A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURISMO EM BONITO/MS Elionete de Castro Garzoni Bonito, maio de 2004 Seminário sobre Alternativas de Desenvolvimento para Corumbá e Ladário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURISMO EM BONITO/MS Elionete de Castro Garzoni Bonito, maio de 2004 Seminário sobre Alternativas de Desenvolvimento para Corumbá e Ladário."— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO EM BONITO/MS Elionete de Castro Garzoni Bonito, maio de 2004 Seminário sobre Alternativas de Desenvolvimento para Corumbá e Ladário

2 DADOS DO MUNICÍPIO

3 BREVE HISTÓRICO º Curso de formação de Guias de Turismo especializados em Atrativos Naturais (EMBRATUR/ SENAC / SEBRAE-MS / UFMS / PMB / GOV-MS) 1993 – 1 os Hotéis destinados a turismo 1994 – Seminário Estratégico de Turismo com as lideranças (SEBRAE/MS) Lei 694/95: Proíbe uso de barcos a motor Lei 695/95: Cria o COMTUR e o FUTUR (associativismo) Lei 689/95: Cria obrigatoriedade de guia de turismo com formação específica local

4 COMTUR Composição: 4 representantes da PMB; 7 representantes da iniciativa privada; Presidência: Sempre da iniciativa privada Presidente da associação diferente do representante no COMTUR Reuniões: Semanais, com pauta antecipada FUTUR: Administrado com autonomia pelo COMTUR

5 INFRA-ESTRUTURA

6

7

8 ATIVIDADES

9 ATIVIDADES

10 ATIVIDADES

11 ATIVIDADES

12 ATIVIDADES

13 VISITAÇÃO

14 ÁGUAS DO MIRANDA (21) Excursionistas; Pesca extrativista; Pressão no rio Miranda; Grande fluxo nos meses de setembro e outubro; A partir do ano de 1999 começa a apresentar um declínio acentuado (diminuição da cota de pescado); Modalidade de turismo desarticulada do SISTUR da sede do município; Modalidade de turismo que se for melhor organizada pode figurar como um dos grandes atrativos de Bonito. Cyrino, José Luis P., 2003

15 ÁGUAS DO MIRANDA (21) Cyrino, José Luis P., 2003

16 PARA REFLETIR Fluxo de pessoas elevado na alta temporada (a estrutura existente pode suportar?); Balneários super lotados, prejudicando o atendimento ao turista; Forte pressão ao meio ambiente natural e construído; Preço dos atrativos e qualidade dos produtos/conservação ambiental; Ausência de capacidade estratégica para resultados de médio e longo prazos; pressão por turismo de massa (qualidade e preços baixos); Trade isolado, sem expressão associativista; Limitada capacidade empresarial e qualificação de mão de obra; Falta de continuidade e coordenação das ações públicas; Vagas em passeios e balneários em Bonito – pax/dia – n. leitos + de


Carregar ppt "TURISMO EM BONITO/MS Elionete de Castro Garzoni Bonito, maio de 2004 Seminário sobre Alternativas de Desenvolvimento para Corumbá e Ladário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google