A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Aula 5. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É uma descrição das funções cerebrais e mentais que diz respeito às emoções, é um apelo ao descobrir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Aula 5. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É uma descrição das funções cerebrais e mentais que diz respeito às emoções, é um apelo ao descobrir."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Aula 5

2 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É uma descrição das funções cerebrais e mentais que diz respeito às emoções, é um apelo ao descobrir e ao explorar. É A MENTE EMOCIONAL

3 MENTE EMOCIONAL Imagens; Poesias; Ideias; Lembranças; Emoções.

4 Mente emocional – um conjunto psíquico denominado mente emocional determinante para entender expressões humanas como: Personalidade; caráter; Temperamento; Condutas; decisões,e ideias.

5 INTUIÇÃO Noutros tempos decidir se os gerentes afirmassem que decidiram pela intuição, poderia ser reconhecido como uma decisão irresponsável.

6 Atualmente, pesquisas entre executivos revelam que, em sua maioria reconhecem que suas decisões estão fortemente influenciadas pela intuição.

7 Repentina queda de rendimento no trabalho? Problemas na vida particular do trabalhador? Trazer problemas pessoais à empresa?

8 As emoções transcendem e nos oferecem informações importantes sobre nós mesmos. Se prestamos atenção à informação que as emoções nos proporcionam, poderíamos mudas nossa conduta, rendimento e pensamento com o objetivo de modificar as situações ao nosso redor.

9 O ser humano se diferencia dos outros animais por ser racional Ao nos declararmos seres racionais, vivemos em uma cultura que desvaloriza as emoções.

10 As emoções cumprem um papel destacado no viver diário do homem, por isso deve-se estar consciente de que, manejar as emoções com inteligência e critério adequados, pode-se alcançar objetivos inimagináveis no trabalho.

11 A inteligência emocional aumenta à medida que aprendemos e exercitamos as capacidades que a compõe, tais como: Percepção reflexiva; O controle emocional; Motivação.

12 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO COMPORTAMENTO Cada campo das Ciências Sociais tem uma base filosófica de conceitos fundamentais que guia o seu desenvolvimento. Exemplo Na contabilidade, um conceito fundamental é que para cada débito existe um crédito.

13 O comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.

14 PRESUPOSTOS BÁSICOS DA NATUREZA HUMANA NATUREZA DAS PESSOAS Diferenças individuais A pessoa como um todo A conduta motivada (incentivos) O valor das pessoas (dignidade humana)

15 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS As pessoas têm muito em comum. Ex. se alteram ou se lamentam pela perda de um ente querido, mas cada pessoa do mundo é diferente.

16 As diferenças individuais significam que a gerencia de uma empresa conseguirá uma motivação mais notável entre os empregados tratando-os também de forma diferente.

17 As diferenças individuais exigem que a justiça e a retidão com os empregados sejam aplicadas individualmente e não de forma estatística. A crença de que cada pessoas é diferente das demais é conhecida como a lei das diferenças individuais

18 A PESSOA COMO UM TODO Mesmo que umas organizações desejassem utilizar somente a capacidade ou cérebro de uma pessoa, devem utilizar o ser humano por completo e não somente certas características em separado

19 Há diferentes traços humanos que podem ser estudados de forma individualizada, mas somente em última instância fazem parte de um sistema que constitui uma pessoa total.

20 A capacidade não existe separada do conhecimento. A vida do lar não pode se separar por completo da vida no trabalho. Condições emocionais não se desligam das condições físicas. AS PESSOAS ATUAM COMO SERES HUMANOS TOTAIS.

21 CONDUTA MOTIVADA A psicologia tem demonstrado que a conduta normal obedece a certas causas que se relaciona com as necessidades de uma pessoa. No caso das necessidades, as pessoas se veem motivadas não pelo que pensam que devem fazer ou ter, mas pelo que desejam.

22 GERÊNCIA COM DUAS FORMAS DE MOTIVAR AS PESSOAS: Ela pode lhes demonstrar a maneira como certas ações aumentam a satisfação de suas necessidades; Ou, pode ameaçá-las com uma redução do nível de satisfação.

23 A MOTIVAÇÃO É ESSENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES. Seja qual for a quantidade de máquinas e equipamentos que uma organização possua, esses elementos não poderiam ser utilizados sem que pessoas que se sintam motivadas os liguem e os façam funcionar.

24 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana) Esse conceito é diferente dos três anteriores, porque é mais uma filosofia ética que uma conclusão científica. O valor das pessoas deve ser tratado de forma diferente dos demais fatores da produção, porque são de uma ordem superior mais elevada do universo.

25 Reconhece que as pessoas são de uma ordem superior e, portanto, querem e devem ser tratadas com dignidade e respeito. O conceito da dignidade humana refuta a ideia antiga de utilizar os empregados como ferramentas econômicas.

26 A filosofia ética se reflete na consciência da humanidade e se corrobora pela experiência das pessoas de todas as épocas. Tem a ver com as consequências de nossos atos para com nós mesmos e para com os demais.

27 Reconhece que a vida tem um propósito e aceita integridade interna de cada indivíduo. Posto que o comportamento organizacional interessa-se pelas pessoas, a filosofia ética, de um jeito ou de outro, relaciona-se com os atos do indivíduo. As decisões humanas não podem nem devem ignorar os valores individuais.

28 Referência Soto, Eduardo. Comportamento Organizacional: o impacto das emoções. São Paulo, Cengage Learning, 2009.


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Aula 5. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É uma descrição das funções cerebrais e mentais que diz respeito às emoções, é um apelo ao descobrir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google