A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA COGNITIVA PERCEPÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA COGNITIVA PERCEPÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA COGNITIVA PERCEPÇÃO

2 Psicologia Cognitiva Consiste no estudo de processos psicológicos envolvidos na busca de um sentido para o ambiente e processos de decisão da ação apropriada. Historicamente adota-se a abordagem de processamento de informação.

3 Processamento de Informação
Estimulo (problema ou tarefa) Causa da ocorrência do processo cognitivo Atenção Percepção Processo de Pensamento Decisão Resposta ou Ação

4 Principais Processos de Percepção
Iremos tratar da percepção visual. Sistema visual Formas básicas em que a percepção visual é organizada. Escher

5 Sistema Visual Grande parte do cortex é dedicada à visão. Razões:
A visão é um dos sentidos mais importantes. O sistema visual realiza atividades de processamento complexo

6 Sistema Visual As ondas de luz de objetos passam através da córnea transparente na parte frontal do olho

7 Sistema Visual e prossegue para a íris, que está logo atrás da córnea, esta dá ao olho a sua cor característica.

8 Sistema Visual A quantidade de luz que entra no olho é determinada pela pupila, que é uma abertura na íris. a pupila tornar-se menor quando a iluminação é muito brilhante, e maior quando há relativamente pouca luz.

9 Sistema Visual A lente foca a luz sobre a retina.
Cada lente ajusta sua forma mediante um processo de acomodação para trazer o foco das imagens para a retina.

10 Sistema Visual A retina é em si complexa.
É constituída por cinco camadas diferentes de células.

11 Sistema Visual Células Receptores Células Bipolares
Células Horizontais Células Amácrinas Células Ganglionares

12 Sistema Visual A luz da lente passa através de todas as camadas de células até que ele atinja as células receptoras na parte traseira, em seguida a mensagem neural volta através das camadas.

13 Sistema Visual Impulsos da retina saem do olho através do nervo óptico, que está em frente da retina.

14 Por que temos dois olhos?
Produz disparidade binocular, o que significa que a imagem de um objeto qualquer é ligeiramente diferente nas duas retinas.

15 Por que temos dois olhos?
Disparidade binocular fornece informações úteis para se construir um mundo tridimensional a partir de imagens bidimensionais da retina.

16 Organização da Percepção
Nossa inteligência pode ser caracterizada pela nossa capacidade de identificar padrões. Sistema Visual é o mecanismo de reconhecimento de padrões mais sofisticado.

17 Organização da Percepção
Objetivo primário do design de representações visuais é mapear dados numa forma visual compatível com as nossas capacidades perceptivas.

18 Psicologia Gestaltica
Estuda a organização perceptiva. Seu princípio fundamental da organização da percepção era a lei de Prägnanz: “Das várias organizações geometricamente possíveis a que um vai realmente perceber é a que possui a melhor forma, a mais simples e a mais estável".

19 Gestalt Conjunto de leis de percepção de padrões Proximidade
Similaridade Boa Continuidade Fecho Simetria Destino Comum

20 Proximidade as entidades visuais que estão próximas umas das outras são percebidas como um grupo ou unidade

21 Similaridade objetos semelhantes são percebidos como um grupo.

22 Boa Continuidade

23 Fecho a mente tende a fechar contornos para completar figuras regulares

24 Simetria onde objetos simétricos são mais prontamente percebidos do que objetos assimétricos

25 Destino Comum onde objetos com a mesma direção de movimento são percebidos como um grupo

26 Ainda... A escola gestátilca enfatizou a importância da organização da figura-fundo...

27 Figura - Fundo Um objeto ou parte do campo visual é identificado como a figura, enquanto que o resto do campo visual é de menor importância, é o fundo. A figura tem forma distinta, o fundo não tem forma. A figura é percebida como estando na frente do fundo. O contorno pertencente a figura.

28 Adições à Gestalt - Ware
Região Comum Conectividade

29 Região Comum objetos dentro de uma região espacial confinada são percebidos como um grupo

30 Conectividade objetos conectados por traços contínuos são percebidos como relacionados.

31 Leis em Conflito Quinlan e Wilton (1998)
Os elementos em uma tela são inicialmente agrupados com base na proximidade. Processos adicionais são usados quando os elementos que foram agrupados provisoriamente diferem em uma ou mais características.

