80% do uso de materiais diretos, 40% em relação ao emprego de MOD e 60% em relação aos CIFs, qual seria os valores dos estoques?


Carregar ppt "CUSTEIO POR PROCESSOS. Profa. Leonice Oliveira Sistemas de Acumulação de Custos Consistem na forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google