A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS"— Transcrição da apresentação:

1 SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS

2

3 Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas, ainda que todas importantes.
Celebra-se, em primeiro lugar, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: -somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu “sim” ao projecto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.

4 Celebra-se, em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. Celebra-se, finalmente, o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama, que em cada dia nos cumula da sua bênção e nos oferece a vida em plenitude.

5 As leituras que hoje nos são propostas exploram, portanto, estas diversas coordenadas. Elas evocam esta multiplicidade de temas e de celebrações.

6 Na primeira leitura, (Nm 6,22-27): “sublinha-se a dimensão da presença contínua de Deus na nossa caminhada e recorda-se que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude. “O Senhor te abençõe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!

7 Na segunda leitura, (Gl 4,4-7): O a liturgia evoca, outra vez, o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus “filhos”. É nessa situação privilegiada de “filhos” livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-lhe “abbá” (“papá”).

8 .Evangelho (Lc 2,16-21): Foi-lhe dado o nome de Jesus As promessas de Deus haviam sido feitas a pastores tais como Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, Davi e outros. Por isso os anjos anunciam o cumprimento dessas promessas aos pastores nos arredores de Belém. O evangelho destaca o sinal da salvação: o recém-nascido está na manjedoura, lugar onde é posto o alimento.

9 Jesus, desde o início, vem ao mundo como alimento, e o lugar do reconhecimento do Salvador dá-se na eucaristia, fonte e ápice da vida cristã. Com a circuncisão, Jesus é inserido na comunidade judaica e na primeira aliança. Isso significa que Jesus não é um mito, mas participa em tudo da realidade histórica, é alguém inserido no mundo e sujeito às suas leis.

10 Deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo”
(v. 21). É o próprio Deus, e não os seres humanos, quem dá o nome Jesus (Salvador), e com isso o evangelho assegura que todas as promessas feitas a Israel agora foram realizadas, o tempo da espera pelo Messias terminou.

11 Hoje é quarta-feira, 12 de abril de 2017
Agora mesmo são 15:59 h. Hoje é dia de refletir sobre o grande mistério da...Solenidade da Santa Mãe de Deus... Desejo a todos um ano novo com esperanças renovadas, boas realizações, que reine entre as famílias, entre as pessoas, o amor,  a alegria, a paz, e a concórdia. Que vivamos todos nas graças de Deus, sempre sob a proteção de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Marineves

12

13 FONTES CONSULTASAS: BibliaSagrada: Edição Pastoral reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/ jmvalferrarede.blogspot.com/

14 Marineves Jesus de Lima


Carregar ppt "SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google