32 Leis em Conflito Se existir diferenças dentro do grupo, mas similaridades entre os grupos o agrupamento é baseado na proximidade e similaridade. Se existir diferenças dentro do grupo e entre os grupos então a proximidade é ignorada e o agrupamento geralmente é baseado na cor.

33 Percepção Visual Depende da informação que é apresentada para a retina do olho. Envolve: processamento botton-up que é impulsionado pelo estímulo. conhecimento e expectativas do observador - top-down.

34 Percepção Visual Abordagem Construtivista: enfatiza o papel do processamento top-down na percepção visual. Abordagem Direta enfatizam o processamento bottom-up e a riqueza das informações contidas dentro do estímulo.

35 Pac Man

36 Ilusões Visuais 4 categorias principais:
Ilusões baseadas em sinais psicológicos (contraste simultâneo) Ilusões baseadas no conhecimento top-down (face e taça) Ilusões baseadas em entradas físicas (uma vara reta, metade colocada em água aparece dobrada) Ilusões baseadas em regras da organização, como as leis da Gestalt

37 Ilusões Regras derivadas da percepção de objetos tridimensionais são aplicadas inadequadamente a percepção de figuras bidimensionais.

38 Ilusão de Ponzo

39 Ilusão de Müleer-Lyer

40 Ilusão de Ebbinghaus

41 Percepção da Cor Estudos sobre a percepção de cores e luminância resultaram em diversas diretrizes de design que podem ser utilizadas no projeto de interfaces com usuário.

42 Percepção da Cor Com relação à percepção de luminância, que, grosso modo, é a nossa capacidade de perceber padrões de tons de cinza, aprendemos que o contraste ideal para texto deve respeitar uma razão de 10:1 entre claro e escuro. Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

43 Percepção da Cor Azul Laranja Preto Amarelo Vermelho

44 Percepção da Cor Linguagem e cores estão em partes diferentes do cerebro. Isto cria um conflito quando se tenta comunicar o que se vê.

45

46

47

48

49

50

51

52 4 Princípios Básicos do Design
Contraste Repetição Alinhamento Proximidade

53 4 Princípios Básicos do Design
Alinhamento: os itens são alinhados um com os outros. Regra: Escolha um alinhamento e utilize este por toda a página.

54 Alinhamento Horizontal
Botão Algum Texto Texto Sem Texto Botão Algum Texto Texto Sem Texto A digitação está em uma linha invisivel chamada “baseline”. Alinhando todo o texto na mesma baseline, a tira de links parece mais limpa e organizada.Na maioria dos softwares de autoria da web, há um botão para alinhamento de baseline, normalmente nas especificações de tabela.

55 4 Princípios Básicos do Design
Proximidade: Itens que estão próximos parecem estar relacionados. Regra: Itens que pertencem a um mesmo grupo devem ficar juntos.

56 Proximidade Titulo 1 Titulo 1 Cabeçalho 1 Cabeçalho 1
Bla bla bla bla bla bla bla bla Blaa bla bla bla bla bla Titulo 1 Cabeçalho 1 Bla bla bla bla bla bla bla bla Blaa bla bla bla bla bla

57 Proximidade Artista Desconhecido Arte no Espaço Galeria do Word
Conte quantas vezes seus olhos tiveram que pular de um elemento para o outro na página. Quando os elementos estão separados por espaços, tornam se visualmente desconectados uns dos outros. Essa é uma das razões pelas quais você não deve NUNCA pressionar dois Returns entre paragráfos – isso cria muita separação entre itens que se pertencem.

58 Proximidade Artista Desconhecido Arte no Espaço Galeria do Word
Quando itens que se pertencem são agrupados mais próximos, as informações são muito mais organizadas e mais fáceis de ler. Os espaços visuais criam uma hierarquia de informações. Os grupos individuais de informações ainda estão separados por espaço, mas o espaço está organizado e tem um propósito – não é um espaço aleatório que está separando elementos que devem ficar juntos.

59 4 Princípios Básicos do Design
Repetição: Elementos são repetidos em vários lugares e páginas. Regra: Repita elementos por todo o site para unificar as partes.

60 Repetição Em um site os botões de navegação são um elemento repetitivo. Cores, estilos ilustrações, formato, layout, tipografia se repetem para unificar o site inteiro.

61 4 Princípios Básicos do Design
Contraste: elementos são visualmente diferentes um do outro. Regra: se dois elementos não são iguais faça os bem diferentes.

62


Carregar ppt "PSICOLOGIA COGNITIVA PERCEPÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google