A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A passagem Império - República Fatores importantes: Modernização acelerada do país, sobretudo a partir de 1870 (> café e capitais liberados pela extinção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A passagem Império - República Fatores importantes: Modernização acelerada do país, sobretudo a partir de 1870 (> café e capitais liberados pela extinção."— Transcrição da apresentação:

1 A passagem Império - República Fatores importantes: Modernização acelerada do país, sobretudo a partir de 1870 (> café e capitais liberados pela extinção do tráfico de escravos) incompatibilidade com a centralização e funcionamento da estrutura imperial; Emergência de um poderoso grupo (fração de classe) que detinha muito poder econômico e pouco poder político = cafeicultores do oeste paulista.

2 Outros grupos descontentes: Militares, que não receberam o que achavam que deviam receber do imperador após a Guerra do Paraguai; Proprietários rurais, que não foram indenizados quando da abolição. Imprensa tem papel de destaque, sobretudo na crítica ao Imperador e no desgaste de sua imagem pública.

3 Manifesto de 1870; 53 assinaturas = advogados (14), jornalistas (10), médicos (9), negociantes (8), engenheiros (5), professores (2), funcionários públicos (3), fazendeiro (1), capitalista (1), na maioria ligados à propriedade rural. Partido Republicano Paulista (PRP), abraçando idéias republicanas, mas subscrevendo a escravidão (integrado por membros das oligarquias rurais) Expansão do republicanismo: auxiliada por Clubes Republicanos e pela maçonaria (Gabinetes de leitura)

4 Eventos da queda do Império 11/06/1889 = Visconde de Ouro Preto, Chefe do novo Gabinete, propõe um amplo projeto de reformas, incorporando idéias e propostas republicanas. É o começo da República! Não. É a inutilização da República. Rejeitada por 79 votos a /11/1889 = recepção com pompa não habitual a oficiais chilenos (Baile da Ilha Fiscal)

5 Eventos da queda do Império 11/11/1889 = Marechal Deodoro da Fonseca, um dos oficiais de maior prestígio, remói mágoas de insatisfação contra o Visconde de ouro Preto (nomeação de desafetos e inimigos p/ a presidência do RS e MT). Vários republicanos (Francisco Glicério, Quintino Bocaiúva, Aristides Lobo, Benjamin Constant, Major Solon e Rui Barbosa) vêm a possibilidade de derrubar o regime e marcam o golpe para 20/11.

6 Eventos da queda do Império 11/11/1889 = o Marechal Deodoro da Fonseca ouve falar de sua prisão iminente, dirige-se ao Quartel General do Exército, hostiliza o Visconde de Ouro Preto e destitui o Gabinete. À tarde, um grupo de republicanos oficializa na Câmara o novo regime. No dia seguinte, o Brasil é informado a respeito.


Carregar ppt "A passagem Império - República Fatores importantes: Modernização acelerada do país, sobretudo a partir de 1870 (> café e capitais liberados pela extinção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google