A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela"— Transcrição da apresentação:

1 Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
Mamíferos Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela

2 Introdução Os mamíferos são geralmente encontrados em todas partes do planeta como: florestas, montanhas, regiões polares, desertos e ambientes aquáticos. O que contribuí com a diversidade é o fato de eles locomoverem de diversas maneiras. Eles também ajudam o ser humano como: alimento, realização de trabalho, e ainda aqueles que fazem companhia e que os protege.

3 Características Gerais
A classe dos mamíferos é composta por um grande numero de espécies(aproximadamente 4.000). A maioria é terrestre como cavalos e cães mas apenas um mamífero voa que é o morcego. O tamanho é variado, o que é bastante perceptível. Um mamífero pode ser definido como um animal cuja fêmea possui glândulas mamárias. Essas glândulas terminam em tetas ,cujo o número varia conforme a espécie. Em todas as espécies o leite é o primeiro alimento do animal.

4

5 1º dia Temperatura do Corpo
A temperatura gira em torno de 37ºC .São animais que tem capacidade de manter a temperatura constante.São chamadas de homeotérmicos.

6 4º dia Sistema Respiratório
A respiração é pulmonar, a entrada de ar é a inspiração e a saída é a expiração. O caminho do ar é bastante longo ele entra através das fossas nasais, percorre a faringe e a laringe, a traquéia alcança os brônquios e finalmente, chega ao alvéolos onde ocorre a troca de gasosa.

7 4º dia Sistema Circulatório
A circulação de todos os mamíferos é fechada dupla e completa. Fechada porque o sangue circula totalmente dentro dos vasos sanguíneos . Dupla porque o sangue passa duas vezes pelo coração, uma na forma de sangue venoso (rico em gás carbônico) e outra na forma de sangue arterial (rico em gás oxigênio). Completa porque os mamíferos apresentam o coração dividido em 4 cavidades, e o sangue venoso não se mistura com o arterial.

8 2º dia Sistema Digestório
O sistema digestório é completo, pois apresenta boca e ânus. É constituído pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Este tubo apresenta cavidades diferentes e é formado pela boca, pelo esôfago, pelo estômago, pelo intestino delgado, pelo intestino grosso e pelo ânus. As glândula anexas são as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas que auxiliam o processo de digestão.

9 2º dia Sistema Excretor São ureotélico, ou seja, excretam principalmente através da uréia dos rins metonefros, os uretes desembocam na bexiga urinaria da qual a ureta que conduz os produtos de excreção ao exterior em geral por uma abertura independente do aparelho digestivo.

10 3º dia Sistema Nervoso O SNC é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, O encéfalo é bom desenvolvido e possui dois hemisférios subdivididos em bolos. O sistema nervoso periférico apresenta doze pares de nervos cranianos e nervos radiquianos que saem da medula espinhal.

11 Os órgãos do sentido e o cérebro
Alguns mamíferos apresentam sentidos mais desenvolvidos do que outros. O morcego, tem uma ótima audição; a onça tem olfato apurado e o gato tem excelente visão. A informação táctil provém não só da superfície do corpo, mas também de bigodes. Na língua localizam-se receptores de gosto em papilas especializadas. Os mamíferos são considerados animais inteligentes, embora a inteligência seja difícil de definir.

12 2º dia Sistema Urinário Nos mamíferos a excreção é composta por um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Quando o sangue passa pelo rim, é filtrado e dele são retirados água, sais minerais e excretas, como a uréia. A urina produzida nos rins pelos ureteres e chega á bexiga urinária, no qual será temporariamente armazenada e depois eliminada pela uretra.

13 Sistema Hormonal ou endócrino
O sistema hormonal colabora com o sistema nervoso no controle de todas as funções que o organismo desempenha. Essas substâncias percorrem todas as regiões do corpo, mas sua ação ocorre apenas em algumas delas. O pâncreas, além de produzir substâncias que participam da digestão, segrega hormônios, sendo a insulina o mais conhecido. A insulina é o hormônio responsável pelo controle de metabolismo de açúcar no sangue.

14 5º dia Reprodução Os mamíferos são dióicos, ou seja, apresentam sexos separados. A reprodução é sexuada, com a fecundação e o desenvolvimento embrionário ocorrendo dentro do organismo feminino. A maioria dos mamíferos apresentam a placenta, um anexo embrionário pelo qual o embrião recebe nutrientes e gás oxigênio e elimina excretas e gás carbônico.

15 1º dia Pele Os mamíferos são animais de sangue quente, isso requer então algum tipo de isolação térmica que é oferecida pela pele, tecido gorduroso e, principalmente pêlos. Mamíferos possuem pêlos e glândulas na pele. Já as glândulas produzem substâncias importantes para o organismo: -Glândulas sudoríparas (eliminada pelo suor) -Glândulas sebáceas (produzem uma secreção) -Glândulas mamárias (produzem leite materno)


Carregar ppt "Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google